CULTURADESTAQUELEITURA

Luís Trinca Filho: Nossa homenagem a mais um “Guardião da Memória Rio-Pardense”

http://www.minhasaojose.com.br
Trinca se tornou um grande pesquisador da história rio-pardense, sempre com cuidado de retratar, em detalhes, períodos que marcaram época na cidade por meio do impresso Cidade Livre do Rio Pardo

Uma pessoa simples, um pouco tímida, mas detentora de um amplo conhecimento quando o assunto é a Memória Rio-Pardense. A homenagem do www.minhasaojose.com.br desta semana é para Luís Trinca Filho, que atualmente é o editor/proprietário do impresso Cidade Livre do Rio Pardo, talvez uma das únicas mídias que preserve e resgate a cultura e a história de São José do Rio Pardo através das décadas.

Por falar em preservar, ‘Trinca’, como é conhecido pelos meios de comunicação e pelos amigos, é amante das memórias de São José do Rio Pardo e retrata esse sentimento em seu jornal através de textos, fotos, histórias que sem o veículo ficariam perdidas e não seriam retratadas de forma tão peculiar quanto são em Cidade Livre do Rio Pardo.

Além deste, Trinca também é redator e sócio/proprietário do Jornal O Rio Pardo e durante décadas também trabalhou no jornal Democrata, quando o mesmo pertencia à família Amato.

E durante todos esses anos, ele também auxiliou muitos jovens que passaram pelo semanário, sempre passando um pouco do vasto conhecimento que tinha em diversas áreas dos impressos.

Além da divulgação do conteúdo pelo Cidade Livre do Rio Pardo, Trinca se tornou um grande pesquisador da história rio-pardense, sempre com cuidado de retratar, em detalhes, períodos que marcaram época na cidade, trabalho que, décadas atrás era feito com o mesmo esmero pelo professor e saudoso amigo Rodolpho José Del Guerra – o nosso eterno Guardião da Memória Rio-Pardense.

“Tive a oportunidade de trabalhar com o Trinca em ‘Democrata’ durante alguns anos. Ele sempre foi muito atencioso e dedicado a tudo que dizia respeito à história de Rio Pardo e consegue retratar isso a cada edição do seu jornal, que é apresentado à sociedade de forma clara, leve, sendo uma referência histórica para quem acompanha as edições, bem como uma fonte de conhecimento para quem quer aprender sobre a cidade em seus diferentes períodos. Parabéns, Trinca, pelo essencial trabalho e contribuição à população”, disse Natália Tiezzi, jornalista deste site.

O Minha São José também reconhece e parabeniza Luís Trinca Filho, um dos novos guardiões da Memória Rio-Pardense, pela contribuição de décadas à imprensa local, em especial pelo jornal Cidade Livre do Rio Pardo!

No registro, Trinca, ao centro, ladeado pelos vereadores Rafael Kocian e Pedro Giantomassi quando o jornal Cidade Livre do Rio Pardo foi homenageado pela Câmara com o título de Mérito Comunitário, em 2019. (Foto: Câmara Municipal)
http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br