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Rei Magazine: Há 50 anos trazendo e fazendo a moda em Rio Pardo

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Tradicional loja é administrada por pai e filha e se tornou referência quando o assunto é marcas famosas em confecções, calçados e acessórios

Reportagem e Texto: Natália Tiezzi Manetta

Há exatas cinco décadas, no mês de julho de 1969, o jovem João Batista Daud abria as portas de um novo sonho em sua vida e na de sua família: a inauguração de uma loja especializada em sapatos, para todos os públicos, localizada à rua Treze de Maio. Assim fora inaugurada a “Rei dos Calçados”, que durante 20 anos foi referência em qualidade, marcas e modelos de sapatos para toda a família rio-pardense.

Antes, porém, da loja acontecer, Daud já possuía uma vasta experiência em comércio. “Comecei a trabalhar aos 14 anos em uma casa especializada em tecidos e aos 16 comecei a trabalhar nas Casas Pernambucanas. Trabalhei também em uma loja que servia muitas fazendas, sendo que ajudava na entrega das mercadorias pela zona rural. Isso me tornou conhecido entre a população e me proporcionou a chance de conhecer fornecedores e como realmente era o mundo dos negócios. Após um tempo surgiu a oportunidade de ter meu espaço comercial e o ramo escolhido foi calçados. Adquiri um imóvel à rua Treze de Maio onde, inclusive, morava com minha falecida esposa e os três filhos. E assim comecei a vida como comerciante”, contou.

DE REI DOS CALÇADOS A REI MAGAZINE

Após duas décadas comercializando calçados, Daud sentiu que estava na hora de diversificar, ou melhor, agregar mais produtos a seus clientes, que já estavam fidelizados no Rei dos Calçados por sempre encontrarem tudo que precisavam quando o assunto era sapatos. “Chegou um momento que precisava expandir e, a princípio, com confecções, cama, mesa e banho, enfim, tornar a Rei dos Calçados um magazine, onde os clientes pudessem encontrar tudo em um só lugar. Mas o espaço onde estava a loja era muito pequeno para isso.Foi então que surgiu mais uma oportunidade para aquisição de um local mais amplo, que comportasse essa diversidade em produtos. E, em 8 de dezembro de 1986, inauguramos o Rei Magazine”, explicou Daud.

Sempre muito atento ao mercado consumidor e principalmente à sua clientela, o comerciante começou a sentir que a demanda da loja se concentrava mais em confecções e calçados, produtos que Daud passou a priorizar. “Sempre procuramos oferecer qualidade aos clientes. Muita gente que comprava sapatos no extinto Rei dos Calçados migrou ao Rei Magazine, porém em busca de confecções. Percebi que não era necessária aquela gama de outros produtos, sendo que as vendas se concentravam mais em roupas e calçados”, afirmou.

REFERÊNCIAS & TENDÊNCIAS: UM TOQUE FEMININO DE MUITO ESTILO

No meio da década de 90, o Rei Magazine novamente passaria por uma transformação: a introdução de marcas renomadas em confecções e calçados, acompanhando e atendendo mais um pedido dos clientes, que começaram a enxergar na loja uma espécie de referencial em moda e queriam (e mereciam) novidades em marcas que só eram possíveis em grandes centros ou em shoppings centers e lojas especializadas.

E foi neste momento que a loja passou a contar com a curadoria de uma jovem mulher, de estilo marcante, que caracterizaria de vez o Rei Magazine como uma referência em moda na cidade, Solânia Daud, uma das filhas de João Daud.

Ampla, bonita e bem distribuída: Ambiente do Rei Magazine sempre chamou a atenção pela organização

Mas, a história de Solânia com a loja vem de muito antes de o Rei Magazine se consagrar no cenário da moda rio-pardense. “Meus irmãos e eu fomos praticamente criados dentro da saudosa Rei dos Calçados. Ajudávamos nossa mãe, ainda crianças, quando tinha promoção de calçados. Recordo-me com muito carinho quando acompanhava minha mãe que, à epoca, fazia a curadoria dos sapatos (compras) e participava de várias feiras. Aprendi muito sobre moda com ela que, aliás, sempre ajudou muito meu pai enquanto esteve conosco. Quando ele abriu a loja ela optou por deixar o magistério e segui-lo no comércio. Foi uma mulher incrível em todos os sentidos. Me ensinou muito a ser o que sou hoje, a amar o comércio e querer oferecer sempre qualidade aos meus clientes”, disse Solânia, com lágrimas nos olhos.

Aos 45 anos, Solânia é graduada em Direito pela PUC/São Paulo, mas foi nas cores e texturas das confecções e nas formas, solados e saltos dos calçados que ela se encontrou profissionalmente. “Gosto muito desse universo da moda e me dedico a ele com todo carinho. Fiz diversos cursos, inclusive de Personal Stylist, sempre visando conhecimento neste mundo onde as tendências mudam a todo instante”.

