AGRICULTURACIDADEDESTAQUE

Divulgados os resultados dos inventários e propostas à Agricultura e Turismo

http://www.minhasaojose.com.br

A valorização da mulher no campo, além de propostas ao Saneamento Básico e Meio Ambiente foram alguns destaques mencionados no documento, que pode ser acessado pelo www.riopardo2050.com.br/publicacoes.

Durante mais uma reunião on line, o Projeto Rio Pardo 2050 apresentou os resultados dos inventários relativos à Agricultura e também ao Turismo, aplicados aos trabalhadores e pessoas ligadas às estas áreas econômicas. Representantes do Grupo Focal, da Agência de Desenvolvimento e convidados participaram do encontro virtual e puderam conhecer um pouco mais sobre a realidade de cada setor.

Além de dados técnicos, o inventário também trouxe algumas propostas para os dois eixos, que possuem um grande potencial para se destacarem ainda mais na economia do município. Na Agricultura, por exemplo, o setor de hortifruti continua sendo muito forte nas lavouras rio-pardenses, entretanto, conforme apontamentos, carece muito de apoio e suporte para se estruturar, principalmente quanto a assistência técnica, formação técnica e preparação dos jovens sucessores, uma vez que o percentual de agricultores acima de 60 anos é muito grande.

O papel da mulher na agricultura também foi destaque na análise do inventário. Muitas iniciativas estão buscando resgatar o protagonismo feminino no campo e tais ações tem importância crucial nos dias atuais, uma vez que o agronegócio se torna cada vez mais complexo e competitivo, o que demanda uma gestão com mais atenção aos detalhes e produtores mais capacitados e abertos a mudanças. Tais características são mais facilmente encontradas entre as mulheres, ou ainda quando a gestão é compartilhada na família. Incentivar a participação feminina no agronegócio certamente traz resultados para a propriedade e a comunidade como um todo. “Ao investigar todos esses fatores e buscar entender como essas mudanças estão chegando às propriedades do município, podemos aperfeiçoar as ações de fomento às atividades rurais, aproveitando seus potenciais e corrigindo suas fraquezas, para que possam estar preparados para se manter competitivos neste setor, que tem potencial de crescimento para os próximos anos”, apontou o relatório

PROPOSTAS AO TURISMO

Com relação às propostas ao setor de Turismo, muitas delas se concentram ao Turismo Ambiental, com fomentos às atividades que enalteçam as belezas naturais que circundam a cidade, bem como explorar a rica gastronomia e as riquezas históricas em algumas propriedades. Para viabilizá-los, a proposta é apoiar a criação dos roteiros turísticos envolvendo todos os agentes privados e públicos e as ações de turismo cultural, ambiental, esportivo, rural, gastronômico e artístico/artesanal.

Também foi proposta a regulamentação do FUNTUR, como fonte de recursos a serem investidos no setor de Turismo. Os recursos seriam administrados pela Secretaria de Turismo, mas a destinação deve ser aprovada pelo COMTUR.  Sobre essa pasta, o projeto sugeriu estruturar a Secretaria com recursos financeiros e humanos, viabilizando o funcionamento dos atrativos como a Biblioteca, Museus, Casa Euclidiana, entre outros, também nos finais de semana e feriados. Com isso, estes locais poderiam servir como postos de informações turísticas, essenciais ao Município Turístico.

Com relação à mão de obra qualificada e desenvolvimento das atividades, as sugestões são: estimular o Senac e as universidades a implantarem programas de formação de mão de obra técnica, tecnológica e superior para atender ao mercado; Fomentar e incentivar o desenvolvimento de negócios de cultura, turismo e gastronomia em parceria com o Senac e Sebrae, dentro dos pressupostos da Economia Criativa; Divulgar o setor econômico do Turismo, Cultura e Gastronomia como fator de geração de novos negócios, atraindo para a cidade novos negócios ligados à saúde; Implantar um programa educacional para crianças e adolescentes que promova a conscientização do Turismo local e regional como uma atividade importante, geradora de emprego e renda e com muitas oportunidades profissionais; Implantar programas de formação empreendedora para agentes do Turismo cultural, gastronômico, ambiental, rural, entre outros.

Além disso, o projeto trouxe ainda propostas de ações em áreas como Saneamento Básico e Meio Ambiente, Revitalização do Centro da Cidade, Programa de Economia Criativa, reforma e utilização da antiga Estação Fepasa e Estação Rodoviária, Semana Euclidiana e atividades da Cultura. Os inventários sobre Agricultura e Turismo podem ser acessados na íntegra através da página www.riopardo2050.com.br/publicacoes.

Natália Tiezzi – Assessoria de Imprensa Rio Pardo 2050

http://www.minhasaojose.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br