Cidadania Italiana: Quem tem direito a ela?

http://www.minhasaojose.com.br
A Assessora Rossana Maldonado, da RO.MA, explica passo a passo quem tem direito à Cidadania

Entrevista e texto: Natália Tiezzi

Será que eu tenho direito à Cidadania Italiana? Essa é uma das principais perguntas direcionadas à Assessora Rossana Maldonado, da RO.MA Assessoria em Cidadania. Em entrevista ao www.minhasaojose.com.br, ela explicou quem pode obtê-la, além de destacar os procedimentos ao documento, que iniciam-se pelo escritório aqui em São José do Rio Pardo direto à Itália.

“Muitas pessoas que procuram o escritório da RO.MA não sabem ou acabam descobrindo ali, naquela conversa que sim, que tem o direito à Cidadania Italiana, uma vez que se você tem um ascendente que nasceu na Itália tem direito à mesma. A Cidadania Italiana é transmitida de pai/mãe para filho (sem limite de geração), conhecida como cittadinanza iure sanguinis (por direito de sangue)”, destacou Rô Maldonado.

Ela explicou que no escritório costuma orientar desde o início para que os clientes que buscam pela Cidadania Italiana não tenham nenhuma dúvida quanto processo. “Primeiramente orientamos o cliente ao preenchimento de uma ficha de árvore genealógica, onde montamos a mesma constando todas as informações que ele conseguiu até o momento para organizar e visualizar a sequência de documentos . Auxiliamos no preenchimento para facilitar uma melhor organização destas informações, seguindo nos moldes de: sabe quem é o italiano?; sabe o nome completo?; depois dele quem é o próximo e até chegar no interessado ou interessados para a cidadania”.

Rô afirmou, ainda, que o escritório também solicita que o cliente faça uma pesquisa com membros de sua família, pois muitas informações necessárias se encontram com os próprios familiares ou através de emissão de certidão em inteiro teor .

“Temos todos os serviços para que o processo esteja de acordo com o exigido, cito alguns como tradução juramentada aqui ou direto na Itália , montagem de todo o processo, busca de certidões (aqui damos uma ênfase à tão importante, sonhada e buscada certidão de nascimento ou batismo original do antepassado italiano, uma vez que sem esta certidão é impossível fazer o reconhecimento da cidadania italiana), além da analise completa e minuciosa de documentos, informações quando há a necessidade de retificações, etc, tudo para deixar a documentação em ordem e completa para envia-la ao nosso escritório na Itália e de lá seguir para nossos advogados quando se tratar de processos judiciais ou para a nossa parceira, a Fabris Garagnani, quando se tratar de um processo Administrativo (presencial), pois independentemente se fazemos o reconhecimento da cidadania no Brasil ou na Itália a documentação é a mesma para ambos”, observou.

A assessora disse que o escritório da RO.MA tem recebido muitos clientes com pedidos de emissão do passaporte italiano no consulado de sua jurisdição. “Para esse tipo de serviço fazemos apenas orientações, pois há pré-requisitos para o mesmo, como atualização do aire, atualização de estado civil ou nascimento do(s) filho(s) e até mesmo para a confecção do passaporte brasileiro, o qual também somente orientamos, pois são trâmites que o próprio interessado precisa fazer, mas que não nos custa ajudar e clarear aos clientes os passos necessários para que tudo dê certo”, afirmou Rô, que sempre gostou muito de auxiliar seus clientes, sendo até mesmo procurada para ser guia turística na Itália, tamanha sua paixão e amor por aquele país.

Quer tirar mais dúvidas a respeito da Cidadania Italiana? O escritório da RO.MA Cidadania Italiana fica à rua Dr. Costa Machado, 387 (em frente à G-Bertho).

Agende uma visita pelos contatos (19) 99218-0969 ou 3682-7998. “Será um prazer ajudar a realizar esse sonho de muitas pessoas que é ter o reconhecimento da Cidadania Italiana. Lembrando que estamos adotando todas as medidas de prevenção à Covid-19, com atendimentos agendados e em horário marcado”, concluiu Rô Maldonado.

http://www.minhasaojose.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br
%d blogueiros gostam disto:
Secured By miniOrange