CIDADEDESTAQUEEDUCAÇÃO

Jéssica e Bruna: Conheça as jovens estudantes contempladas ao Projeto Rodha 2021

http://www.minhasaojose.com.br

A primeira colocada, Jéssica, estudante da E.E. “Dr. Cândido Rodrigues” cursará o Ensino Médio no Colégio Santa Inês e Bruna, segunda colocada, estudante da E.E. Prof. Sylvia Portugal Gouvea de Sylos, cursará o E.M. no colégio De Grau em Grau/COC

Entrevistas e texto: Natália Tiezzi

O presente de Natal chegou antecipado na casa, ou melhor, na vida das jovens Jéssica Voltarelli e Bruna Cristina Favaro. No final da semana passada ambas receberam a notícia que, sem dúvida, mudaria suas histórias escolares: o êxito no processo seletivo do Projeto Rodha, que visa oferecer oportunidade a jovens que estão concluindo o Ensino Fundamental II a cursarem o Ensino Médio em colégios particulares, com investimento em bolsas de estudos integrais para as três séries do E.M.

Após a conquista, ambas falaram ao www.minhasaojose.com.br, com consentimento de seus pais, e destacaram a importância do Rodha em suas carreiras futuras e também como pretendem encarar um nova escola, novos amigos, novas portas abertas para um futuro mais promissor.

Jéssica, aluna da E.E. “Dr. Cândido Rodrigues” disse que não esperava conquistar a 1ª colocação. “Na verdade não esperava nunca estudar em um colégio particular. Era um sonho impossível, mas que se tornou real. E quando eu me formar, tenha certeza: quero também ajudar ao Projeto assim como está me ajudando agora”, destacou a aluna, que cursará o E.M. no Colégio Santa Inês.

A mesma vontade em auxiliar o Rodha tem Bruna, estudante da E.E. Silvia Portugal Gouvêa de Sylos, que ficou em 2º lugar e cursará o Ensino Médio na Escola De Grau em Grau/COC. “Fiquei tão nervosa dias antes da prova que não consegui estudar. Fiz a prova com o que realmente sabia, o que havia aprendido e, para minha surpresa, deu tudo certo e consegui. “Futuramente, se eu for financeiramente bem sucedida, também quero contribuir com o projeto”, afirmou.

Confira, abaixo, as entrevistas das jovens estudantes de 15 anos.

Bruna, Jéssica, como aconteceu a seleção para vocês participarem do processo seletivo do Projeto Rodha?

Bruna Favaro: A coordenadora da minha escola entrou em contato comigo dizendo que os professores tinham que escolher dois alunos para fazer parte do projeto, que eu era uma das melhores alunas e se eu gostaria de participar. Ela me explicou como funcionava a prova e o Rodha e eu aceitei!

Jéssica Voltarelli: Foi em uma sexta-feira, eu estava fazendo as atividades onlines da escola quando recebi uma ligação do Cândido me contando que fui indicada por uma professora da sala de leitura para participar do Projeto Rodha. Me perguntaram se eu gostaria de tentar e aceitei.

Jéssica Voltarelli: “Palavras nunca vão ser suficientes para expressar os meus agradecimentos ao Projeto Rodha, então, quando eu estiver formada, sem sombra de dúvidas, ajudando, para que no futuro mais e mais alunos tenham a chance igual a que eu tive”

Como vocês se prepararam para a prova?

Bruna: Sinceramente, eu passei a noite em claro de nervosismo e não consegui estudar muito, pois não conseguia me concentrar. Fiz a prova com tudo que eu sabia em mente, tudo que já tinha aprendido.

Jéssica: Entrei em contato com um colega (Pedro Barion) que já havia prestado a prova no ano interior, contei para ele que estava participando e que gostaria de saber como era o teste. Ele me deu suas opiniões e me ajudou a me preparar. Também entrei em contato com o meu colega de sala (Mateus Ferian) propondo que estudássemos juntos e assim o fizemos. Revisamos todas as matérias que cairiam na prova e, na última semana tentei me acalmar o máximo possível para não ficar nervosa na hora do teste.

E como foi para vocês e famílias receberem essa notícia?

Bruna: Eu e minha família ficamos muito felizes e estusiasmados, pois eu conseguir essa bolsa foi realmente uma surpresa, já que não me preparei tanto para a prova.

Jéssica: Eu recebi a notícia através da mesma professora da sala de leitura do Cândido, Solange, me parabenizando e dizendo que sentiria saudades para onde quer que eu fosse. Minha primeira reação foi pular nos braços da minha mãe e abraça-la. Eu não imaginava que passaria em primeiro lugar na prova, cogitei estar em uma posição boa, entre 4° ou 5°, mas alcançar o primeiro, foi um sonho realizado!

