Vasco F.C. inaugura Acervo Presidencial e Sala de Troféus
Texto: Natália Tiezzi. Fotos: Leandro Manetta/Minha São José

Em marcante cerimônia promovida no salão social, na noite de sexta-feira, 10/10, o Vasco Futebol Clube inaugurou dois importantes espaços à história de quase 75 anos do cruzmaltino de Rio Pardo: o Acervo Presidencial e a Sala de Troféus.
O atual presidente, Alexandre Tosini, e o vice-presidente, Hélio Escudero, recepcionaram os convidados, principalmente ex-presidentes e seus familiares, além de jogadores e pessoas que contribuíram ao desenvolvimento do clube nos últimos anos.
Antes das inaugurações, um emocionante vídeo, contando um pouco da história do Vasco através dos olhares e vivências de alguns ex-presidentes e vascaínos apaixonados, foi exibido aos presentes.
Nele, fatos que marcaram a história do clube também foram evidenciados, a exemplo de sua fundação, em 1951, por Antônio Nasser Filho, períodos conturbados como na enchente de 1977, que devastou o campo, bem como as fases em que o clube se reergueu e se estabeleceu na cidade, sendo que atualmente é uma agremiação em constante evolução, graças ao comprometimento e empenho de muitos, de ontem e de hoje, que se dedicam ao Vasco.

INAUGURAÇÕES
Durante a cerimônia, os convidados conheceram o Acervo Presidencial, com quadros instalados de todos os ex-presidentes do clube, entre eles Antônio Nasser Filho, Antônio Blandino, Ambrósio Blandino, Antonio Rachid, Jorge Draib, Nassib Saliba, José Jorge, José Carlos Xavier, Dante Artese, João Batista Santurbano, Hélio Escudero, Silvio Xavier, José Baldassim Filho, José A. Medéia, Roque Machitte, Eliezer Gusmão, João C. Mantovani, Marco Trinca, Ronaldo Medéia e Alexandre Tosini.
Todos também prestigiaram a Sala de Troféus, que leva o nome de um dos maiores torcedores e apoiadores do Vasco, Antônio do Carmo Zuli.
Apaixonado pelo futebol, ele desempenhou, por longos anos, a função de técnico de seu clube do coração, sempre disposto dentro e fora das quatro linhas, para auxiliar o cruzmaltino de Rio Pardo. Inclusive muitos troféus expostos na Sala foram conquistados com o auxílio dele. Atualmente, não menos atuante, Zuli faz parte do Conselho Deliberativo, contribuindo com sua experiência para tornar o Vasco cada vez melhor a todos.


HOMENAGENS ESPECIAIS
A noite também foi de algumas homenagens para pessoas especiais, que fizeram e fazem parte da história do clube, sejam como apoiadores, torcedores, jogadores, sempre contribuindo ao seu êxito.
Neste ano, os homenageados foram o senhor Itamar Brancaleon, o senhor Paulo Sérgio Rodrigues, o popular Paulão da Rádio e a família Cambuim, cujo saudoso pai e três filhos, orgulhosamente, já vestiram a camisa do clube.
O senhor Itamar Brancaleon recebeu a homenagem, que foi entregue por Alexandre Tozini e por Hélio Escudero. Já Paulão foi homenageado recebendo a honraria de Alexandre Tosini e do diretor de Esportes, Leonardo Gazitto. E a família Cambuim foi agraciada recebendo a homenagem de Alexandre Tosini e do presidente do Conselho Deliberativo, Otávio Junqueira.
A noite foi selada com muitas boas histórias e lembranças, destacadas pelos ex-presidentes presentes, familiares e homenageados. Após, um jantar foi oferecido, com música ao vivo.






