CULTURADESTAQUEEDUCAÇÃO

Pa-Tum-Pá: Projeto interage com crianças por meio da música e da dança na Internet

http://www.minhasaojose.com.br
E, em tempos de isolamento social, o grupo, formado por 3 musicistas, garantem diversão e aprendizado brincando

Reportagem e texto: Natália Tiezzi

Eles saíram das salas de aula para alegrar, interagir e despertar a criatividade nas crianças. Três jovens músicos, cheios de muito talento e disposição estão promovendo o Projeto Pá-Tum-Pá, que busca a interação e o conhecimento por meio da música, da dança e de muitos desafios e brincadeiras, um verdadeiro resgate ao lúdico.

O Projeto vez fazendo sucesso na Internet, por meio da página Pá-Tum-Pá no Facebook, Instagram, além do Youtube, e com um diferencial: as músicas apresentadas são autorais e desenvolvidas especialmente para as crianças, com conteúdos que mexem com a imaginação dos pequenos.

E, nestes tempos de isolamento social, o Projeto vem crescendo com a participação de cada vez mais crianças que, inclusive, enviam seus vídeos pelas redes sociais, sempre estimulados pelos três professores que fazem parte do Projeto, entre eles os musicistas Anderson Moreira Batista, Ana Valéria Damas e Paulinho Gardin, que possuem ampla experiência com crianças.

A reportagem entrevistou o trio e traz um pouquinho mais sobre esse projeto inédito e muito bem elaborado para um público que realmente necessita de uma atenção especial: nossas crianças! Confira abaixo a entrevista na íntegra.

Como surgiu a ideia do Projeto e do nome do grupo, que é bem expressivo?

O projeto surgiu através da parceria entre Ana e Anderson, que ministravam aulas de música para bebês e crianças. Ambos trabalham com musicalização infantil numa escola particular de música, realizando todo o planejamento de aulas e de canções infantis com as crianças. Durante esses planejamentos, dividimos nossas músicas autorais e surgiu a ideia de montarmos um grupo de música para crianças, aumentando o repertório musical infantil, pois percebemos essa necessidade de trabalharmos músicas novas com as crianças. Isso demorou um ano para o início do projeto e neste período trabalhamos nossas musicas autorais com os nossos alunos das escolas e projetos. E foi um sucesso! As crianças sempre pediam nossas músicas! Isso nos impulsionou e no fim do ano passado demos início ao Pá-Tum-Pá. Nos reunimos e o Anderson chegou com duas opções de nome, porém optamos por esse. O que inspirou-o foi o Grupo Barbatuques, além de ser fácil para as crianças memorizarem. Associamos ao som de percussão corporal, que é muito trabalhado em Educação Musical.

Quais os objetivos do Projeto?

Acreditamos que as crianças precisam de músicas novas para interagirem e por isso optamos por músicas autorais. Todas são elaboradas com conteúdos elaborados para o aprendizado lúdico e saudável aos ouvidos. Também faz parte de nossas pesquisas buscar temas que as crianças gostariam que falássemos nas músicas, com composições  baseadas no pensamento e imaginação da criança. Além disso, também almejamos fazer shows e participações em eventos voltados ao público infantil, inclusive o primeiro deles foi o Kids Folia, que aconteceu no Clube D’Artes.

E como as crianças podem participar?

Curtindo e acompanhando nossas publicações no Facebook, Instagram e Youtube, com o nome Pá-Tum-Pá. Lá, além das músicas, também promovemos desafios e brincadeiras para as crianças interagirem. Todo o conteúdo é gratuito, inclusive fica disponível a outros professores se quiserem utiliza-lo. Apenas nossas apresentações em shows e eventos que são cobrados.

Para finalizar, qual a sensação em trabalhar com as crianças por meio dessa ferramenta nova, que é a Internet?

Acreditamos que, independente da forma como chegamos até elas, é muito bom ver a espontaneidade, o carinho e a sinceridade que demonstram nos vídeos. Buscamos em cada uma as respostas e os resultados das nossas músicas. É muito gratificante sabermos que podemos contribuir na educação e formação, estar presente nos momentos lúdicos, além de trabalhar com a imaginação e a fantasia da criança, despertando a criatividade por meio da música e dança, atividades tão saudáveis para o corpo e a mente da turminha mirim!

Cores, brincadeiras e muita diversão: É assim que o Pa-Tum-Pá participa de festas e eventos voltados ao público infantil
http://www.minhasaojose.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br