DESTAQUEPOLÍTICA

Segurança, alfabetização de adultos: Confira os assuntos abordados pelos vereadores na Câmara 

http://www.minhasaojose.com.br

Durante a 31ª sessão ordinária da Câmara, realizada terça-feira, dia 17, os vereadores abordaram assuntos desde a alfabetização de adultos, dose de reforço da vacina contra a Covid-19, até a zeladoria urbana, o que incluiu requerimentos relativos a ações para coibir crimes no município. 

No tocante à manutenção do Cemitério, assunto recorrente na Casa, o vereador Gabriel Navega sugeriu ao Executivo a contratação ou deslocamento de mais funcionários para desempenhar as atividades no local. Atualmente, o quadro de colaboradores está muito defasado e o local necessita de limpeza praticamente diária. Ao que parece, apenas 3 funcionários trabalham no Cemitério atualmente. É muito pouco diante da demanda de trabalho, o que inclui os serviços de coveiro, etc”, justificou Navega. 

REDUTORES EM TRECHO DA AVENIDA PERIMETRAL 

O vereador Moraci Bállico, a exemplo de colegas como Rafael Kocian e Eduardo Ramos, sugeriu à Prefeitura a instalação de redutores de velocidade em trecho específico da Avenida Maria Aparecida Salgado Braghetta (Perimetral), entre as proximidades da Ilha São Pedro até o “Pontilhão da Nestlé”. 

“Neste trecho não há nenhuma lombada e isso está fazendo com que condutores abusem da velocidade. Inclusive, muitos munícipes que utilizam este caminho para realizarem exercícios físicos, como caminhadas e ciclismo reclamaram da alta velocidade de alguns motoristas”, justificou Moraci.  

DOSE DE REFORÇO CONTRA A COVID-19 

O vereador Paulo Sérgio Rodrigues solicitou ao Executivo informações sobre dose de reforço da vacina contra a Covid-19 e se existe a possibilidade da terceira dose em munícipes que foram imunizados com a vacina Coronavac. 

“A 3ª dose da referida vacina seria aplicada a exemplo do que fará o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. Nos últimos dias vários idosos perderam a vida para a Covid-19 na cidade, mesmo já imunizados com as duas doses”, justificou o vereador. 

Paulo Sérgio também chamou a atenção para “os casos de reinfecção da doença, que têm aumentado em todo território nacional e aqui no município não tem sido diferente”. 

ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS 

O analfabetismo ainda é um problema que precisa ser sanado de vez na cidade, principalmente atendendo a demanda de alguns adultos. Sobre isso, o vereador Pedro Giantomassi sugeriu ao Executivo e à Secretaria Municipal de Educação a instituição de programa específico para alfabetização desta faixa etária.  

“Tivemos contato com alguns munícipes, em especial da região do bairro Natal Merli, que nos pediram a abertura da cursos de alfabetização para adultos. Pelo que pudemos notar, são rio-pardenses que, infelizmente, não sabem ler escrever por uma série de contratempos, sejam falta de oportunidade na infância, entre outros motivos. O analfabetismo faz com que se essas pessoas se sintam excluídas da sociedade e isso é uma situação muito difícil para nós, gestores públicos”, justificou. 

Pedro destacou, ainda, que uma das munícipes relatou que só conseguia escrever o próprio nome e que isso ocorreu porque ela participou de um programa municipal, no início da década de 1990. “Inclusive, a munícipe nos pediu o retorno deste programa para que possa aprender ao menos o básico, pois sente muita vontade fazer um curso de cozinheira, mas esbarra no analfabetismo”, concluiu o vereador. 

PARQUE DE EVENTOS E EXPOSIÇÕES PERMANENTES  

Sobre a questão turística, bem como valorização de atividades culturais na cidade, inclusive o artesanato, o vereador professor Rafael Kocian sugeriu ao Executivo a realização de estudos para implantação, concessão ou parceria público privada que vise instituir um parque de eventos e exposições permanente. 

“Dentro desse estudo seria pertinente considerar a possibilidade de construção de estrutura permanente (banheiros, palcos, camarotes, arquibancadas, galpões), que poderão ser utilizados ao longo do ano para diversos eventos públicos e privados e não somente em datas pontuais. Essa estrutura permanente facilitaria a realização destes eventos, feiras, exposições, que certamente atrairão turistas, proporcionar opções culturais aos munícipes e até mesmo geração de empregos”, justificou o vereador. 

Kocian observou, ainda, que o local para este parque de eventos e eventos poderia ser onde há anos já são realizadas festas de peão, próximo à área da Cooxupé. 

AÇÕES PARA COIBIR CRIMES NA CIDADE 

O vereador Paulo Sérgio Rodrigues trouxe à tona um assunto preocupante no município: o aumento considerável de crimes na cidade nos últimos meses. Sobre isso, ele solicitou informações à Prefeitura quanto a ações para coibir esses atos. 

“Infelizmente, nos últimos quatro meses, foram registrados ao menos 3 homicídios, além de assaltos em vias públicas, tentativas de assalto, invasão de bandidos a estabelecimentos comerciais e furtos em propriedades rurais. Tudo isso vem trazendo muita insegurança aos moradores”, justificou. 

O vereador citou que a reativação do Sistema Global de Monitoramento, que era gerenciado por meio de uma central no Antigo Mercado Cultural e que monitorava a entrada e saída de pessoas da cidade já poderia auxiliar na coibição destes crimes. 

“Gostaria de saber também da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito e do Conselho Municipal de Segurança se já há ações neste sentido, pois o município não pode mais sofrer tanto com a ação destes bandidos, quadrilhas, enfim”, concluiu. 

As informações e fotos são da Assessoria Parlamentar da Câmara Municipal.

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br