“Vista Cansada”: Dra. Denise Ferreira explica quando ela ocorre e como trata-la

http://www.minhasaojose.com.br

Problema é mais recorrente entre os 40 e 60 anos, porém é recomendável fazer sempre uma revisão de exames oftalmológicos

Entrevista e texto: Natália Tiezzi

A Presbiopia, popularmente conhecida como “Vista Cansada” é um problema de visão que atinge as pessoas geralmente na faixa etária dos 40 até após os 60 anos, entretanto, de uns anos para cá, ela também vem acometendo pacientes antes de completarem os 40 anos.

Para explicar por que isso está ocorrendo, bem como os tratamentos mais adequados, a reportagem de www.minhasaojose.com.br entrevistou a médica oftalmologista Denise Fronzaglia Ferreira, que também falou sobre os malefícios à visão causados por um objeto bem conhecido e erroneamente utilizado por muitos: os “óculos de camelô”.

Ela destacou ainda os principais sintomas e observou que muita gente confunde a Presbiopia com outros problemas oculares, recomendado a busca por auxílio médico, seja qual for o problema.

Confira abaixo a entrevista na íntegra.

Dra. Denise, em síntese, o que é a chamada “Vista Cansada”?

Dra. Denise Fronzaglia Ferreira: É a perda da capacidade de enxergar de perto relacionada ao envelhecimento. O nome técnico é Presbiopia.

As pessoas a confundem muito com outros tipos de problema na visão?

Frequentemente. Muitas pessoas ainda enxergam quando começam a apresentar esse problema, mas têm dor de cabeça e não entendem o porquê. É comum também que simplesmente parem de executar atividades que dependem da visão de perto, sem saber que podem utilizar um óculos para melhorar essa situação.

A partir de que idade ela pode ocorrer e por quê?

Por volta de 40 anos é quando o músculo que temos dentro do olho, responsável pela visão de perto, para de funcionar. É uma perda de visão de perto progressiva, que piora até ao redor dos 60 anos.

Quais são os principais sintomas?

Os sintomas são embaçamento para enxergar de perto, dor de cabeça ao final do dia e piora da visão em ambientes com pouca luz.

Quando a pessoa deve procurar auxílio médico e qual é o tratamento?

É importante fazer uma revisão de exame oftalmológico após os 40, mas pode demorar mais para a vista cansada se manifestar. O ideal é procurar o seu médico assim que manifestar algum dos sintomas citados anteriormente.

Qual a recomendação para quem tem esse problema?

A principal recomendação é evitar a compra de óculos pré-montados, o famoso “óculos de camelô”, que podem prejudicar a visão do paciente. A vida do paciente com vista cansada não apresenta nenhuma restrição. Ele só precisa de óculos e ficará bem para realizar todas as atividade cotidianas.

Este é um problema que aumentou de uns anos para cá? Quais os motivos?

A busca pelo óculos para perto tem acontecido em pacientes próximos dos 40 anos, mas não porque o problema aumentou e sim porque hoje utilizamos muito mais a visão de perto do que antigamente. Nossas vidas são no celular/tablet/computador, portanto os pacientes percebem logo as dificuldades da presbiopia.

Muita gente tem esse ou outros problemas de visão, mas acha que com um colírio resolve. Gostaria que explicasse os malefícios do uso indiscriminado de colírios.

Em geral, qualquer medicamento utilizado sem prescrição médica pode trazer malefícios. Sempre evitem a auto-medicação, muito problemas podem piorar com essa prática, inclusive os oculares.

Além de óculos, existe tratamento cirúrgico para a Presbiopia?

Existe tratamento cirúrgico para uma pequena porcentagem, os quais melhoram  cirurgicamente. No entanto, a regra é que não há tratamento cirúrgico. O mais recomendável é procurar um oftalmologista que avaliará a situação e indicará o melhor tratamento que, na grande maioria dos casos, é o uso de óculos mesmo.

http://www.minhasaojose.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br