PROERD: Centenas de alunos de 7 escolas participaram da Formatura do Programa

http://www.minhasaojose.com.br

Reportagem e Texto: Natália Tiezzi Manetta

Cerca de 300 alunos participaram da formatura do Programa de Resistência às Drogas e à Violência (Foto: Roberta Simões – RS Fotografias)

Na manhã desta sexta-feira, dia 22, foi promovida mais uma formatura do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, cujo modelo nasceu dos Estados Unidos e foi incorporado no Brasil pela Polícia Militar. Cerca de 300 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental das escolas E.E. “Profº Jorge Luiz Abrichabki”, E.E “Profª Sylvia Portugal Gouvea de Syllos, EMEB “Profª Zélia Maria Zanetti”, EMEB “Profª Stella Maris Barbosa Catalano” e Colégios Santa Inês e De Grau em Grau/COC participaram da solenidade, que teve lugar na quadra poliesportiva da ETEC “Profº Rodolpho José Del Guera”

A cerimônia contou com a presença de alguns convidados ilustres, entre eles o Juiz de Direito dr. Wyldensor Martins Soares; o Promotor de Justiça de Casa Branca, dr. Marcos Tadeu Rioli; a Promotora de Justiça de São José do Rio Pardo, dra. Júlia Alves Camargo, o prefeito Ernani Vasconcelos, o secretário municipal de Segurança e Trânsito, José Fernando Folharini, o 1º Sargento PM Gilmar Donizete da Cruz e o Capitão PM Carlos Roberto Negrini, além do presidente do Rotary Club Oeste, Luiz Muradi, do representante das Lojas Maçônicas de São José, Alex Nascimento Revoredo e demais representantes da ETEC.

Todos enalteceram o trabalho desenvolvido pelo PROERD, destacando a importância do mesmo na formação e instrução dos jovens. Em São José, o Programa tem como instrutora há 17 anos a Cabo PM Marta Aparecida Caldeirão Canato.

Durante a solenidade, que contou com apresentações artísticas das escolas envolvidas, ocorreu a entrega dos certificados para cada aluno participante do Programa, bem como a entrega das medalhas aos alunos que elaboraram redações, cujo tema foi “Uma Vida Saudável Sem Drogas e Sem Violência”. Confira os nomes dos alunos premiados abaixo.

PROGRAMA JÁ ATENDEU MAIS DE 15.000 CRIANÇAS EM RIO PARDO

Desenvolvido em São José desde 1998, tendo o Cabo Corrêa como instrutor, o programa é direcionado aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e abrange todas as escolas da cidade no âmbito estadual, municipal e particular. “Trabalhamos com esse público porque é uma fase de transição entre a infância e a adolescência, período que necessita de muita informação, principalmente no tocante às drogas e à violência”, observou a Cabo PM.Marta, que está como instrutora do programa desde 2002, edisse que já trabalhou com mais de 15 mil crianças.

“O PROERD é desenvolvido semestralmente. Divido as escolas, sendo a metade tendo aulas de fevereiro a maio e a outra metade de agosto a novembro. As aulas acontecem uma vez por semana em cada unidade escolar e tem a duração de 50 minutos. Elas são ministradas com o auxílio de uma apostila, desenvolvida pela PM, com todo o cronograma a ser executado”, explicou.

Marta não esconde sua satisfação em fazer parte do Programa por tantos anos. “Costumo dizer que o PROERD vai muito além de um programa de resistência às drogas e à violência. Ele engloba o respeito, a confiança, a troca de experiências e o compromisso de que através dele poderemos formar cidadãos mais conscientes”, concluiu.

Pedimos desculpas aos internautas pela ausência de mais fotos, pois a reportagem chegou ao final da solenidade. A cobertura fotográfica foi feita pela fotógrafa Roberta Simões, cujas fotos poderão ser vistas em seu perfil no Facebook – Roberta Simões – RS Fotografias

http://www.minhasaojose.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br