Guarda Civil Municipal: Valorização por meio da capacitação e confiança da comunidade
Quem anda pelas ruas já deve ter notado que a Guarda Civil Municipal está cada vez mais ativa na defesa não apenas do patrimônio público, o qual sempre foi sua função, mas também da população. Nos últimos meses, ela vem agindo com mais astúcia e rapidez, em operações coordenadas pela Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito ou em auxílio à Polícia Militar e Civil do município. A mudança significativa na qualidade dos trabalhos prestados vem rendendo também maior confiança dos rio-pardenses na GCM.
Em entrevista ao site, o secretário de ambas pastas, José Fernando Folharini, disse que essa nova postura e ações da GCM só estão sendo viáveis devido ao enquadramento da mesma na Lei Federal 13.022/2014, que regulamentou muitas ações e atividades da corporação,inclusive em auxílio às demais instituições policiais. “Além disso, a GCM também pertence à SUSP – Sistema Único de Segurança Pública, que, entre outras coisas, também pode proceder ações por conta própria”, explicou.

Mas, o que mais vem motivando a GCM, conforme Folharini, é a valorização da equipe, principalmente no que diz respeito à capacitação dos guardas. “Realmente o prefeito entendeu que a CGM precisa de apoio e precisa ser reconhecida como mais uma instituição que zela pelo bem e pela segurança da comunidade. No ano passado conquistamos um sonho: oferecer um curso de capacitação e formação aos guardas civis municipais. Desconheço que nos últimos anos tenham feito algum deste tipo”.
O curso, que durou cerca de três meses, foi realizado na sede da secretaria e dividiu-se em módulos, sendo ‘Funções e Atribuições das Guardas Municipais’; ‘Movimentos Sociais’; ‘Atividades Sociopedagógicas da GCM de Caráter Preventivo’ e ‘O Uso Legal e Progressivo da Força, da Arma de Fogo e Defesa Pessoal’.
“Sem esse treinamento seria muito mais difícil a GCM promover ações ou mesmo ajudar a Polícia Militar, por exemplo, em operações de tráfico de drogas, captura de bandidos, como, inclusive aconteceu e nossa equipe obteve êxito, juntamente com a PM”, observou Folharini.
O reconhecimento da população também é um grande estímulo à GCM. “As pessoas também estão reconhecendo os esforços e a dedicação dos nossos guardas e estão criando o hábito da denúncia, essencial para o êxito de nossas ações. Acredito que isso mostra um resgate da confiança da sociedade na GCM”, destacou o secretário.
Mais uma capacitação está prevista e desta vez o curso será direcionado a autuações no trânsito. “Após passarem por essa capacitação e serem regulamentados como agentes autuadores, os GCMs poderão exercer o direito de autuarem, prática que, no meu ponto de vista, vai melhorar a educação no trânsito aqui na cidade, pois temos muitas reclamações devido aos cidadãos que não cumprem o que a Lei determina relativa ao Código de Trânsito”, afirmou.

PROJETO PREVÊ INSTALAÇÃO DE CÂMERAS DE MONITORAMENTO EM PONTOS ESTRATÉGICOS
Folharini disse ainda que a Secretaria elaborou um projeto para apreciação do Executivo com vistas à instalação de câmeras de monitoramento em pontos estratégicos da cidade.
“Essas câmeras seriam instaladas nas entradas e rotas de saída do município e, sem dúvida, nos auxiliariam muito na fiscalização e na coação de ações fora da lei. O projeto já está na Prefeitura e estamos aguardando que seja aprovado”, concluiu o secretário.
(Crédito à foto da capacitação da GCM: Assessoria de Imprensa/Prefeitura)