Setor Oncologia SAVISA completa um ano de atividades

http://www.minhasaojose.com.br

Beneficiários também destacaram a qualidade e humanização do tratamento ofertado pelo plano de saúde

Entrevistas e texto: Natália Tiezzi – Assessoria de Imprensa Santa Casa/SAVISA

No mês de agosto, o Setor Oncologia SAVISA completou um ano de atividades em São José do Rio Pardo. Instalar e oferecer esse tipo de atendimento e tratamento tão complexos era um grande sonho da Operadora SAVISA, bem como da própria Santa Casa, para garantir uma assistência digna aos beneficiários do plano de Saúde acometidos pelo câncer.

“Sabíamos do desafio que teríamos pela frente, mas desde o início contamos com o apoio do senhor Edson Roberto Furlan, provedor da Santa Casa, e também da Jane Santurbano, diretora do hospital. E hoje temos muito o que comemorar. É uma sensação de conquista, gratidão e alívio por ver a satisfação do beneficiário em relação ao serviço prestado, que é da mais alta qualidade, tanto do ponto de vista profissional, quanto químico, através dos medicamentos, etc”, destacou a gerente Ana Paula Lopes da Silva.

De acordo com a enfermeira Denise, que atua no setor, neste primeiro ano 93 pacientes passaram pela Oncologia, sendo 58 mulheres e 35 homens. Quatrocentas e cinquenta e uma consultas foram realizadas, num total de 163 sessões de quimioterapia. Atualmente, seis pacientes fazem uso de quimioterapia sistêmica.

Além do médico oncologista, também fazem parte da equipe de trabalho enfermeiras, farmacêutica, técnico de enfermagem e recepcionista. Além destes, o Setor Oncologia SAVISA conta ainda com equipe multidisciplinar que envolve psicóloga, nutricionista e fisioterapeuta, profissionais que, além dos medicamentos, também fazem a diferença na vida de cada paciente e seus familiares.

“Cada profissional trabalha e se dedica de forma cuidadosa e humanizada. Fazem a diferença na vida dos pacientes em um dos momentos mais difíceis da vida. São responsáveis e acolhedores não somente com os pacientes, mas também com os familiares. Exercem suas funções com muito amor e carinho, e isso é o que mais os destacam”, afirmou a gerente da Operadora.

MUITO ALÉM DE UM TRATAMENTO NA PRÓPRIA CIDADE

Dr. Uanderson observou que o Setor Oncologia SAVISA vai muito além de apenas oferecer tratamento aos beneficiários rio-pardenses em sua própria cidade. “Ter um setor de Oncologia deste porte em uma cidade como São José do Rio Pardo é uma honra para o município, pois engloba uma teia de ações de alta complexidade que está além de apenas oferecer tratamento digno aos pacientes em seu município. A começar pela equipe, que se compromete e se dedica ao máximo diariamente, em todas as áreas, para que tudo realmente dê certo”, disse.

O médico oncologista também citou a alta complexidade tecnológica com a manipulação de medicamentos incomuns para boa parte dos profissionais de enfermagem. “A Oncologia SAVISA não fica ‘devendo’ em absolutamente nada para os grandes centros oncológicos e com uma vantagem: aqui os pacientes conhecem e sempre terão o acompanhamento do mesmo médico, de uma equipe qualificada e extremamente dedicada ao atendimento humanizado, que começa desde a recepção deste paciente, passando pelo médico, enfermagem, farmácia, na questão medicamentosa. Isso cria uma relação de confiança no paciente, muito importante em todas as etapas do tratamento”.

Ele mencionou, ainda, a equipe multidisciplinar, que também desempenha papel fundamental no acompanhamento dos pacientes, bem como de seus familiares. “É extremamente necessário esse apoio de psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas ao paciente, mas também aos familiares, que se preocupam, sofrem junto com a pessoa acometida pelo câncer. Cada paciente, familiar é tratado de forma personalizada conforme as suas necessidades e também suas expectativas ao tratamento”.

Por falar em expectativas, Dr. Uanderson observou que elas foram supridas com muito aprendizado, dedicação e trabalho neste primeiro ano de atividades no Setor Oncologia SAVISA. “Tudo aqui evoluiu e isso é muito positivo, pois podemos sempre melhorar, em todos os sentidos. Temos um ambiente favorável, uma equipe com qualificação e comprometida, que garante a eficiência nas atividades e excelência em resultados. Posso garantir, sem dúvidas, que o essencial está sendo realizado aqui: qualidade nos atendimentos e tratamentos, inclusive excelência nos medicamentos, com as melhores opções possíveis, a humanização, que é esse contato mais próximo e essa confiança gerada no paciente e familiar. Tudo isso gera expectativa de vida nos pacientes e alento às famílias”, concluiu.

