CIDADEDESTAQUEPOLÍTICA

Vereador Rafael Kocian destaca projeto para implementar a “Escola do Legislativo”

http://www.minhasaojose.com.br
Ele também destacou quais serão suas prioridades nesta legislatura: Esportes, Cultura, Geração de Empregos e combate à Corrupção

Entrevista e texto: Natália Tiezzi

Em sequência às entrevistas com os vereadores eleitos, o www.minhasaojose.com.br entrevistou Rafael Castro Kocian, que está ocupando a cadeira da vereança pelo segundo mandato consecutivo e foi o vereador mais votado na última eleição.

A eleição de 2020 foi a terceira que Kocian disputou e em seu primeiro mandato recebeu muitos elogios da população principalmente por ser um vereador atuante junto à comunidade, disposto ao diálogo e fiscalizador da coisa pública.

Durante a entrevista, ele falou da reeleição à Câmara, do desafio de presidir a Casa, áreas que mais pretende dar ênfase em seu mandato, as lições que aprendeu, que o tornou mais sábio para exercer essa legislatura, bem como mencionou, entre os novos projetos o “Escola do Legislativo”, que será uma forma de aproximar ainda mais os rio-pardenses da Casa de Leis e vice-versa de forma mais dinâmica e proveitosa.

Confira, abaixo, a entrevista na íntegra.

Rafael, por que optou pela terceira candidatura?

Rafael Castro Kocian: Optei pela candidatura porque acredito que fizemos um bom trabalho na primeira legislatura. Foram mais de 3.000 proposituras, projetos que se transformaram em dezenas de leis, além da obtenção de recursos para a cidade. Dessa forma contribuímos para o desenvolvimento de São José e da sua população e acreditamos que o trabalho deveria continuar. E a população concordou, sendo que a prova disso foi nas urnas, onde tivemos uma votação expressiva.

Qual foi a principal lição que aprendeu na primeira legislatura que manterá nesta?

Acredito que a importância do diálogo. Particularmente nunca tive problemas com meus colegas e sempre busquei dialogar, ouvir o outro lado, contribuir com projetos de colegas, emendas, etc. O que dificultou um pouco os trabalhos da Câmara foi a gestão anterior na Prefeitura e não apenas do Legislativo, mas em outros setores também, como o Judiciário. Creio que esta nova gestão está muito mais aberta ao diálogo com os demais poderes, o que vai otimizar os trabalhos tanto do próprio Executivo, quanto da Câmara, do Ministério Público, etc.

E quais são as áreas que pretende dar mais ênfase em seu mandato?

Acredito que o vereador tenha que dar devolutivas à população em todas as áreas, mas, particularmente as áreas prioritárias de meu mandato serão a Educação, a Cultura e os Esportes, bases para a formação dos cidadãos. Além disso, a geração de emprego e renda, que inclusive já estamos estudando algumas legislações de outros municípios que possam contribuir neste sentido. E, por fim, o combate à corrupção, cuja prática tira dinheiro de áreas essenciais.

Kocian sempre buscou melhorias para a Educação no município e pretende continuar neste novo mandato

Você acredita que a Câmara estará mais unida nesta legislatura? Em que essa união pode contribuir com a sociedade?

Sim e não gosto muito dessa separação de ‘situação e oposição’. Estamos conscientes do nosso papel frente à sociedade e temos que trabalhar. É claro que opiniões diferentes vão surgir, mas que as ações caminhem para o mesmo rumo, ou seja, trabalhar para construir consensos e tentar resolver problemas.

Rafael, quais as impressões que teve do 1⁰ curso de preparação aos vereadores?

As melhores impressões possíveis. Todos os eleitos tomaram posse com maior conhecimento do funcionamento, dos regimentos da Câmara. E a repercussão experta também foi muito boa, uma vez que cidades procuraram a Casa com o intuito de ministrar o curso, inclusive de outros estados.

Gostaria que comentasse sobre o intuito da Câmara de se aproximar mais dos cidadãos. Já há algum projeto neste sentido?

Sim. Desde o ano passado já tínhamos esse objetivo de promover algumas mudanças, inclusive com relação à comunicação do Legislativo para dinamizar os trabalhos junto à população, abrindo novos canais. Entre os pojetos para esta finalidade está o Escola do Legislativo, que pretende uma maior interação entre os vereadores, os funcionários públicos e, claro, a população. E ele surgiu justamente pelo curso de formação de vereadores, que acredito ter sido a semente plantada para uma maior abertura da Câmara aos munícipes.

O que as pessoas podem esperar do Kocian vereador e agora também presidente da Câmara?

Sem dúvida um vereador com mais experiência, participativo, produtivo, que sempre levará as demandas da população às discussões e caminhos para resoluções; que continuará fiscalizando o Executivo e promovendo o diálogo, independente do partido e siglas o qual os demais vereadores foram eleitos.

O que é ser um bom vereador?

Acredito que, independente de qualquer coisa, o bom vereador deve enxergar na população o seu patrão. É à população que o vereador deve respeito. Vereadores devem ser independentes e devem ter autonomia para apoiar as boas causas e criticar aquilo que não está sendo legal.

O que espera da gestão do Márcio, já que o apoiou em sua candidatura?

Márcio é uma liderança jovem, comprometido com a mudança que a cidade precisa com urgência. Nas últimas décadas São José ficou para trás em relação a outros municípios pela falta de gente capacitada e com vontade de estar ali no poder. Acredito que Márcio tenha capacidade e vontade para colocar a cidade nos trilhos novamente. Que sua garra perdure durante todo o mandato. Ele, inclusive, já se mostrou um prefeito aberto ao diálogo, parceiro e de portas abertas à Câmara para que, assim, todos possam contribuir com seu mandato também.

Kocian junto à esposa, Ligia, e os filhos Heitor e Rafaela, que são sua base e onde sempre obteve apoio para a vereança
http://www.minhasaojose.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br