CIDADEDESTAQUEEDUCAÇÃO

Merenda Escolar foi tema da Tribuna Livre com a participação de Andréa Benedito

http://www.minhasaojose.com.br
Andréa de Fátima de Jesus Benedito, Diretora de Departamento de Assistência ao Educando

Durante a 28ª sessão ordinária da Câmara, realizada na terça-feira, dia 13, a Merenda Escolar foi tema da Tribuna Livre, ocupada pela Diretora de Departamento de Assistência ao Educando, Andréa de Fátima de Jesus Benedito. A solicitação para a participação foi feita pela vereadora Thais Nogueira da Silva, que vem acompanhando assuntos referentes à alimentação escolar na cidade. 

A convidada, que também é responsável pelo Setor de Merenda Escolar do município, fez uso da palavra observando algumas questões abordadas em plenário, inclusive por vereadores e também por convidados que ocuparam a Tribuna relativas à alimentação escolar. 

“Assumi o cargo há poucos meses e noto que o setor de Merenda Escolar está sendo muito criticado. Estou aqui realmente para defender minha equipe de trabalho, que é muito competente, já que é um setor que exige total responsabilidade, uma vez que trata da alimentação de nossos alunos, de nossas crianças, filhos, enfim”, observou. 

Andrea destacou que, atualmente, o setor de Merenda conta com uma equipe formada por cinco nutricionistas, dois merendeiros, um zelador e dois auxiliares, além de dezenas de merendeiras que atuam nas 35 unidades escolares atendidas pela Merenda Escolar, sendo cerca de 8.730 alunos atendidos. 

“Muito se falou a respeito do nosso carro, mas é com ele que estamos colocando as visitas das nutricionistas nas escolas em ordem, pois elas não estão lá para fazer somente cardápios”, ressaltou. 

A convidada mencionou, ainda, o problema de alguns gêneros alimentícios, os quais estavam com larvas em alguns pacotes de arroz e feijão. “Assim que soubemos do problema, imediatamente fomos nas residências dessas famílias de alunos e substituímos os produtos. São problemas que podem ocorrer, mas reconhecemos e trocamos os itens”. 

Ela falou também sobre o kit alimentação, que foi criado para suprir as necessidades alimentares da criança matriculada. “Felizmente contamos com o apoio da secretária de Educação e também da secretária de Assistência Social que explicaram sobre o kit para compreensão de todos”. 

A responsável pelo setor observou que o Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE) está sem presidente, já que o último deixou o cargo. “Uma reunião será marcada na próxima semana para averiguar quem assumirá, inclusive a própria vice-presidente, que pode assumir o cargo”. 

Após a explanação de Andrea, a palavra foi aberta aos vereadores e Rubens Lobato Pinheiro Neto foi o primeiro a falar. “Gostaria de parabeniza-la pelo trabalho, principalmente no reconhecimento e resolutivas de problemas, que sabemos que ocorrem no setor, mas que estão sendo sanados com boa vontade e dedicação”, disse Rubinho. 

Ele também questionou Andrea sobre como ficará a prestação de contas da Alimentação Escolar, já que há prazos para envio e apreciação, sendo sua aprovação necessária para que o município continue recebendo recursos advindos do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar.  

“Estamos em contato com um colaborador que faz parte do departamento jurídico da Prefeitura, que está nos auxiliando nesta questão, inclusive essa pauta será abordada na reunião com a vice presidente do CAE na próxima semana, mas com relação às contas, tudo está em andamento”, disse Andrea. 

Lúcia Libânio, cujo mandato também está voltado à questão da alimentação escolar, fez algumas observações à Andrea. “Há anos acompanho o trabalho da Merenda Escolar e digo a você, Andrea, que está chegando agora, que ele precisa ser melhorado. Conheço sua equipe, sei do potencial dela, mas não sei o que houve nos últimos anos, pois o trabalho realmente apresenta muitas falhas. E é preciso corrigi-las, já que este setor que não pode falhar e não pode continuar apresentando os problemas que apresenta, o que não está acontecendo agora, mas há anos. Espero, sinceramente, que você desempenhe plenamente seu trabalho, que não será fácil frente aos desafios, e que estou à disposição para auxilia-la no que for preciso para garantir a excelência na alimentação escolar de nossas crianças e adolescentes”, afirmou a vereadora. 

Andrea reiterou o compromisso de resolver os problemas que ainda ocorrem, promovendo cada vez mais a união de sua equipe de trabalho, pois realmente acredita na dedicação e potencial de cada membro. 

Por fim, o vereador Eduardo Ramos questionou a responsável pelo setor de Merenda Escolar sobre a possibilidade de aumento da equipe de trabalho, uma vez que o setor também abrangerá as escolas estaduais da cidade. “Estamos aguardando um caminhão, com câmara fria, para transportar os alimentos de forma mais segura e que garanta que estes cheguem às escolas de forma mais adequada. Estamos em conversação com o prefeito para realmente conseguir mais um motorista para o setor, ou seja, estrutura-lo ainda mais, pois temos consciência que o trabalho vai aumentar”. 

O presidente da Casa, vereador professor Rafael Kocian, agradeceu a presença de Andrea na Tribuna e desejou-lhe boa sorte, enaltecendo seu vasto currículo na área social do município e reiterando o apoio da Câmara ao Setor de Merenda Escolar. 

Andrea deixou um convite aos vereadores para que conheçam o novo espaço onde o setor está instalado e que acompanhem mais de perto as ações e atividades lá realizadas. 

Fonte: Câmara Municipal de São José do Rio Pardo.

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br