Rio Pardo Futebol Clube traz programa inédito para treinadores no Brasil

http://www.minhasaojose.com.br

O Empowering Coaching™ será realizado nos dias 13 e 14 de julho e terá a participação de grandes nomes do esporte brasileiro

Reportagem e texto: Natália Tiezzi Manetta

Sempre em busca de novidades visando um melhor atendimento para seus associados, o Rio Pardo Futebol Clube traz um programa inédito direcionado a seus treinadores, que será promovido no país pela 1ª vez. Trata-se do Programa Empowering Coaching™ Brasil, com atividades a serem realizadas nos dias 13 e 14 de julho no alvinegro.

Somente dois profissionais estão aptos a desenvolver o Programa no país, sendo a professora doutora Regina Brandão e o professor doutor Marcelo Callegari Zanetti, presidente do alvinegro, os quais passaram por treinamento exclusivo para o Programa na Espanha no ano de 2018, um dos principais eixos de desenvolvimento do Empowering Coaching™.

Os professores doutores Marcelo e Regina ministrarão o Programa para os treinadores do Rio Pardo Futebol Clube

“O Programa foi desenvolvido a partir da necessidade da comunidade européia em descobrir os motivos pelos quais os jovens abandonavam as práticas esportivas. Estudos feitos na Inglaterra, Espanha, Noruega, França e Grécia apontaram que um desses motivos era o clima motivacional gerado pelos treinadores, com comportamentos negativos, autoritários, sendo que tudo isso refletia no desgaste emocional dos atletas, levando ao abandono do esporte”, explicou Regina.

Marcelo destacou que no Brasil o Programa está sendo desenvolvido em parceria entre a Universidade São Judas Tadeu, a Universidade de Birmingham (Inglaterra) e Universidade de Valência (Espanha). “Trata-se de um programa desenvolvido pela professora doutora Joan Duda (Presidente do Colégio Europeu de Ciências do Esporte e da Universidade de Birmingham) e que busca fornecer aos treinadores esportivos estratégias para que possam promover maior qualidade na motivação dos atletas, além de atuar diretamente no desenvolvimento destes indivíduos como pessoas e atletas, potencializando climas positivos de treinamento, maior diversão com a prática e, consequentemente, menor abandono”, destacou.

Dezesseis treinadores das modalidades esportivas promovidas pelo clube participarão do evento. “O Programa Empowering Coaching™ Brasil será uma grande experiência para os nossos treinadores e, claro, para nossos associados, pois vai de encontro à nova proposta esportiva do clube, por meio do PDE – Programa de Desenvolvimento Esportivo, cujo objetivo é fomentar a prática esportiva de maneira prazerosa, principalmente entre as crianças para que, ao longo dos anos, possam se especializar numa determinada modalidade, proporcionando a cada um o direito de escolher se realmente querem seguir no esporte de alto rendimento ou continuar praticando o esporte de maneira recreativa”, destacou o presidente do alvinegro.

Tanto o PDE, quanto o Programa Empowering Coaching™ Brasil pretendem atingir também um público bem específico, que são os pais dos associados mirins. “A proposta do clube é mostrar aos pais que um atleta de alto nível competitivo não precisa ser formado aos 7, 8, 9 anos, muito pelo contrário. Hoje, inúmeros estudos mostram que a prática esportiva entre as crianças deve, acima de tudo, ser prazerosa, respeitando cada fase de seu desenvolvimento pelos treinadores. Mais do que formar atletas de alto nível, queremos formar primeiramente pessoas, proporcionando a possibilidade de cada um escolher a modalidade que mais lhe interessar, sem influências, sem que a criança se sinta pressionada a apenas praticar um esporte para competir. A prática esportiva vai muito além disso: ela envolve prazer, respeito ao desenvolvimento e livre escolha. É por isso que queremos envolver os pais neste programas para entenderem a proposta do clube e também nos ajudar a fazer com que as crianças se interessem cada vez mais pelos esportes e não abandonem essa prática na adolescência”.

Da esquerda para a direita: Regina, professora doutora Joan Duda (Presidente do Colégio Europeu de Ciências do Esporte e da Universidade de Birmingham), professora Isabel Balager, da Universidade de Valência e Marcelo

CLÍNICAS DE BASQUETE SERÃO ABERTAS AO PÚBLICO

Durante os dias em que o Empowering Coaching™ estiver acontecendo, associados e o público em geral poderão participar de Clínicas de Basquete, que contarão com a presença de atletas e treinadores de renome nacional e internacional, entre eles Alessandra Santos de Oliveira, que foi Campeã Mundial de Basquete Feminino na Austrália (1994), medalha de Prata nas Olimpíadas de Atlanta (1996), medalha de Bronze nas Olimpíadas de Sydney (2000), Medalha de Bronze nos Jogos Pan-americanos de Santo Domingo (2003); Vânia Hernandes de Souza: Principais títulos com a Seleção Brasileira de Basquete: Campeã Pan Americana (Cuba), Tetracampeã Sul-Americana, Tricampeã da Copa América de Basquetebol, Vice Campeã Pan Americana (Indianápolis – USA), Terceiro lugar na Goodwill Games (Rússia), Participação nas Olímpiadas de Barcelona em 1992 e o rio-pardense Emerson Luiz de Souza, que foi atleta da modalidade basquetebol e iniciou sua carreira como treinador nas categorias de base do Rio Pardo Futebol Clube, tendo conquistado diversos títulos, além de passagens pela equipe da ACCPE – Casa Branca e São José dos Pinhais (PR). É o atual técnico da Equipe Principal de Basquete de Campo Mourão. Principais títulos como treinador: Técnico Campeão da Série A2 com o Rio Pardo Futebol Clube (2000), Terceiro colocado no Campeonato Brasileiro da Nossa Liga de Basquetebol (Temporada 2005-2006), Campeão Paranaense (2005), Técnico da Equipe de Campo Mourão no NBB (Temporada 2016-2017).

Marcelo finalizou dizendo que a diretoria está muito otimista com a implantação do Programa Empowering Coaching™ Brasil. “Será uma grande oportunidade para que nossos treinadores coloquem em prática um programa renomado e que vem alcançando excelentes resultados mundo afora. Treinar um aluno, seja qual for a modalidade, implica não apenas disciplina-lo tecnicamente, mas motiva-lo, encoraja-lo para enfrentar vitórias, derrotas, trabalho em equipe, enfim. Treinadores não treinam apenas dentro de quatro linhas, treinam para a vida. Sua participação é essencial para o desenvolvimento principalmente das crianças nesta fase de adaptação e escolhas esportivas que, consequentemente, serão bem sucedidas. Além disso, o clube está fomentando cada vez mais a prática da atividade física com prazer e com qualidade, contribuindo para uma geração menos sedentária e menos doente, num combate intenso à obesidade infantil”, concluiu.

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br