CIDADEDESTAQUE

Rio Pardo 2050 apresenta os resultados e discute os inventários da ‘População’ e ‘Juventude’

http://www.minhasaojose.com.br

Nesta semana, o Projeto Rio Pardo 2050 iniciou a apresentação dos resultados das pesquisas realizadas junto à População e à Juventude, bem como aos setores econômicos da cidade – Agricultura, Comércio, Industria, Serviços e Turismo. Nesta primeira reunião, realizada na quarta feira, 23, participaram dezenas de membros do Grupo Focal, Agência de Desenvolvimento Regional, Poder Público (Prefeitura), além de representantes de instituições e convidados ligados às áreas abordadas.

Com relação ao inventário da População, o Rio Pardo 2050 notou uma certa acomodação da sociedade em relação a vários aspectos do município, que não estão bem quando comparados aos aspectos físicos e dados deste mesmo local, com outros dados da região.

Um percentual muito alto das respostas foi regular. Muitos membros que participaram da reunião levantaram a seguinte questão: será que a população se conformou com a inércia na melhoria destes aspectos ou realmente está de acordo com o que a cidade vem oferecendo, sem a vontade de melhorá-la?

Vários pontos foram discutidos, com propostas em alguns deles, principalmente na questão do tratamento de esgoto, tema que, inclusive, será discutido mais amplamente com os membros em reuniões extras do projeto.

Outro ponto que chamou a atenção nas respostas dos munícipes foi relativo ao déficit na Segurança. No inventário, 42% dos que responderam ao questionário querem mais policiamento na cidade e quase 88% acreditam que as praças não são locais seguros para serem frequentados.

A Mobilidade Urbana foi outro quesito avaliado. Este tema pede maiores estudos e aprofundamentos relacionados a transporte público, trânsito, estacionamento e transporte ativo alternativo, tal como bicicleta. A Prefeitura Municipal está desenvolvendo um Plano de Mobilidade, mas que está incompleto e ainda não foi aprovado. A partir dele e com as respostas dos questionários será possível promover ações concretas para melhora-la.

DESAFIO: ENFRENTAR O ÊXODO DOS JOVENS PARA OS GRANDES E MÉDIOS CENTROS URBANOS

Sobre o inventário da Juventude, o que mais chamou a atenção foi o percentual de 72,18% dos jovens que responderam ao questionário terem a intenção de mudar-se de São José do Rio Pardo nos próximos 10 anos. O grande desafio do futuro próximo para as cidades de pequeno e médio porte será justamente enfrentar o êxodo dos jovens para os grandes e médios centros, onde as perspectivas de uma vida mais interessante se apresenta em todos os aspectos.

Neste ínterim, o Projeto Rio Pardo 2050 pretende auxiliar nas propostas de planos de ações, projetos e políticas públicas tão estimulantes que acabem por fixar a juventude na cidade, transformando-a num local rico de experiências sociais, culturais, possibilidades de novos negócios, onde o empreendedorismo, a colaboração e o orgulho de ser cidadão rio-pardense sejam os valores da vida local.

Confira os inventários por meio dos links abaixo

Juventude: http://www.riopardo2050.com.br/wp-content/uploads/2020/09/A-cidade-que-queremos-Juventude-SJRioPardo.pdf

População: – http://www.riopardo2050.com.br/wp-content/uploads/2020/09/A-cidade-que-queremos-Populacao-SJRioPardo.pdf

Natália Tiezzi – Assessoria de Imprensa Projeto Rio Pardo 2050.

http://www.minhasaojose.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br