Os 40 anos de “De Grau em Grau COC” em Rio Pardo

http://www.minhasaojose.com.br

Reportagem e texto: Natália Tiezzi Manetta

Uma história de muito amor e dedicação para oferecer uma Educação de qualidade às crianças e adolescentes rio-pardenses. Um legado educacional que, assim como seu nome, foi construído aos poucos, degrau por degrau…

Hoje nossa matéria especial vai contar um pouco da história de uma das escolas mais tradicionais da cidade, a De Grau em Grau – COC Sistema de Ensino, que neste ano completa 40 anos de atividades.

Em entrevista ao site, uma das sócias-proprietárias, a professora Sylvia Poggio Bizzarri, a Sylvinha, falou sobre como surgiu a idéia da escola e os diferenciais que fazem dela uma das mais requisitadas para matrículas, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Sylvinha (a primeira da esquerda para a direita) e a irmã Selma durante Missa de Ação de Graças pelos 40 anos da Escola De Grau em Grau COC (Foto: Priscila Scarano)

Sylvinha disse que a criação da escola surgiu, na verdade, durante uma conversa informal entre irmãs. “Alugamos uma casa à rua José Theodoro, em 1979, assim que saiu a autorização para a escola funcionar, e as atividades começaram em janeiro de 1980”, contou.

A escola, que iniciou com a Educação Infantil, permaneceu naquele espaço por dois anos. “Neste período surgiu a oportunidade de adquirirmos um terreno à avenida Comendador Luís Gonçalves Júnior, sendo este de propriedade do sogro da Selma, que nos ofereceu boas condições para fecharmos o negócio. O primeiro pavilhão da escola De Grau em Grau neste novo espaço foi construído com o grande auxílio do nosso irmão Júnior e inaugurado em 1982”, explicou Sylvinha.

DE GRAU EM GRAU, SEMPRE

Ao longo destas quatro décadas a escola cresceu, tanto em proporção de alunos, quanto com relação ao espaço e à infra-estrutura. “Como o próprio nome sugere, nossa escola foi construída aos poucos e fomos crescendo a pedido dos próprios pais que, após os filhos concluírem a Educação Infantil, gostariam que permanecessem aqui conosco, na De Grau em Grau. Assim ocorreu com a implantação do Ensino Fundamental e Médio, atendendo pedidos das famílias”, observou.

Atualmente, a escola é administrada por Sylvinha e por Selma, que sempre procuraram alinhar o sistema pedagógico aos valores morais para, assim, integrarem os alunos, promovendo não apenas o aprendizado curricular, mas a consciência cidadã em cada um deles. “Sempre procuramos oferecer uma educação de qualidade e com valores aos nossos alunos. Nossa escola é voltada a uma disciplina onde cada um aprende o respeito ao próximo, aprende a lidar com as diferenças e ter consciência do mundo que o cerca, dentro e fora da sala de aula”

SISTEMA COC DE ENSINO: ESCOLA E EQUIPE VOLTADAS À MESMA PROPOSTA

Há 25 anos, a escola De Grau em Grau adotou o Sistema COC de Ensino. Desde então sempre procurou adaptar desde a estrutura do amplo prédio em que está instalada, até seu corpo docente à essa proposta didática. “Nossa escola é uma das mais antigas a adotar esse sistema de ensino e estamos muito satisfeitas com o mesmo”.

Dentro da proposta do Sistema COC, Sylvinha disse que a escola procura sempre trazer novidades que enriqueçam o currículo, entretanto conforme o poder aquisitivo dos pais dos alunos. “Não adianta trazermos um programa que terá um custo alto aos pais, pois ninguém vai aderir. Investimos em programas como a Escola da Inteligência, o Upper Mind, que são excelentes, mas a custo acessível. Oferecemos uma escola feita com o coração”, ressaltou.

Esse comprometimento da direção da escola com a família, não apenas nas questões educacionais, vem estabelecendo, nestes 40 anos, uma relação de confiança entre os pais e a instituição. “Aqui pensamos no aluno como um todo. Quando ele está passando por um problema e que conseguimos detectar, a escola volta-se a esse aluno, acolhe-o em sua necessidade, bem como os pais. Procuramos ter esse diálogo com a família, inclusive por meio da nossa Equipe Pedagógica. Isso faz toda a diferença. Nossa equipe docente é formada por 60 profissionais, além de 10 colaboradores e área administrativa”, informou.

O FUTURO DA ESCOLA É O FUTURO DO ALUNO

Silvinha finalizou dizendo que atualmente enxerga na escola uma semeadora do futuro de seus alunos. “Plantamos as sementes por meio de cada ação para eles. Integramos a instituição com suas famílias, pois acreditamos que esses valores precisam ser mantidos para o êxito na carreira profissional que cada um escolher. E fazemos questão de acompanhar, sempre que possível, nossos ex-alunos. Hoje temos orgulho em dizer que nossa escola não prepara apenas nossos alunos para passarem nos melhores vestibulares, mas forma cidadãos conscientes de seu papel perante à sociedade, seja qual for a universidade ou profissão que irão seguir. Nossa escola irá mergulhar no Amanhã, estaremos imersos no Ensino do futuro, que será mais sustentável, mais responsável e mais humano, ainda que em um mundo totalmente digital. Iremos trabalhar para compreender como começamos a transformar hoje a Educação do amanhã. E que venham os próximos 40 anos de De Grau em Grau COC”.

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br