“Programa Famílias Fortes”: Vereador Fernando Gomes destacou a importância de implanta-lo em Rio Pardo

http://www.minhasaojose.com.br

Texto: Natália Tiezzi

Durante o Expediente Livre desta semana na Câmara Municipal, o vereador Fernando Gomes falou um pouco sobre o “Famílias Fortes”, um Programa Federal, desenvolvido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, que poderá ser implantado futuramente no município.

“Estamos em busca de parcerias com a Prefeitura, ONGs, entidades para implantação do programa que visa, basicamente, o fortalecimento dos vínculos familiares, com o intuito de prevenir comportamentos de risco, como o uso de álcool e outras drogas ilícitas, violência, principalmente entre crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. O Programa é bem simples e consiste em encontros semanais com as famílias, com a realização de atividades conjuntas e separadas”, explicou o vereador, acrescentando que o fortalecimento dos vínculos familiares, além de prevenir o uso de drogas entre crianças e adolescentes, reduz quadros de ansiedade e depressão.

De acordo com informações do Programa, ele estabelece uma metodologia de sete encontros semanais para famílias com filhos entre 10 e 14 anos que visa promover o bem-estar dos membros da família, fortalecendo os processos de proteção e construção de resiliência familiar e reduzindo os riscos relacionados a comportamentos problemáticos.

Na primeira hora de cada encontro os pais ou responsáveis se reúnem em uma sala e os filhos de 10 a 14 anos em outra. Os pais são ensinados a esclarecer as expectativas com base nas normas de desenvolvimento de crianças e adolescentes, a usar práticas disciplinares apropriadas, a gerenciar emoções fortes em relação aos filhos e a se comunicar de maneira eficaz. Já os filhos aprendem habilidades para interação pessoal e social, como, ter metas que deem sentido à vida, seguir regras, reconhecer as dificuldades e qualidades dos pais, lidar com a pressão dos amigos, saber identificar modelos positivos e ajudar os outros.

Na segunda hora, pais e filhos se reúnem numa mesma sala onde praticam as habilidades que aprenderam independentemente, trabalham na comunicação e resolução de conflitos e se envolvem em atividades para aumentar a coesão familiar e o envolvimento positivo dos filhos na família.

Para a condução dos encontros, os facilitadores dispõem de um manual, que detalha todas as atividades e o tempo de cada uma, e de vídeos que abordam os temas a serem trabalhados com as famílias.

Após a explanação, os demais vereadores parabenizaram a iniciativa de Fernando Gomes para implantação do Programa no município. “A Câmara apoia este Programa e também abre espaço para que ele possa ser desenvolvido a partir de parceria com a nossa Escola do Legislativo”, destacou e concluiu o presidente da Casa, vereador professor Rafael Kocian.

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br