CIDADEDESTAQUE

Tiro de Guerra 02-038 inicia o ano de instrução com 50 jovens atiradores

http://www.minhasaojose.com.br
Atividades estão sendo presenciais para 25 atiradores, em dias alternados, cumprindo todos os protocolos vigentes à prevenção da Covid-19

Entrevista e texto: Natália Tiezzi. Fotos: Raquel Claro (Secretária Militar)

Iniciou-se segunda-feira, dia 1º, o ano de instrução do Tiro de Guerra 02-038 de São José do Rio Pardo. Neste 2021 o TG contará com a participação de 50 atiradores. Em entrevista ao www.minhasaojose.com.br, o 1º Sargento e chefe de instrução Lenildo Pereira da Silva contou como ocorreu o processo de seleção complementar e ressaltou a importância dos exames médicos realizados nos jovens, os quais detectaram algumas patologias em 3 deles.

“As atividades aqui no TG tiveram início dia 18 de janeiro com o processo de seleção complementar, composto pelas etapas de entrevistas, exames médicos e laboratoriais e a apresentação dos jovens, dos quais foram selecionados 50 atiradores que cumprirão o Serviço Militar Obrigatório até as primeiras semanas de dezembro deste ano”, explicou.

O 1º Sargento explicou que contou com o apoio da equipe da ESF Jardim São José para realização das avaliações e exames nos jovens. “A enfermeira Patrícia Ribeiro, bem como toda equipe, se dispôs a realizar as triagens e exames, sendo que os mesmos apontaram patologias em 3 homens, entre elas cardiopatia e diabetes. Eles já receberam instruções para trata-las”, destacou.

A apresentação dos jovens e realização de exames aconteceram seguindo todos os protocolos de segurança e prevenção à Covid-19 estabelecidas pelo Exército, bem como pela Vigilância Epidemiológica. 

No dia 1 de março, os atiradores foram recepcionados na sede do TG por Lenildo e também pelo prefeito Marcio Zanetti, que falou da importância do Serviço Militar na vida de cada jovem e que aproveitassem ao máximo todos os ensinamentos deste período servindo ao Exército Brasileiro.

O prefeito Marcio Zanetti falou da importância do Serviço Militar na vida de cada jovem e que aproveitassem ao máximo todos os ensinamentos deste período servindo ao Exército Brasileiro

Lenildo explicou que a instrução diária está sendo realizada presencialmente na sede do TG com 25 atiradores, 50% do efetivo, em dias alternados para evitar qualquer tipo de aglomeração, uma vez que a instrução será promovida nos pátios interno e externo e com todas as precauções de segurança.

“É uma satisfação poder receber estes 50 jovens, que terão a oportunidade de potencializar seus conhecimentos, principalmente acerca da Cidadania, Nacionalidade e Sociabilidade. Sem dúvida eles sairão daqui com mais maturidade e prontos para enfrentar os desafios pessoais, bem como o mercado de trabalho”, observou o 1º Sargento.

Neste ínterim, Lenildo agradeceu às empresas Rioplastic, Nestlé, entre outras pelas oportunidades de trabalho que dispensam aos jovens atiradores, principalmente pelo acolhimento e chance do 1º emprego para muitos deles. “É imprescindível essa parceria entre as empresas e o TG para possibilitar empregos para os atiradores. São empresas idôneas que sempre acreditaram no trabalho do Tiro de Guerra no auxílio da formação da cidadania nestes jovens, as quais agradeço pelas ofertas de trabalho que já surgiram e que ainda surgirão”, concluiu.

Realização de exames possibilitou a detecção de patologias em 3 jovens, entre elas cardiopatia e diabetes

http://www.minhasaojose.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br