Bruna Favaro: Meu maior sonho é ser alguém na vida, alguém que dê orgulho aos meus pais e que eu seja feliz e o Projeto Rodha é uma grande chance para que tudo isso aconteça

Vocês sempre sonharam estudar em uma escola particular? Por quê?

Bruna: Eu não pensei muito em como era estudar em escola particular, pois sabia que tudo era bastante caro e eu nunca quis dar muito prejuízo pros meus pais. Nunca fiquei falando de estudar em uma e nem fiquei imaginando para não ficar com esperanças falsas. Mas aí surgiu o Rodha e mudou tudo isso!

Jéssica: Na verdade nunca foi um sonho na minha cabeça, pois nem oportunidades ou chances eu achava que teria. Um sonho impossível, eu diria. Por mas que seja sonhadora, eu sempre imaginei que continuaria na escola pública. Mas agora que se tornou realidade, quero aproveitar o máximo que consigo porque não é sempre que temos oportunidades como essa.

Vocês já sabem qual curso prestarão no vestibular ou ainda não decidiram qual carreira seguirão?

Bruna: Eu tenho 15 anos e ainda não consegui me dedicir. Esse ano também foi muito difícil por conta da pandemia e não parei muito para pensar no vestibular.

Jéssica: Ainda não me decidi. Minha mente é muito aberta e a cada dia penso em profissões diferentes. Mas eu gostaria de prestar para muitos vestibulares, não só para entrar em um curso, como também para experienciar de tudo um pouco, até grandes provas como as das Fuvest e/ou Unicamp.

Qual a opinião de vocês sobre o Projeto Rodha?

Bruna: Acho este projeto muito bom, pois dar oportunidade para um jovem estudar em uma escola particular praticamente de graça é difícil! E eu gostei bastante de ser uma das escolhidas, mas tenho em mente que terei que me esforçar muito para ficar a altura deste grande projeto e dos alunos.

Jéssica: É um projeto lindo, todos concordam. Dão oportunidades para aqueles que sempre tentaram o máximo para aprender na escola e receberam esse presente de recompensa.

Bruna com os pais Adenilson Natel Favaro e Renata Cristina Passos Favaro, o irmão, Luiz Pedro e a irmã Luna Clarissa
 

Como pretendem agradecer a essa oportunidade que o Rodha está proporcionando a ambas?

Bruna: Mostrar que eu mereço, ficar a altura do esperado (pelo menos tentar) e futuramente, se eu for financeiramente bem sucedida, contribuir também com o Projeto.

Jéssica: Palavras nunca vão ser suficientes para expressar os meus agradecimentos ao Projeto Rodha, então, quando eu estiver formada, sem sombra de dúvidas, ajudando, para que no futuro mais e mais alunos tenham a chance igual a que eu tive.

Qual são seus maiores sonhos para o futuro?

Bruna: Puxa, meu maior sonho? Ser alguém na vida, alguém que dê orgulho aos meus pais e que eu seja feliz!

Jéssica: Meu maior sonho é fazer um intercâmbio estudantil, em algum país ainda indefinido, para ter um impulso nos estudos e realizar um sonho que tenho desde criança, que é viajar para fora. Minha irmã sempre me encorajou “Se você for inteligente e merecedora o bastante disso no futuro, pode ter certeza que o caminho está aberto para você.” E com essas palavras, que levarei para vida, comecei a estudar mais e mais desde dos oito anos, o que me ajudou na escola e também principalmente me fez, hoje, autônoma da língua inglesa, já que os cursos de inglês eram caros na época.

Jéssica ao lado da mamãe, Maria das Dores da Silva Voltarelli e da irmã e grande incentivadora aos estudos, Shirley Voltarelli

Para finalizar, essa pergunta é para as mamães: Qual é a sensação de verem suas filhas sendo aprovadas no Rodha e terem essa oportunidade de estudar em colégios particulares?

Renata Cristina (Mãe de Bruna): É uma sensação maravilhosa como se fosse um trabalho concluído com sucesso, por que mostra que não falhamos como pai e mãe, todo esforço valeu a pena; é uma oportunidade única de fazer com que a Bruna esteja muito bem preparada para ingressar em uma faculdade boa. Eu estou muito feliz e confiante de que ela se sairá muito bem .

Maria das Dores (mãe de Jéssica): Orgulho. Orgulho é o principal. Ver que todo o esforço que ela fez desde muito cedo, hoje está fazendo um efeito tão grandioso e maravilhoso como esse, trazendo uma felicidade e alegria muito grandes. Espero que ela aproveite essa oportunidade e a use para se tornar uma pessoa melhor no futuro. Um sonho e orgulho para qualquer mãe é ver o filho feliz e com uma profissão que adore!

http://www.minhasaojose.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br