DESTAQUESAÚDE

Câncer de Próstata: Dr. Uanderson Resende explica e esclarece dúvidas sobre a doença

http://www.minhasaojose.com.br
Médico oncologista destacou que o preconceito ao exame de toque ainda afasta muitos pacientes dos esclarecimentos sobre a doença

Entrevista e texto: Natália Tiezzi

O www.minhasaojose também apoia a campanha Novembro Azul, que tem como objetivo a conscientização e a prevenção ao câncer de próstata, uma doença que ainda acomete e leva a óbito muitos homens no Brasil, sendo a 2ª causa de morte atrás apenas do câncer de pulmão.

A campanha é promovida neste mês de novembro, mas ser consciente e prevenir a doença devem acontecer durante o ano todo. Para falar mais sobre o assunto, inclusive esclarecendo dúvidas, a reportagem conversou com o médico oncologista e responsável pelo Setor Oncologia SAVISA, Uanderson Resende.

Ele explicou o que é o câncer de próstata, diagnósticos, formas de tratamento, bem como observou que o preconceito ao exame de toque, por exemplo, ainda afasta muitos pacientes dos esclarecimentos necessários à doença.

Confira, abaixo, a entrevista na íntegra

Dr. Uanderson, como é definido o câncer de próstata? Em que idade ele pode acometer os homens?

Dr. Uanderson Resende: O câncer de próstata é uma lesão maligna que surge na próstata, que é a principal glândula no homem responsável pela produção de um fluído que protege e nutre os espermatozóides no sêmen do homem. Geralmente o câncer de próstata surge nos homens acima de 50 anos, sobretudo nos idosos. A idade corresponde o principal fator de risco para o câncer de próstata, ou seja, quanto maior a idade maior o risco. Exceção à regra observa-se nos homens com câncer de próstata de origem hereditária ou genética, em que a doença pode surgir antes dos 50 anos.

Como diagnosticar a doença?

O câncer de próstata é diagnosticado por uma biópsia da próstata, que é realizada por meio uma ultrasonografia da próstata. A única forma de se fazer o diagnóstico é por meio da biópsia. O PSA e o toque retal são exames clínicos para avaliar uma suspeita de câncer de próstata, mas não confirma o câncer de próstata.

A partir de qual idade é recomendável o exame de toque retal?

Conforme inúmeras pesquisas científicas, diretrizes científicas e posicionamentos de sociedades cientificas, não existe mais a recomendação formal de exame de toque retal para rastreamento do câncer de próstata. O exame de toque retal é usado pelo médico urologista para investigar uma suspeita de câncer de próstata quando o paciente apresenta uma queixa clínica objetiva como sangramento nas fezes, hematúria, dor suprapúbica, entre outras. Neste caso, havendo a presença de uma lesão de câncer de próstata, o médico urologista poderá identificar a presença de uma lesão local na próstata seja pelo endurecimento da próstata, tamanho, etc.

Os homens ainda têm medo, receio ou preconceito deste exame?

Sim, os homens possuem muito preconceito com esse exame, e de certa forma isto tem afastado muitos pacientes do esclarecimento da doença. É preciso discutir com o oncologista e o urologista as principais informações sobre o câncer de próstata. Somente o esclarecimento real e fidedigno sobre a doença é capaz de vencer o preconceito. É preciso abordar os pacientes com mensagens claras, respeitosas e confiáveis. A sua saúde está sempre em primeiro lugar.

O câncer de próstata tem cura? Quando isso ocorre?

O câncer de próstata é um câncer muito indolente na maioria dos casos, ou seja, geralmente cresce lentamente. Na maioria dos casos o tratamento cirúrgico ou a radioterapia proporciona a cura. Em situações de tumores mais agressivos é necessário complementar o tratamento com hormonioterapia.

Quais hábitos podem contribuir para a ocorrência deste tipo de tumor?

O câncer de próstata é uma ocorrência comum com o aumento da idade a partir dos 50 anos. Quanto maior a idade, maior a chance de ter câncer de próstata. Cerca de 75% do total de casos de câncer de próstata ocorrem acima dos 75 anos. Outro fator importante, mas pouco comum é a herança genética, principal responsável pelo câncer de próstata antes dos 50 anos de idade e naqueles casos de câncer de próstata agressivos. Outros dois fatores de maior associação com o câncer de próstata são a raça negra e o histórico familiar. Alguns fatores de risco são incertos quanto ao risco de câncer de próstata como a dieta, obesidade, tabagismo, vasectomia e doenças sexualmente transmissíveis.

Há hábitos que os homens podem manter para preveni-lo?

Atualmente não há fatores de prevenção cientificamente comprovados para prevenir o câncer de próstata tais como alimentação, cuidados gerais ou antibióticos, por exemplo. O principal na prevenção primária é a conscientização com esclarecimentos sobre os sinais ou sintomas que podem ocorrer no câncer de próstata. O compartilhamento da decisão entre médico e paciente quanto ao rastreamento do câncer de próstata por meio do PSA total é outra importante estratégia na prevenção primária do câncer de próstata.

Quais são as principais formas de tratamento?

O câncer de próstata pode ser tratado por diversas maneiras diferentes sendo que às vezes utilizamos mais de um forma de tratamento. A cirurgia e a radioterapia são as principais formas de tratamento do tumor localizado. Os pacientes com baixa performance clínica, ou seja, idosos com dificuldades para realizarem as atividades habituais do dia a dia, pode-se discutir com o paciente e familiares o simples acompanhamento do tumor localizado sem tratamento. Nos tumores localmente avançados, com PSA total elevado ou tumores agressivos, deve-se complementar o tratamento com hormonioterapia ou terapia biológica. Nos tumores avançados, pode-se empregar as diversas estratégias, inclusive a quimioterapia.

No caso de retirada da próstata, o homem pode ficar impotente?

Sim, tanto a cirurgia quanto a radioterapia no tratamento do câncer de próstata podem levar a impotência sexual na forma de disfunção erétil. A taxa desta intercorrência pode ocorrer entre 7% a 90%, portanto, muito variável, dependendo da técnica cirúrgica, tamanho do tumor, tipo de pelve, tipo de radioterapia, entre outros. É importante dizer que técnicas cirúrgicas mais modernas, recentemente implementadas, assim como a radioterapia na forma IMRT, tem proporcionado resultados muito menores de disfunção erétil. Também, alguns urologistas tem tratado a disfunção erétil com medicamentos ou mesmo prótese peniana.

Para finalizar, que mensagem o Dr. Deixaria aos homens neste Novembro Azul?

A principal mensagem no combate ao câncer de próstata é a conscientização. O câncer de próstata é um tumor frequentemente presente na população masculina. Tem cura com procedimentos relativamente simples. Se informe com seu médico. Não deixe suas dúvidas sem esclarecimento ou mesmo para amanhã. Cuide-se! Previna-se!

http://www.minhasaojose.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br