Sarampo: 3 notificações suspeitas na cidade
A Vigilância Epidemiológica de São José do Rio Pardo informa que não há nenhum caso confirmado de sarampo no município e que toda a rede de saúde está em alerta para verificação de eventuais suspeitas.
Atualmente há três notificações em análise, sendo uma criança e dois adultos, entretanto, conforme destaca a coordenadora da VE, enfermeira Gisele dos Santos Flausino, todos os pacientes foram submetidos a exames e os resultados ainda não ficaram prontos, portanto são tratados apenas como notificações suspeitas.
A recomendação é para que toda a população verifique o cartão de vacinação para saber se as vacinas estão em dia. Caso não estejam, que procure o Posto de Saúde para completar o esquema vacinal e demais orientações.
Sintomas
Doença de natureza contagiosa, o sarampo é causado por vírus e a transmissão acontece por meio de tosse, fala, espirro ou respiração próximo a outras pessoas. A única forma de evitar o sarampo é pela vacina – que é contraindicada para gestantes.
Dentre os principais sintomas do sarampo estão: febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido; mal-estar intenso. Após os primeiros dias podem aparecer manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que depois se espalham pelo corpo.
Segundo informa o portal do Ministério da Saúde, não existe tratamento específico para o sarampo e os medicamentos existentes são empregados para reduzir o desconforto ocasionado pelos sintomas da doença.
Caso o paciente apresente algum dos sintomas descritos acima, recomenda-se com urgência procurar a unidade de saúde mais próxima.
As informações são da Assessoria de Imprensa da Prefeitura.