Projeto “Conhecer e Aprender” terá seu 1º vídeo documentário

http://www.minhasaojose.com.br
Conteúdo, apresentado pelos professores, abordará fatos históricos da Fazenda Tubaca, rio Pardo e belezas naturais daquela área

Entrevista e texto: Natália Tiezzi. Fotos: Leandro Manetta

Nas próximas semanas será concluído e apresentado o 1º vídeo do Projeto Conhecer e Aprender, desenvolvido pelo Colégio Unigrau e direcionado às famílias dos alunos da Educação Infantil (Jardim I e II). As cenas para o mini documentário foram gravadas na última semana na Fazenda Tubaca pela equipe da Agência Boomerang.

A coordenação e desenvolvimento do projeto estão sendo realizados pela professora Bruna Alice Pisani Pinhoti e nesta primeira gravação contou com a participação dos professores Adenilza Vilas Boas, Cristiane Oliveira, Rosângela Gomes Pereira, Tia Carol e Antônio José da Silva (Tonzé).

As professoras Bruna e Cristiane fizeram a apresentação do projeto e falaram sobre o curso do rio Pardo, a origem do nome, entre outras curiosidades. Já a professora Adenilza abordou a preservação do Meio Ambiente, mostrando as riquezas da fauna e flora encontradas na Tubaca.

Rosângela Gomes discorreu sobre fatos históricos que marcaram a fazenda e aquela região da cidade, a qual contribuiu para o seu desenvolvimento agrícola e econômico.

A professora Carol voltou no tempo e mostrou como as crianças das décadas de 70, 80 e 90 brincavam com os recursos da própria natureza, já que naquela época as brincadeiras eram mais ao ar livre. E para fechar o documentário, professor e artista plástico Tonzé ensinou técnicas de desenho e pintura por meio de uma tela pintada ao vivo de um Ipê Amarelo, um dos símbolos da flora brasileira.

“Foi uma experiência maravilhosa para todos nós. Eu mesma pude recordar as aulas e meus ex-professores Rosângela e Ton Zé. Acredito que o objetivo do Projeto foi cumprido neste primeiro documentário, que foi mostrar, in loco, todas as belezas que nossa terra possui. A próxima etapa é apresentar o vídeo aos alunos, pais e familiares para que todos possam refletir e se conscientizar sobre a importância da natureza em nossas vidas e, claro, sua preservação, assim como de todo patrimônio histórico e cultural rio-pardense. É provável que a edição fique pronta até o final deste mês”, disse Bruna.

O próximo vídeo ainda não tem data marcada para acontecer, mas a professora adiantou que terá como tema algo relacionado às crianças e, claro, à cultura rio-pardense. “O que já sabemos é que vamos fechar o Conhecer e Aprender deste ano com os monumentos e igrejas da cidade, outras grandes riquezas que fazem parte do nosso patrimônio histórico”, finalizou.

http://www.minhasaojose.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br
%d blogueiros gostam disto:
Secured By miniOrange