Modello: Uma família construindo o sonho da casa própria às famílias rio-pardenses

http://www.minhasaojose.com.br
Há quatro anos no setor de Engenharia e Construção, a empresa, que é administrada pelo Engenheiro Civil Pedro Giantomassi, é referência no programa habitacional Minha Casa Minha Vida

Reportagem e texto: Natália Tiezzi Manetta

A casa própria ainda é o sonho de boa parte dos brasileiros e não é diferente com os rio-pardenses. Para realiza-lo, São José conta com uma empresa, que como o próprio nome sugere, é um novo modelo para construções, seja por programas de habitação, como o Minha Casa Minha Vida, seja para projetos particulares.

Nossa matéria destaque de hoje traz a história da Modello Engenharia e Construção, uma empresa familiar, que há quatro anos é responsável por construir o sonho da casa própria para centenas de famílias de São José do Rio Pardo.

Em entrevista ao site, o proprietário e Engenheiro Civil formado pela UNESP – Universidade Estadual de São Paulo, Pedro Ernesto Merli Giantomassi falou sobre o que o levou a investir na Modello, a dedicação, respeito e originalidade em cada projeto, bem como sobre o novo endereço da empresa.

“Além de realizar sonhos, a Modello também é um sonho meu e de minha família que está se tornando realidade. Desde que conclui a faculdade procurei trazer para São José um pouco do que vivenciei na graduação e nos estágios em grandes empresas que tive a oportunidade de trabalhar. Este ‘projeto de vida’, literalmente falando, também está sendo compartilhado pela minha esposa, Tatiane, concluinte do curso de Engenharia Civil e pelo meu pai, Luis Antônio Giantomassi, que também é Engenheiro Civil”, destacou Pedro.

Abaixo, confira a entrevista na íntegra e acredite: a casa própria é uma possibilidade real com a Modello Engenharia e Construção.

Pedro, conte sobre sua formação e o que te levou a investir na Modello.

Pedro Giantomassi: A graduação em Engenharia Civil pela UNESP, que conclui em 2012, possibilitou-me uma formação em Gestão de Obras, uma área que sempre me chamou a atenção e passei a me dedicar inclusive durante os estágios, que fiz em uma empresa de construções em Poços de Caldas, bem como na Medabil Soluções Construtivas, onde aprendi praticamente sozinho a resolver inúmeras questões, inclusive problemas, na gestão de obras. Esses estágios fizeram com que eu conhecesse e colocasse em prática novas idéias em projetos de construção e engenharia, que, após concluir a faculdade, decidi promover em uma empresa própria.

Qual foi sua primeira experiência em São José como Engenheiro Civil?

Foi antes de concluir o curso, onde projetei a construção de seis casas no bairro Buenos Aires. Essa experiência foi mais um incentivo para que eu me dedicasse à minha própria construtora.

O Engenheiro Civil Luís Antônio Giantomassi, a secretária Cátia, o supervisor Athos, Pedro e a esposa Tatiane

E como foi o início da Modello? Como escolheu esse nome para a empresa?

Bem, esse nome vem de um espaço muito especial de minha família, a Chácara Modelo, além dessa nova forma de projetar e construir casas, independente daquelas que se enquadram ou não em programas habitacionais. A Modello é sinônimo de novo, de modelo de construção. E parece que a idéia deu certo. No início das atividades, em 2016, muitas empresas de construção da região começaram a adotar algumas novidades trazidas e incorporadas pela Modello em suas construções.

Comecei praticamente sozinho, em um escritório que funcionava na antiga casa onde minha família morava. No primeiro ano, a Modello construiu 20 casas, um número considerável e que me incentivou a continuar.

Em que momento seu pai e sua esposa integraram a equipe?

Meu pai começou em 2017 e hoje é responsável pela gestão financeira e de contratos da empresa. A Tatiane em 2018, com a área de Engenharia e Projetos. Assim como eles passaram a integra-la, a empresa também cresceu aos poucos e constantemente. Atualmente também contamos com a nossa secretária Cátia, com o Athos, responsável pelo suporte de obras e eu, que cuido do desenvolvimento dos projetos, gestão de qualidade e a parte comercial.

Quantas pessoas fazem parte da equipe de mão de obra da Modello?

Atualmente são 60 profissionais, entre eles pedreiros, serventes, encanadores, pintores e eletricistas, sendo que boa parte está conosco desde que idealizei o primeiro projeto das casas no Buenos Aires. São profissionais altamente capacitados, confiáveis e que desenvolvem as atividades com o máximo de respeito, dedicação e atenção aos projetos.

Além da qualidade no desenvolvimento e execução dos projetos, qual o principal diferencial da empresa?

Criamos um vínculo muito grande com nossos clientes principalmente porque possibilitamos que eles tenham a liberdade de escolha, inclusive na questão dos acabamentos das residências mesmo estas sendo por meio do Minha Casa Minha Vida, por exemplo. Há uma relação mútua de confiança e respeito, e isso nos incentiva e nos orgulha, pois nossa missão é que cada cliente, ao adentrar sua nova casa, lembre-se da Modello como a responsável por aquele sonho realizado.

Hoje, quais são as principais formas de construção da Modello?

Cerca de 80 até 90% das nossas construções são pelo programa Minha Casa Minha Vida, entretanto estamos otimistas com outras linhas de financiamento para casas maiores neste ano. Também trabalhamos com projetos particulares, sem financiamentos.

Modello mudou de endereço e está localizada à rua Dr. Costa Machado, 388, Centro

Quais são os primeiros passos para quem está à procura da casa própria pelo Minha Casa Minha Vida?

Aqui na Modello proporcionamos todo suporte para quem pretende fazer um financiamento pelo programa. Temos parcerias com imobiliárias para encontrar o melhor terreno e também com agentes financeiros para aprovação do financiamento sem que o cliente tenha que perder tempo indo até a agência bancária. Além disso desenvolvemos todo o projeto, acompanhamento e entrega da casa num prazo de 5 meses, que é o período correspondente às obras. Ou seja, na Modello resolvemos desde a escolha do terreno até a finalização da obra, agilizando todo o processo em um só lugar.

Pedro, como surgiu a ideia de mostrar os projetos (casas) em vídeos?

Iniciei com os vídeos nas redes sociais a partir da construção da 5ª casa e foi uma forma da empresa mostrar detalhes que as fotos não mostravam. A divulgação está dando bons resultados, pois as pessoas passaram a associar a empresa comigo! Pretendo continuar fazendo, pois é uma forma de mostrar nosso trabalho como ele realmente é.

Qual é o sentimento em entregar uma casa ao cliente?

Às vezes não há palavras para descrever esse momento. A expectativa do cliente é muito grande, afinal é uma casa, talvez a única casa de sua vida. E quando ele se depara com o projeto pronto é indescritível. Temos um sentimento mútuo de gratidão e confiança. Nossos clientes não veem a Modello apenas como uma construtora, mas como uma empresa amiga para todas as situações que envolvam o projeto.

Para finalizar, qual o novo endereço da Modello?

Estamos desde novembro de 2019 à rua Dr. Costa Machado, 388, ao lado da G Bertho. Um espaço mais amplo e com maior comodidade aos nossos clientes. O telefone é o 3684-1798 e o whatsapp é o (19) 99248-3668.

http://www.minhasaojose.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br