CIDADEDESTAQUE

Sargento Lenildo continuará na Chefia de Instrução do Tiro de Guerra em 2022

http://www.minhasaojose.com.br
Primeiro Sargento vem fazendo a diferença não apenas nas instruções inerentes ao Serviço Militar, mas na formação dos jovens atiradores rio-pardenses

Entrevista e texto: Natália Tiezzi

O 1º Sargento Lenildo Pereira da Silva foi reconduzido e continuará na Chefia de Instrução do Tiro de Guerra 02-038 de São José do Rio Pardo no ano de 2022. Ele assumiu o cargo em janeiro de 2020 e conduziu as turmas de atiradores daquele ano e deste 2021.

Nos dois últimos anos, Lenildo passou muito além dos conteúdos inerentes ao serviço militar obrigatório, mas assumiu um compromisso de honra não apenas com os atiradores, mas com suas famílias e a sociedade rio-pardense.

Durante as instruções, o 1º Sargento promoveu encontros entre os atiradores e inúmeros profissionais, principalmente ligados à área da Saúde, para troca de informações e experiências, e sempre destacou a importância desses conteúdos abordados à formação dos atiradores.

O trabalho do TG 02-038 também não se limitou à sede, sendo essa mais uma característica da chefia de instrução do 1º Sargento Lenildo. As atividades expandiram-se em auxílios em inúmeras campanhas, algumas delas propostas pela própria entidade, como a arrecadação de alimentos e itens de higiene e limpeza, além da participação ativa dos atiradores em serviços comunitários.

Lenildo sempre deixou claro que seu papel enquanto chefe de instrução era realmente ir além do conteúdo do próprio exército, e informar e formar cidadãos.

Em entrevista ao www.minhasaojose.com.br, o 1º Sargento também se emocionou falando do acolhimento dos rio-pardense com ele e sua família. “São José é uma cidade maravilhosa, um cidade que tem um potencial muito grande e proporciona uma qualidade vida excepcional. A cidade gira em outra rotação comparada às grandes cidades. Aqui pude observar que vivíamos com coisas não tão importantes, que hoje essas mesmas coisas não me apetecem mais. Eu e minha família estamos adorando essa cidade, que nos acolheu e sempre nos respeitou”, disse.

E quem pensa que chefe de instrução apenas ensina, engana-se. “Alguns dias somos professores, mas todos os dias nós somos alunos. No TG o aprendizado é constante. Nosso atirador tem uma bagagem cultural e uma educação muito boa, reflexo do que lhe é passado no seio familiar. Confesso que aprendi ‘de um tudo’, principalmente sobre tecnologia, coisa que a minha geração padece um pouco”, observou.

FORMATURA DOS ATIRADORES DE 2021

No final do mês de novembro ocorreu a cerimônia de Formatura dos Atiradores de 2021. Cinquenta jovens participaram das instruções neste ano. O prefeito Marcio Zanetti e a vice-presidente da Câmara, vereadora Lúcia Helena Libânio da Cruz, também estiveram presentes à solenidade, que ocorreu na sede do Tiro de Guerra.

Na ocasião, a servidora Raquel Claro foi agraciada com a medalha Mérito Tiro de Guerra. A cerimônia contou, ainda, com as promoções dos Cabos da turma e entrega de lembranças aos destaques.

O Sargento Lenildo fez questão de agradecer aos parceiros que auxiliaram na viabilização da Formatura dos Atiradores 2021, entre eles a Flora 14 bis, senhora Verli Bento, Carolina Galiciani, da Melliz Festas e Locações, Tainara Venâncio, do Ateliê de Personalizados e Supermercado Tradição.

O Chefe de Instrução também agradeceu e reconheceu o trabalho de algumas entidades e empresas rio-pardenses pela parceria com o Tiro de Guerra, principalmente no acolhimento e oportunidade profissional que promoveram para alguns Atiradores ao longo deste ano. “Nossos agradecimentos ao  ao senhor Marcos Celeste, Presidente da Guarda Mirim; senhor Walmir Tinti, do Superatacadista Tinti; à Nestlé, por intermédio do senhor Gabriel do setor de RH; à Riolog, por intermédio da senhora Vanessa Correa; à Rioplastic, por intermédio do senhor João Paulo Ferreira, senhor André Santos, da André Funilaria e Pintura e as respectivas equipes que contrataram os nossos atiradores”.

