Setor Oncologia SAVISA completa 5 anos: Humanização e excelência no tratamento de Alta Complexidade

Entrevistas e texto: Natália Tiezzi – Assessoria de Comunicação Santa Casa/SAVISA
No mês de Agosto, o Setor Oncologia SAVISA completou cinco anos de excelência no tratamento de Alta Complexidade aos beneficiários no município. Além do aporte tecnológico, incomum em cidades menores como é o caso de São José do Rio Pardo, um dos principais diferenciais é a humanização promovida equipe multidisciplinar aos pacientes.
E este grande sonho só foi possível devido ao empenho de muitas pessoas, entre elas e especialmente da gestora do SAVISA, Ana Paula Silva, além do Provedor e da Diretora da Santa Casa, senhor Edson Roberto Furlan e Jane Santurbano, respectivamente.
“Nosso objetivo era melhorar a qualidade de vida dos pacientes oncológicos beneficiários SAVISA, principalmente ofertando um tratamento de qualidade aqui na cidade para que não precisassem se deslocar a outros municípios. Além disso, nosso desejo também era constituir uma equipe multidisciplinar para acolher, com empatia, todos os pacientes, não apenas durante o tratamento no Setor, mas proporcionando um acompanhamento humanizado também fora daqui, quando necessário. Hoje, depois de muita dedicação a este trabalho, temos orgulho em dizer que o Setor Oncologia é uma realidade e uma referência no tratamento e no acompanhamento dos nossos pacientes oncológicos”, destacou a gestora Ana Paula.

CINCO ANOS DE BATALHAS: SERVIÇO SE EQUIPARA A DE GRANDES CENTROS
Quem também acompanhou todas as etapas para a implantação da Oncologia SAVISA foi o médico oncologista Dr. Uanderson Rezende, que atualmente coordena o Setor. Ele observou que foram cinco anos de batalhas, vencidas cotidianamente, para que os serviços se equiparassem aos promovidos em grandes centros de referência.
“Temos um serviço de cunho terciário, de alta complexidade, com um aporte tecnológico alto para uma cidade pequena como aqui, sendo que não há algo similar na região. Não é tão simples implantar e dispor de um serviço acolhedor, que atende plenamente a demanda sem atrasos, com qualidade de assistência tanto à quimioterapia, quanto ao atendimento multidisciplinar e é o que estamos promovendo atualmente: um tratamento de alta qualidade em tudo isso”.
O oncologista observou, ainda, feedbacks positivos de pacientes que passaram por tratamento em grandes centros e buscaram a Oncologia SAVISA. “Não há medicamento ofertado em nenhum grande centro que também não seja ofertado aqui. Isso nos traz uma percepção que o que oferecemos no Setor é de alto valor agregado ao paciente e, além disso, na comodidade dele fazer o tratamento em sua própria cidade, sem desgastes com viagens, etc”.
Outro ponto que Dr. Uanderson chamou a atenção foi a qualidade da assistência ao paciente fora das dependências do Setor. “Nosso paciente é assistido aqui e fora também, pois se acontecer alguma intercorrência ele pode procurar o Pronto Atendimento SAVISA, com assistência integrada, e se essa for severa há comunicação eficiente das equipes diretamente comigo, num tratamento multidirecional, o que permite olha-lho e acompanha-lho nos aspectos mais diversos possíveis, transmitido-lhe mais segurança e confiança”, afirmou.



107 PACIENTES ASSISTIDOS: EQUIPE MULTIDISCIPLINAR SE TORNOU UMA GRANDE FAMÍLIA
Atualmente, o Setor Oncologia SAVISA possui 107 pacientes em acompanhamento oncológico. Desse total, 50 fazem somente acompanhamento e os outros 57 fazem algum tipo de tratamentos medicamentosos.
Mas, tratar essa doença vai muito além da medicação: ela precisa de acolhimento, empatia, carinho, atenção, escuta, cuidados que fazem parte da rotina dos profissionais da equipe multidisciplinar, que, junto aos pacientes, formam uma grande família, principalmente na competência e dedicação às funções.
Além do médico oncologista, também atuam no Setor o enfermeiro e responsável técnico Rafael Vedovato Bernardi, a enfermeira Juliana Ballarin, a farmacêutica Camila Seixas, a psicóloga Ana Amélia Junqueira Capuano, a nutricionista Bruna Vitto, e as técnicas em Enfermagem Maria Teresa Cremasco e Ana Carolina Franco Ventura.
E, em nome da equipe, o enfermeiro Rafael contou um pouco da vivência profissional no Setor. “Trabalhar na oncologia é lidar diariamente com desafios, mas também com histórias de coragem e superação. Cada paciente nos ensina o valor da vida e da esperança. Fazer parte dessa equipe da Operadora SAVISA é ter a certeza de que não oferecemos apenas tratamento, mas também apoio, acolhimento e dignidade a quem enfrenta a luta contra o câncer. Desempenhar nossas funções aqui é uma missão de vida, que também envolve compreender medos e oferecer esperança. Cada paciente traz consigo uma história única e nós temos o privilégio de participar desse processo, oferecendo não apenas assistência técnica, mas também apoio humano”, concluiu.