E TUDO SE RESUME EM UMA PALAVRA: “GRATIDÃO”

Em entrevista, alguns pacientes fizeram questão de enaltecer o trabalho promovido pelo Setor Oncologia SAVISA, bem como agradecer aos profissionais que atuam no local. Confira, abaixo, alguns depoimentos de pacientes que, por questão de respeito, vamos manter apenas a inicial dos nomes.

“Fui diagnosticada com câncer de reto com metástases no pulmão em outubro de 2019. Em novembro de 2019 comecei tratamento com quimioterapia na Oncologia do Hospital São Francisco, em Ribeirão Preto. Em nenhum momento me desesperei. Me prometi que faria tudo que fosse necessário para me curar. Decidi lutar com otimismo, vencer e nunca desistir. Em março do ano passado fiz cirurgia no intestino, que mostrou o acerto da quimio, com ausência de células tumorais na biópsia. Em 04 de novembro de 2020 comecei a ser acompanhada pela Oncologia Savisa. Toda mudança gera temores, dúvidas, incertezas. Mas, graças a Deus, tudo foi muito tranquilo. Me senti acolhida. O Dr. Uanderson transmite confiança e me sinto totalmente segura com sua competência, atenção e firmeza. Irrepreensível! E todos que formam a equipe multidisciplinar do SAVISA são profissionais maravilhosos, amigos, que nos cercam de cuidados, carinho e cuidam de todos nós, pacientes, com dedicação e muito amor. O atendimento é humanizado, o ambiente é alegre, acolhedor. As manhãs de quimio às quartas eram agradáveis e dá até para sentir saudade. O câncer é um desafio, um convite a mudanças de hábitos, atitudes. Desse relacionamento paciente/SAVISA surge uma nova pessoa, que quer uma vida com mais saúde, mais equilíbrio, mais plena. Todos contribuem para que essa travessia seja feita com mais leveza, com acompanhamento constante, apoio irrestrito e muito carinho. Gratidão!!!”, afirmou a paciente “A”.

“Comecei o tratamento dia 22 de dezembro e recebi alta dia 28de abril. Toda a equipe é maravilhosa, humana, acolhedora, eficiente. Agora faço consulta de rotina. Agradeço a Deus e essa equipe por tudo”, destacou a paciente “E”.

“O atendimento é ótimo, muito positivo, inclusive porque não precisamos mais viajar, sair daqui para ter esse tipo de tratamento. Minha palavra é gratidão a todos esses profissionais. Estou sendo muito bem acompanhada e amparada aqui”, disse a paciente “R”.

“Faço tratamento aqui na Oncologia SAVISA desde abril e o atendimento e o acolhimento é muito bom. Muito melhor estar fazendo aqui do que em outra cidade”, observou a paciente “V”.

“O atendimento aqui é de excelência, uma equipe humanizada. Todos são muito especiais para nós, pois são profissionais competentes, que tratam, mas também nos acolhem”, disse “F”, que é acompanhante de uma paciente que faz tratamento no Setor Oncologia SAVISA.

“Hoje, com a possibilidade de tratamento aqui em São José, vou embora para minha casa mais cedo. Antes tinha que esperar horas, pois era em Ribeirão. O atendimento aqui é maravilhoso, acolhedor. O cuidado que todos os profissionais têm conosco e com nossos familiares é bonito, inspirador”, observou a paciente “E”.

A diretora da Santa Casa, Jane Santurbano, concluiu dizendo que este é apenas o primeiro ano e que as expectativas são muito positivas para o Setor Oncologia SAVISA. “Desde que iniciamos as conversas sobre a possibilidade de instalação de um setor oncológico no SAVISA o objetivo sempre foi oferecer, além de qualidade, acolhimento e respeito aos beneficiários e seus familiares. Muitos foram os desafios nestes primeiros 12 meses, mas, graças a Deus e essa grande equipe, superados dia-a-dia. Certos de que estamos no caminho certo, vamos oferecer sempre esse acolhimento, esse diferencial no tratamento, nos medicamentos e, claro, na comodidade de realização de todo o processo aqui em São José aos nossos beneficiários SAVISA”.

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br
%d blogueiros gostam disto: