Isolamento social: Prefeito e Infectologista recomendam que seja mantido

http://www.minhasaojose.com.br

Vacina contra a influenza e o combate aos criadouros da Dengue também foram abordados em reunião

Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura e texto de Natália Tiezzi Manetta

Na manhã desta segunda-feira, 30, o prefeito Ernani Vasconcellos se reuniu com representantes da Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Santa Casa, médicos e também do comércio rio-pardense para informar sobre qual é a situação do município com relação ao Novo Cororavírus e quais atitudes estão sendo tomadas para prevenir a doença.

Após a reunião, Ernani e o médico infectologista Marcelo Galotti gravaram um vídeo, por meio da Assessoria de Imprensa da Prefeitura, cujo conteúdo está disponível na página oficial da Prefeitura no Facebook falando um pouco sobre a reunião, que também abordou assuntos como a vacinação contra a Gripe e a Dengue.

“Gostaríamos que tudo voltasse à normalidade, inclusive as atividades comerciais e todo o restante, mas estamos seguindo bases científicas gabaritadas no assunto no tocante ao isolamento social, inclusive em países onde isso deu certo, a exemplo da própria China. O momento é de mantermos esse isolamento, já que essa é a melhor forma de nivelarmos a epidemia para que não disparem os casos positivos”, observou Galotti.

Além das bases científicas que atestam o efeito positivo do isolamento social frente à Pandemia, Ernani ressaltou que o município está cumprindo uma determinação do Governo do Estado, bem como da Organização Mundial da Saúde e do Ministério Público com vistas à quarentena.

“Sabemos que o isolamento social terá consequências econômicas para os cofres públicos, para o comércio, entretanto, economia se recupera, vidas perdidas não ressuscitam. Estamos em uma guerra, onde o inimigo é invisível, novo e o que o mundo está nos dizendo é muito claro: está morrendo muita gente”, alertou Galotti.

Além disso, prefeito e médico destacaram que o isolamento também está contribuindo para que a própria Saúde Municipal, bem como a Santa Casa, se estruturem, inclusive com insumos, treinamentos específicos, equipamentos para enfrentar uma situação desfavorável. “O que estamos fazendo, aliás, todas as esferas da sociedade, é preparar a cidade justamente para que não passe por um caos na nossa Saúde”, disse o prefeito.

Ernani e Galotti também agradeceram a população por colaborarem com o isolamento social. “Só temos que agradecer muito aos rio-pardenses que estão mantendo o isolamento social. Nada disso seria possível sem a colaboração de cada um de vocês”, reconheceram.

VACINAÇÃO DA GRIPE

Sobre a vacinação contra a Gripe, ambos destacaram que mais 1.400 doses chegarão à cidade. “Devido à antecipação da campanha e até pela logística na distribuição, essas doses estão chegando de forma fracionada, mas estão chegando. A Vigilância Epidemiológica irá informar a população quando essa nova remessa estiver à disposição para a vacinação.

COMBATE À DENGUE

No vídeo, Ernani e Galotti pediram que a população contribua na eliminação de criadouros da Dengue. “Vamos aproveitar o isolamento social e cuidar de nosso quintal e ajudar nossas equipe da V.E. e Centro de Controle de Zoonoses a eliminar o máximo de criadouros”, recomendou o prefeito.

Ele também afirmou que os mutirões de limpeza vão continuar e que carros de som alertarão os bairros onde ele será realizado, bem como por meio de cronograma divulgado pela V.E.

http://www.minhasaojose.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br