“Projeto Uniescritores” e “Dia U” serão promovidos sábado, 5, na Praça XV de Novembro

http://www.minhasaojose.com.br

Além do lançamento do livro, escrito pelos alunos do 3º ano do E.F. I, evento terá atividades culturais e o ‘varal literário’

Reportagem e texto: Natália Tiezzi Manetta

O evento “Dia U + Uniescritores = Unidade”, realizado pelo Colégio Unigrau e Comunidade Deus Proverá, deve agitar a Praça XV de Novembro no próximo sábado, dia 5. Ambos acontecerão simultaneamente, entre 9h00 e 13h00, unindo muita cultura através da música, dança, brincadeiras e, claro, emoção.

Pelo Projeto Uniescritores, que está no seu 4º ano e é promovido com o objetivo de estimular o hábito da leitura, escrita e criatividade dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I, haverá o produto final de um trabalho realizado ao longo destes seis últimos meses com as crianças, que é o lançamento do livro “Se Esse Mundo Fosse Meu”.

“Para se chegar à produção do livro em si, nossos alunos trabalharam não apenas a escrita, por meio das aulas das professoras Tatiane e Carla, mas também a pesquisa, que começou pelo bairro onde residem, passando pela cidade, país até chegar ao mundo, envolvendo um processo de reflexão sobre temas bem atuais como o Meio Ambiente e que mundo essas crianças vão querer para o futuro. Tudo isso será apresentado pelo livro através de poesias e desenhos”, explicaram as coordenadoras Mariana Panizza e Renata Pedrosa.

Os alunos autografarão os livros, que também estarão à venda por um valor simbólico, cujo recurso será revertido para manter o Uniescritores para 2020. “Neste ano, as 40 crianças envolvidas no projeto também responderão a perguntas elaboradas pela população, que poderão interagir com os alunos e questiona-los sobre todo o processo de produção do livro, numa forma de integração e valorização do trabalho apresentado”, destacou Mariana.

Antes, porém, do lançamento do livro, os alunos acompanharam a impressão do mesmo em uma gráfica na última quarta-feira. “Na verdade eles participaram de todas as etapas de produção e a visita à gráfica foi a última delas, justamente para que entendessem que, apesar dos próprios terem pesquisado e elaborado o conteúdo, há muitas pessoas envolvidas na sua confecção, como a Agência Boomerang, por exemplo, que fez o layout e a diagramação do livro, entre outras”, ressaltaram as coordenadoras.

Além dos alunos do 3º ano, o evento integrará cerca de 200 crianças do Ensino Fundamental I do Colégio Unigrau, que participarão de diversas atividades. Estão previstas apresentações de música, bem como o resgate a brincadeiras antigas, pintura facial, contação de histórias, etc.

“Também teremos o nosso ‘Varal Literário’, onde nossos alunos doarão um livro e este ficará exposto no varal para que outras crianças possam leva-lo para casa. Queremos, com tudo isso, despertar não apenas o hábito, mas o prazer pela leitura e abrir essa possobilidade para toda a população”, obervaram.

DIA U: ALEGRIA, ORAÇÃO, FÉ E UNIÃO

Já o DIA U, que está em sua segunda edição neste ano, também será focado em atividades lúdicas em comemoração ao Dia das Crianças, entretanto, também deve emocionar ao público com o envolvimento de todos os eixos da Comunidade Deus Proverá.

“Integramos os alunos do Colégio Menino Jesus, a Escola de Artes João Paulo II e o CEU para proporcionar apresentações de música, workshop de dança, bem como a participação dos Missionários da Alegria, que estarão percorrendo as ruas e comércios, além do Movimento Ellas que, inclusive, fará a tradicional reza do Terço, num momento de muita oração, fé e unidade”, explicou a assistente apostólica de evangelização da Deus Proverá, Rosângela.

Além das atividades apresentadas e também aquelas que serão abertas ao público, o evento contará com Praça de Alimentação. “Esperamos realmente uma interação com a população e que todos prestigiem esse dia especial que tanto o Colégio Unigrau quanto a Comunidade Deus Proverá estão preparando com muito carinho. Todos estão convidados a participar deste momento de alegria, reflexão e união”, concluiu Rosângela.

A reportagem do site estará presente e registrará o evento, cuja reportagem estará no ar domingo, dia 6.

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br