O www.minhasajose.com.br agradece ao 1º Sargento e Chefe de Instrução Lenildo Pereira da Silva pela parceria e oportunidade em divulgar as atividades realizadas pelo TG neste ano. E que essa parceria se renove em 2022, com votos de muito trabalho e sucesso.

Abaixo, segue breve discurso do 1º Sargento Lenildo durante a Formatura dos Atiradores de 2021.

“Inicialmente gostaria de agradecer a Deus, ao Sr dos exércitos, por proporcionar e permitir que cada um de nós hoje possamos está aqui e celebrar esse momento.  

Caros atiradores da turma de 2021 sinto-me privilegiado e emocionado ao iniciar as palavras na última formatura do TG 02/038 do ano. Um marco importante na história do Tiro-de-Guerra de São José do Rio Pardo em um segundo ano completamente atípico devido a esse surto de corona vírus que ainda assola o nosso mundo, mas que tenho certeza que juntos passaremos por ele.

Passados quase dez meses em que convivemos juntos posso ver a transformação, a lapidação dos senhores, tornando-se homens com valores. Assim é o jovem que adentra aos portões do Tiro no primeiro dia de março e o deixa nos últimos dias de novembro. Entram com dúvidas, incertezas, necessidade de amadurecimento, necessidade de disciplina e outros valores que a vida castrense oferta e ajuda a formar o caráter do cidadão.

Como um Soldado de Caxias mais antigo, pude observar e também compartilhar com a família essa transformação dia-a-dia, seja nas instruções teóricas, seja na ordem unida ou no seu comportamento em casa, e assim o temor inicial com toda certeza foi aos poucos dando lugar a outros sentimentos, tais como camaradagem, lealdade, responsabilidade, espírito de corpo e outros atributos inerentes e necessários à vida militar.

Outro fato bastante marcante é que passaram a orgulhar-se da farda que envergaram durante esses quase dez meses, compartilhando este sentimento com seus entes queridos, principalmente seus pais, que algumas vezes abrilhantaram nossas formaturas e eventos. E não somente isso: muitos deles prestaram o Serviço Militar junto com os senhores, quer seja no despertar do dia-a-dia, quer seja nos serviços de escala ou nos diversos eventos pela cidade.

Como combatentes básicos territoriais foram formados Guardiões deste nosso país e como cidadãos foram esclarecidos dos problemas e qualidades do nosso município.

Seu Instrutor, pais e amigos depositaram e depositam nos senhores a partir de agora um misto de esperança e responsabilidade em suas atitudes durante esta transição da fase da adolescência para a fase adulta. Lembrem-se: os senhores serão sempre responsabilizados por suas escolhas.

Desejo, por fim, que ao passarem a integrar a grande massa da reserva do nosso Exército continuem o compromisso sublime realizado hoje perante nosso pavilhão nacional de servir a pátria com entusiasmo, probidade, abnegação e amor. Levem com vocês toda amizade que foram forjadas nesta instituição, e nesse ponto não poderia deixar de mencionar a pessoa do Sargento Jaime, chefe de instrução de Mococa, que agora no final de dez deixará o seu comando. Meu amigo de mais de 2 décadas, um dos irmãos que o Exército me proporcionou, que me ajudou e ainda ajuda muito no comando deste tiro. Militar competente que está desempenhando um comando ímpar na cidade de Mococa.

Finalizando minhas palavras, agradeço novamente a Deus, à minha família, em nome de minha esposa Elaine, minha filha, Laura, que suportaram os momentos de minha ausência; a todos os meus amigos; à minha equipe de trabalho, pois que sozinho não chegamos a lugar nenhum; novamente aos empresários de São José, que cada vez mais acreditam no nosso trabalho e potencial do nosso atirador, reconhecendo que os mesmos são mais qualificados do que outros jovens; aos pais pelo apoio e compreensão, e aos atiradores, que são o produto final de nosso trabalho.

Que Deus os acompanhe e os abençoe sempre. Brasil acima de tudo! Sejam muito felizes”.

ALGUNS MOMENTOS DA SOLENIDADE DE FORMATURA DOS ATIRADORES 2021 DO TG 02-038

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br