CIDADEDESTAQUEEDUCAÇÃO

Projeto Rodha visa selecionar mais 2 alunos para ingressar no Ensino Médio particular em 2021

http://www.minhasaojose.com.br
Processo seletivo será promovido em data a ser confirmada pelos coordenadores, que também estão em busca de parcerias ao projeto

Entrevistas e texto: Natália Tiezzi

O Projeto Rodha, que objetiva proporcionar oportunidades para que jovens carentes possam cursar os anos correspondentes ao Ensino Médio em colégios particulares está completando 3 anos. Atualmente, três alunos fazem parte do mesmo e cursam as séries do E.M. nos colégios Santa Inês, De Grau em Grau e Unigrau.

Em entrevista ao site, um dos idealizadores do Projeto, Mário Salvador, explicou que o Rodha passou por dificuldades financeiras neste ano, principalmente devido à pandemia, mas honrou seus compromissos junto aos alunos e aos colégios. “Por conta disso, nossa meta para 2021 é ter 2 novos alunos, número que ainda dependerá de doações para confirmarmos”, explicou.

Com relação ao processo seletivo, Mário disse que será realizado igualmente como no ano passado, porém menor por conta da Covid-19. “Desta vez cada escola pública indicará apenas um aluno do 9º ano”.

O idealizador do Rodha informou que as provas serão realizadas em data a ser confirmada em breve e os 2 melhores alunos classificados durante o processo seletivo conquistarão as vagas.

Embora diante dos obstáculos que o Projeto enfrentou neste ano, Mário, juntamente com Rafael Souza, também idealizador do Rodha, estão otimistas. “Estamos muito satisfeitos com os alunos que participam do Projeto, que realmente demonstram muito interesse aos estudos e estão aproveitando essa oportunidade de cursar um colégio particular e terem um futuro mais promissor no Ensino Superior”.

Mário observou que neste momento, o projeto está em busca de novos parceiros que também acreditem nestes novos alunos, fazendo o projeto ‘rodar’. “Mais do que custear os três anos do Ensino Médio destes jovens carentes, o Rhoda visa desenvolver habilidades, proporcionando condições para que eles possam concorrer em grandes vestibulares, otimizando suas vidas pessoais e profissionais. E é por isso que queremos mantendo ‘rodando’, ou seja, com a iniciação e a conclusão dos estudos destes alunos para que talvez um dia eles próprios façam parte do projeto, auxiliando-o em suas devidas carreiras”, afirmou Mário.

Como apoio ao projeto haverá comercialização de pizzas, em 3 sabores, que serão entregues dia 5 de dezembro. Os interessados em se tornar um parceiro do Rodha, bem como adquirir as pizzas poderão entrar em contato pelas redes sociais (Facebook e Instagram – @projetorodha).

GIOVANA: PRIMEIRA ALUNA DO PROJETO RODHA CONCLUIRÁ O ENSINO MÉDIO EM 2021

Um sonho que se tornou realidade e será concluído em 2021, ou pelo menos parte dele, faz parte da vida da jovem Giovana Aparecida Gravinez Alfredo. Ela foi a primeira aluna selecionada para participar do Projeto Rodha, no final de 2018. Em entrevista ao www.minhasaojose.com.br, com a permissão dos pais, Alessandro Aparecido Alfredo e Ana Paula Gravinez Alfredo, já que é menor, ela falou um pouco sobre a experiência de estudar no Colégio Santa Inês, as dificildades enfrentadas e superadas dia-a-dia e as perspectivas para o futuro.

Giovana, que encontrou um tempinho para responder as perguntas da entrevista em meio a seu atribulado cotidiano, já que além das aulas normais ela também já está participando de simulados, se mostrou muito grata ao Projeto Rodha, pois, segundo ela, foi a única oportunidade que teve para cursar uma escola particular e melhorar suas possibilidades de uma boa formação profissional.

Ela também falou com carinho dos amigos que fez no Projeto, Bianca e João Gabriel, que também foram selecionados e cursam o Ensino Médio na rede particular. Confira, abaixo, a entrevista na íntegra

Giovana, qual a sua sensação em ser a primeira aluna a participar do Rodha?

Giovana Aparecida Gravinez Alfredo: Fico muito lisonjeada por ser a pioneira do projeto e por não ter desistido, fazendo com que eles continuassem com o projeto e assim meus grandes amigos Bianca e João Gabriel, devido ao processo seletivo terem sido escolhidos. Eu não os conhecia, mas hoje temos uma amizade muito forte e é mais um motivo que eu sou grata ao Rodha. Eu amo participar do Projeto, pois eles nos fornecem, literalmente, todo o suporte que precisamos, tais como aulas “reforços”, estão sempre dispostos para conversas sobre profissões e afins, dando excelentes conselhos. Isso além da escola, materiais, uniformes e o inglês.

Sua adaptação na escola particular foi tranquila?

Eu demorei bastante para me adaptar, pois o método é muito diferente do que eu era acostumada. No início eu ‘apanhei’ muito e achei que não iria dar conta, porém tendo apoio do Rodha com aulas extras, dos meus pais na questão psicológica e também do colégio que me ajudava com plantões eu me estabilizei e esse ano acredito que estou bem equilibrada com o pessoal. Em relação às pessoas, eu fui muito bem recebida por todos.

Além do apoio do Projeto, Giovana conta com o incentivo dos pais, Ana Paula e Alessandro, e da irmã Maria Luisa

Como foi esse ano com relação à pandemia? Você já está fazendo simulados?

Esse ano foi bastante complicado, tivemos que nos adaptar totalmente de um forma inesperada, foi um susto grande, mas a escola nos deu total apoio e conseguiram se reinventar. Ainda assim acredito que prejudicou bastante todos os alunos pois aprender em casa não nos facilita a aprender tudo que aprenderíamos no presencial. De qualquer forma os professores estão sendo excelentes e sem dúvidas dando o seu melhor, provando cada vez mais o amor que eles têm pelo que fazem. Sim, estamos tendo simulados, tanto do colégio quanto do Sistema Poliedro, proposto para analisarem nosso rendimento, além disso estamos fazendo provas normalmente.

Você já sabe que carreira seguirá?

Eu ainda não tenho certeza, porém meus planos visam a área da saúde, ainda assim tenho pesquisado sobre outras áreas para ver se me identifico em outra área.

Para finalizar, como vc definiria o Projeto Rodha em sua vida?

O Rodha mudou totalmente minha vida. Ele chegou de forma inesperada e me deu uma esperança. Eu sou infinitamente grata por tudo que o Projeto faz por mim e pelos meus amigos, pela iniciativa, e pela forma que a coordenação faz. Todos são mesmo muito incríveis. Espero que as pessoas vejam a ideia do Rodha e que possam ajuda- lo a crescer, trazendo sempre mais alunos e mudando a vida deles, assim como a minha. Afinal, isso é uma oportunidade única. Espero ter sucesso na minha carreira futuramente e poder retribuir tudo o que o Projeto fez e faz por mim, enfim, podendo fazer com que a Rodha continue “girando”.

Os idealizadores do Projeto, Rafael Souza e Mário Salvador, acreditam num futuro melhor para os jovens carentes por meio do Rodha e estão em busca de novos parceiros
http://www.minhasaojose.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br