Dia do Agricultor: Agradecimento e reconhecimento a todos que garantem o alimento nosso de cada dia!

http://www.minhasaojose.com.br

Texto: Natália Tiezzi

Hoje, 28 de julho, é comemorado o Dia do Agricultor, esse profissional do campo que está diretamente ligado à nossa qualidade de vida. A data foi instituída em 1960, pelo presidente Juscelino Kubitschek com o objetivo de comemorar os 100 anos do Ministério da Agricultura.

São José do Rio Pardo ainda é um município basicamente agrícola, onde a agricultura familiar margeia boa parte da economia no campo. E para quem imagina que o agricultor é aquele que apenas planta, colhe e comercializa a produção, engana-se.

Ao longo dos anos, a Agricultura também evoluiu, principalmente com relação à tecnologia aplicada ao campo. Aqui em Rio Pardo, por exemplo, o Sindicato Rural em parceria com a Prefeitura, SENAR, entre outros órgãos estão promovendo cursos de qualificação para os agricultores e familiares, principalmente para diversificar as produções e garantir maior renda.

Embora com mais estímulos à produção, maior tecnologia e informação, o agricultor ainda precisa ser mais valorizado no Brasil, pois é de suas mãos que é produzida boa parte da alimentação que está na mesa dos brasileiros diariamente ou a base para elas, como na produção de grãos, por exemplo.

Entretanto, o agricultor é um dos únicos profissionais que não depende exclusivamente dele para o sucesso na produção. O clima, o valor dos insumos, entre outros fatores podem interferir diretamente nas colheitas, fazendo com que obtenha êxito ou perdas significativas.

Portanto, não apenas hoje, mas em todos os dias do ano, nosso agradecimento e reconhecimento a cada agricultor que garante o alimento à mesa, principalmente pelo árduo trabalho diário para que isso ocorra com qualidade.

Parabéns, agricultores rio-pardenses, e gratidão pelo alimento nosso de cada dia!

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br