CIDADEDESTAQUE

Rotary Club festeja seus 83 anos de fundação

http://www.minhasaojose.com.br
COMEMORAÇÃO CONTOU COM A VISITA DO GOVERNADOR DO DISTRITO 4590, SEBASTIÃO DOS ANJOS QUEIROZ

Reportagem e texto: Natália Tiezzi Manetta. Fotos: Leandro Manetta

Na segunda-feira, dia 9, foi promovida a festiva em comemoração aos 83 anos de fundação do Rotary Club São José do Rio Pardo – Centro. Datada de 8 de dezembro de 1936, a entidade rio-pardense é a segunda mais experiente do Distrito 4590, sendo essas mais de 8 décadas de trabalho ininterrupto.

Para comemorar a data especial, o Governador do Distrito 4590, Sebastião dos Anjos Queiroz e sua esposa, Maria Elizabete Queiroz, visitaram a cidade, com uma programação que teve início vespertino, onde ambos, além de demais convidados participaram do plantio de mudas de Ipê na Praça do Rotary, além de visitarem a sede e a Escola Profissionalizante Rotary.

No final da tarde foi promovida a Assembléia, presidida por Queiroz, que contou com a presença de todos os associados do Rotary Club, bem como a Plenária Feminina, presidida por Beth Queiroz, com a participação das associadas e voluntárias da entidade.

À noite, o casal e membros de Rotary Clubs da região, a exemplo de Cajamar, Tapiratiba, Mogi Guaçu e São Sebastião da Grama participaram do jantar festivo, que teve lugar na sede da instituição. Também estiveram presentes os rotarianos rio-pardenses e a vereadora Lúcia Libânio da Cruz representando a Câmara Municipal.

AÇÕES PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DOS MAIS NECESSITADOS

Com este lema, o rotariano Mário Gusmão iniciou a saudação ao Governador, observando a atuação do Rotary Club de São José nestes 83 anos. “São mais de 8 décadas de trabalho ininterrupto, sempre em busca à viabilizar ações e projetos que contribuam para melhorar a qualidade de vida dos mais necessitados. Neste ínterim, podemos citar vários projetos do Rotary que já beneficiaram inúmeras entidades rio-pardenses, a exemplo da doação da piscina ao Projeto Renascer, que contamos com o apoio do Rotary Club da Pensilvania (EUA), que estiveram presentes ao projeto e conferiram de perto mais essa benfeitoria da nossa entidade à população portadora de câncer”, observou Gusmão.

Ele lembrou demais ações do Rotary na comunidade rio-pardense, a começar pelo Curso Profissionalizante de Eletricista, que existe há décadas e já formou centenas de trabalhadores. “Além do curso, o Rotary ainda possui o Programa de Intercâmbio, muito atuante e que, inclusive, acaba de receber duas rio-pardenses que estavam nos Estados Unidos. Temos ainda o Banco de Aparelhos Ortopédicos, que há 25 anos empresta-os à comunidade, além do Projeto Nascidos para Ler, que incentiva o hábito da leitura em setores como a Pediatria da Santa Casa e no curso de gestante do hospital”.

Ao final de sua explanação, Gusmão também mencionou a confecção de fraldas geriátricas pelos companheiros do Rotary, as quais são doadas à comunidade e eventos sociais, a exemplo do Amigos da Solidariedade, que anualmente beneficiam instituições rio-pardenses.

Após, durante a troca de mimos, Queiroz foi agraciado com um livro, publicado em 2011 e redigido pelo rotariano César Augusto Mazzer, que conta um pouco da história do Rotary Club São José do Rio Pardo.

TRANSFORMANDO INSPIRAÇÃO EM MUDANÇAS REAIS E DURADOURAS

Sebastião Queiroz abriu seu discurso dizendo da relação especial que o Rotary Club de Mogi Guaçu, o qual pertence, tem com o Rotary daqui. “O Rotary Club de Rio Pardo apadrinhou o de Mogi Guaçu, pois lá não havia Rotary e foi a partir de uma conversa que ele começou a ser idealizado. Por isso teremos sempre essa relação de carinho e respeito  com todos vocês”.

Ele elogiou as ações e projetos desenvolvidos pelo Rotary Club e incentivou aos 33 membros que fazem parte da entidade atualmente a sempre transformarem inspiração em mudanças reais e duradouras para a comunidade, para o mundo. “Sintam-se orgulhosos, pois o Rotary é uma entidade valorizada mundialmente pelas suas ações humanitárias e que tudo isso perdure para o próximo ano, que desejo ser de muitas conquistas para todos”.

Fechando a noite festiva, que também contou com a posse do novo associado, Odair Oliveira, entrega do Título Paul Harris à Lúcia Maria Gonçalves Guardabaxo e entrega das safiras, o presidente do Rotary Club, Edilson Luiz Ricci, agradeceu a presença do Governador distrital e reforçou o papel desenvolvido pelos rotarianos na sociedade por meio da instituição. “Ser rotariano é isso: é desejar, ter vontade e concretizar melhorias para a qualidade de vida daqueles que mais precisam, sempre embasados pela correção e ética. Somos uma família e continuaremos não medindo esforços para colocar em prática o lema proposto pelo Rotary, que é conectarmos com o mundo. E isso se faz por meio de nossas ações na sociedade. O Rotary é uma filosofia espiritual para todos nós e assim desejo que continue em 2020, com muita fé, amor e coragem, propondo, desenvolvendo e agindo em prol aos mais necessitados”, concluiu Ricci.

CONFIRA ALGUNS MOMENTOS DA FESTIVA AOS 83 ANOS DO ROTARY CLUB

http://www.minhasaojose.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br