?Além da Mama: Projeto Renascer pretende atender pacientes com outros tipos de câncer

http://www.minhasaojose.com.br

“É um objetivo comum dessa nova diretoria. Sentimos que o Renascer precisa acolher, além dos pacientes de mama, aqueles com os outros tipos de câncer, inclusive homens, cuja incidência em próstata, por exemplo, é bem alta aqui na cidade. Além, é claro, de crianças”, destacou o novo presidente eleito, Luiz Muradi.

Um dos principais objetivos da nova diretoria do Projeto Renascer, que administrará o Grupo no biênio 2019/2020, é prestar atendimento a pacientes portadores de outros tipos de câncer e não apenas de mama, como foi realizado nos últimos 20 anos.

O Projeto também estenderá ainda mais a assistência aos familiares. “Prestar assistência à família do doente é essencial, pois não é só o paciente que adoece. Muitas vezes os familiares ficam sem saber o que fazer neste momento difícil que é quando vem o diagnóstico. A assistência pode e deve ser para quem luta contra a doença e também para quem cuida desse paciente”, observou a vice-presidente do Grupo, Maria do Carmo Breda de Moraes.

E essa assistência citada por Luiz e Maria do Carmo vai muito além do auxílio profissional. “O Projeto Renascer quer realmente acolher esse paciente, essa família, recebe-los bem, proporcionar a cada um amor, respeito, um abraço amigo, uma mão estendida para que entendam: ‘estamos aqui e podem contar conosco para amenizar esse momento”, ressaltou a vice-presidente.

ASSISTÊNCIA PROFISSIONAL É GRATUITA E TAMBÉM DEVE VAI AUMENTAR

Outro desejo da nova diretoria é aumentar a assistência profissional aos pacientes e familiares. Atualmente, o Projeto presta atendimento psicológico, fisioterapeuta, assistência social, além de hidroginástica e recreação musical. “A partir deste ano também teremos um Terapeuta Ocupacional, além de oficinas de artes para nossos pacientes, sendo essa uma forma deles colocarem em prática uma habilidade e se sentir úteis, já que muitas vezes a doença acaba afastando-os do trabalho”, destacou Maria do Carmo.

As aulas de hidroginástica também são abertas ao público, mediante pagamento de uma taxa.

Além do auxílio profissional, Muradi explicou que o Projeto passará a fazer visitas domiciliares para acompanhar os pacientes que participam do Projeto. “As palavras de ordem da nova diretoria serão humanização e amor. E não vamos medir esforços para que possamos realmente ajudar esses pacientes. Só quem já passou pelo câncer ou teve que lidar com a doença através de algum parente, amigo sabe o quão importante é uma assistência humanizada e o amor ao próximo”, disse.

EM BUSCA DE PARCERIAS

Para colocar em prática parte destes objetivos, a nova diretoria quer buscar parcerias aqui em São José e também através da Unicamp e Hospital do Câncer de Barretos, referências no tratamento da doença no estado. “Essas parcerias visam treinamento e reciclagem dos nossos profissionais, já que todo o trabalho deles aqui no Projeto é direcionado. Também vamos entrar em contato com os planos de saúde da cidade para um trabalho em conjunto, visando sempre o bem-estar de nossos pacientes que já frequentam o Projeto e os vindouros”, afirmou Maria do Carmo.

Muradi informou que uma das pretensões do governo estadual é descentralizar o tratamento de câncer e por isso o Projeto também pretende contatos com a Oncorede para saber se é possível que São José atenda mais pacientes. “Hoje somente pacientes portadores de câncer de mama conseguem tratamento aqui (quimioterapia). Essa idéia de descentralização vem de encontro com nossos anseios, que visa que a cidade possa atender não apenas pacientes de mama. Além de diminuir os custos com as viagens, o tratamento no município traria mais conforto ao paciente, melhorando sua qualidade de vida, muitas vezes já tão debilitada por conta do tratamento e do deslocamento para outras cidades”, explicou Muradi.

O PROJETO RENASCER PRECISA DE VOCÊ!

Presidente e vice destacaram a essencial ajuda da população para manter as atividades do projeto. “Os rio-pardenses são solidários e vem mostrando isso através do auxílio que proporcionam não apenas ao Renascer, mas aos demais projetos sociais da cidade. Fica aqui nosso convite para que as pessoas conheçam o projeto e tudo que ele proporciona aos pacientes e familiares”, disse Maria do Carmo.

Além do auxílio do poder público e da população, o Renascer angaria recursos para sua manutenção através de eventos realizados pelo grupo. E alguns deles já têm data marcada para acontecer: dia 17 de fevereiro será realizado um Chá com sorteio de vários prêmios no Espaço de Eventos da ACI, e dia 10 de março acontecerá um Leilão de Gado, com almoço, no Sítio Novo (www.minhasaojose.com.br trará todas as informações sobre os respectivos eventos em breve).  

“E você, que recebeu seu diagnóstico de câncer, bem como a família, saibam que estamos de braços abertos para recebe-los, orienta-los e acolhe-los”, finalizaram Maria do Carmo e Muradi.

DIRETORIA ELEITA (BIÊNIO 2019/2020)

Presidente: Luiz Ricardo Muradi

Vice-Presidente: Maria do Carmo Breda de Moraes

1ª Secretária: Amélia Fecuri

2ª Secretária: Helena Borsato Nasser João

1ª Tesoureira: Maria Gabriela de Moraes Andreghetto

2º Tesoureiro: Sérgio Ferreira da Silva Jr

Responsável Técnica: Ana Amélia Junqueira

CONSELHO FISCAL

Presidente: José Eduardo Frigo

Membro: Adriana Teresa da Silva Lupianhes

Membro: Sandra Faria Pestana da Silva Gonçalves

Suplente: Wilson Satorres

Suplente: Beatriz Cristina Granado do Prado

Suplente: Maria de Fátima Biagiotti Hernandes

CONSELHO SOCIAL

Presidente: Maria José de Souza Satorres

Secretária: Luciane Aparecida Silveira de Oliveira

Suplente: Márcio Henrique Barboza

Suplente: Iara Soares Frigo

Serviço

Projeto Renascer: Rua Dr. Neje Farah, s/n. Telefone 3608-8854

Aberto de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00.

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br