Escorpiões: Ações e orientações à prevenção de acidentes são intensificadas
Agosto e setembro são meses em que ocorrem a reprodução dos escorpiões, sendo um período em que as fêmeas ficam mais venenosas e os animais mais ativos à noite, procurando superfícies para acasalar. Por isso é tão importante redobrar os cuidados em casa para evitar a proliferação e possíveis acidentes.
Para chamar a atenção da população para essa realidade, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde e do Centro de Controle de Zoonoses está promovendo uma série de ações e atividades, que também fazem parte da Semana Estadual de Enfrentamento do Escorpionismo.
De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, entre as ações estão ocorrendo visitas domiciliares pelos agentes de combate às endemias, que orientam os moradores sobre os cuidados necessários para evitar a presença de escorpiões nas residências e quintais.
Além disso, a programação inclui palestras em escolas municipais, onde os estudantes, principalmente crianças, recebem informações sobre o tema e têm a oportunidade de conhecer de perto exemplares de escorpiões mantidos pelo CCZ, em ambiente seguro e educativo. Nesta semana as visitas aconteceram na EMEB Profª Ada Parisi e também na EMEB Nossa Senhora do Loreto.
A ideia é que as crianças, que são grandes difusores de informações, repassem tudo o que aprenderam nas ações escolares em casa, junto com as famílias, contribuindo à prevenção.
Já as visitas domiciliares dentro dessa programação objetivam informar os munícipes sobre medidas simples de prevenção, como manter terrenos limpos, evitar acúmulo de entulhos, vedar frestas e ralos, além de redobrar a atenção em locais propícios ao aparecimento dos escorpiões.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, a conscientização é a principal ferramenta para reduzir os riscos de acidentes e garantir a segurança da comunidade. “Mais do que combater, precisamos informar. Quando a população entende os cuidados básicos, o risco de acidentes diminui muito”, destacou a Pasta.
A Prefeitura reforça que, em caso de aparecimento de escorpiões, os moradores devem acionar a Vigilância em Saúde/Centro de Controle de Zoonoses para orientação e providências. Os contatos são (19) 3682-9922, (19) 3682-9330 e (19) 3682-9389.
CONFIRA ALGUMAS ATIVIDADES PROMOVIDAS NAS ESCOLAS (Fotos: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São José do Rio Pardo)