Solânia observou que a vasta experiência que adquiriu desde criança na loja da família a fez conhecer bons fornecedores e lhe abriu portas para apresentar a São José grandes marcas as quais o Rei Magazine representa, a exemplo da Colcci, Farm, Cantão, Schutz, Arezzo, Luz da Lua, entre outras.

E na moda masculina não é diferente. Há cinco anos, o Rei Magazine criou um espaço exclusivo para os homens se sentirem mais à vontade para fazerem suas compras em calçados e confecções. “Notamos que o espaço feminino estava se sobrepondo ao masculino e que isso inibia os homens aqui na loja. Por isso reformulamos esse novo espaço exclusivo para eles, que fica no mesmo ambiente do Rei Magazine, porém proporcionando mais conforto e comodidade para que os maridos, namorados, enfim, os homens fiquem mais à vontade às compras”, explicou Solânia.

A MODA PARA TODOS: UMA LOJA ONDE CADA DETALHE FAZ A DIFERENÇA

A família Daud sempre teve muito cuidado na questão da apresentação da loja desde a inauguração do Rei dos Calçados, sendo que isso ficou ainda mais evidente quando Solânia assumiu a curadoria no Rei Magazine. Desde a vitrine (atualmente pensada e elaborada pela própria empresária) até a disposição das confecções, calçados e acessórios são feitos cuidadosamente pela equipe de 15 colaboradores que, liderados por Solânia, fazem da loja uma das mais bonitas de São José e região.

O cuidado na apresentação das novas coleções, manequins e decoração é um diferencial da loja

“O espaço passou por algumas reformas e adaptações, mas sempre no intuito de realmente deixar o ambiente mais bonito, aconchegante, onde o cliente, além de adquirir produtos de qualidade e grandes marcas, também possa desfrutar de um espaço onde ele se sinta bem. Limpeza, organização e até mesmo a água sempre gelada e o café quentinho são algumas das características que o Rei Magazine tem e que continuará mantendo aos seus clientes. E isso não é um diferencial, mas sim uma obrigação com a clientela que opta em comprar aqui conosco”, destacou a empresária.

Além disso, a loja é conhecida positivamente pelo atendimento. Os colaboradores passam por treinamentos constantes, inclusive oferecidos pelas próprias marcas representadas pela empresa. “Atender bem faz parte da nossa história. Fazemos questão de ouvir nossos clientes, orienta-los e estar sempre atento às suas necessidades, independente de marcas e valores”, disse Solânia.

O alto padrão da loja teve que ser muito bem trabalhado pela empresária e equipe para não surtir o efeito inverso: repelir o cliente. “Confesso que no início das mudanças aqui na loja foi difícil, pois muita gente associava a apresentação do Rei Magazine com produtos a preços exorbitantes, resumindo: loja bonita, loja cara. E não era assim. Primamos sim por um espaço bonito, que chama a atenção, todavia temos marcas e produtos para todos os gostos e bolsos. Oferecemos marca para quem busca marca e oferecemos peças a preços acessíveis, mas com excelente qualidade”.

Mas, será que é preciso gastar muito para estar na moda? Solânia garantiu que não. “Hoje as tendências mudam a todo instante, mas a essência e o estilo de cada um permanecem frente a qualquer mudança. Há pessoas que investem em marcas, como há pessoas que se vestem muito bem investindo bem menos. Tudo é questão do que usar e, claro, ter bom senso e saber que o que fica bem em uma pessoa pode não ficar na outra, independente de valores”, salientou.

Os calçados e acessórios femininos continuam sendo grandes destaques na loja

O FUTURO É O COMÉRCIO ONLINE

Daud e Solânia destacaram, ainda, o que esperam para os próximos 50 anos do Rei Magazine. “Já tivemos o sonho de expandir a empresa, com lojas físicas em outras cidades, porém, o custo benefício é muito alto. Diante disso vislumbramos o comércio online, que está em ascensão em todo o Brasil, e que aqui no Rei Magazine está funcionando muito bem. Utilizamos as redes sociais para que nossos clientes de cidades mais distantes possam estar por dentro das novidades, sem a necessidade de estar na loja física. As compras, que geralmente são realizadas via Whatsapp, Instagram e Facebook, são despachadas para todo o Brasil. Hoje as redes sociais são nossos maiores canais de comunicação com o cliente e estão abrindo cada vez mais as oportunidades do nosso comércio online. Além da loja física, o e-commerce será o futuro do Rei Magazine, ou melhor, já está sendo”, finalizaram pai e filha.

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