Setor da Educação Municipal participará de Formação em Educação Ambiental

http://www.minhasaojose.com.br

Curso é uma parceria entre o CME, FME, Secretaria Municipal da Agricultura junto a Cantareira Transmissão de Energia S.A. e a Draxos/RJ

A Prefeitura Municipal de São José do Rio Pardo, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o Conselho Municipal de Meio Ambiente, o Conselho Municipal de Educação e o Fórum Municipal de Educação, no próximo dia 18/03/2020, através da Cantareira Transmissão de Energia S.A., na interlocução da equipe técnica da Draxos Consultoria e Gestão Ambiental, do Rio de Janeiro.

O mesmo será voltado para os gestores, docentes, coordenadores pedagógicos e técnicos da Rede Municipal de Ensino de São José do Rio Pardo, no intuito de subsidiar a ação pedagógica, através de novos saberes no ato educativo, contribuindo ao desenvolvimento e formação dos educandos, tornando-os agentes sociais multiplicadores de boas práticas ambientais. Neste dia também acontecerá a Cerimônia de doação dos Jogos Educativos: Diagnóstico do Território.

A formação será mediada por duas especialistas na matéria, sendo elas, Anne Kassiadou Menezes que é Doutora e Mestre em Educação e pela Joana de Angelis May Menezes, Engenheira Sanitarista e Ambiental. 

Milton Herrera, que atualmente está presidente do Conselho Municipal de Educação afirmou que o curso visa à promoção e a articulação das políticas públicas de Meio Ambiente, com fundamento da Lei Municipal nº. 3.376/2009, e em alinhamento às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, que objetiva a garantia da democratização e o acesso às informações referentes à área socioambiental.

PARCERIA

“Este curso é fruto de uma participação do conselho em uma reunião realizada no ano passado, promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, na qual foram apresentadas pela equipe técnica, através do Programa de Comunicação Social da Cantareira, as ferramentas necessárias para a leitura e diagnóstico territorial, através de um jogo educativo, favorecendo a compreensão das questões ambientais de forma contextualizada”, informou Milton.

Para Ana Lúcia Porfírio, atual coordenadora do Fórum Municipal de Educação, “a atividade prática apresentada naquela reunião, através dos jogos, despertou o nosso interesse em articular, junto àquelas profissionais, novas formas de conceber e viabilizar a Educação Ambiental no espaço educacional e foi então que mediamos junto a Draxos a parceria”.

Milton e Ana Lúcia comentaram ainda que foram surpreendidos com acolhida da Cantareira e da Draxos, que além de fornecerem ao Município alguns kits dos jogos educativos, também concederam uma formação exclusiva em Educação e Gestão Ambiental.

Outro encontro acontecerá no dia 16, às 14h00, sendo aberto ao público em geral, onde será apresentado o Programa de Comunicação Social – PSC da Cantareira, também na sede da Casa da Agricultura.

Para mais informações, o email do Conselho Municipal de Educação é cme@saojosedoriopardo.sp.gov.br.

http://www.minhasaojose.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br