O inverno chegou… Cuide de sua imunidade!

http://www.minhasaojose.com.br

Por: Nutricionista Marina Féchio

Com a chegada do inverno ficamos expostos a uma série de doenças virais e bacterianas, como gripes, resfriados, rinite, asma, bronquite e infecções respiratórias em geral, causadas principalmente pelas mudanças climáticas.

Manter o sistema imunológico em bom funcionamento é uma das principais armas que temos para prevenir essas doenças. Para isso, uma alimentação equilibrada é de grande importância. Alguns nutrientes são essenciais para uma imunidade eficaz, como vitamina C, vitamina A, vitamina E, vitamina B6, selênio, zinco, entre outros.

Confira alguns benefícios das vitaminas e em que alimentos podem ser encontradas

Vitamina C: auxilia na produção de glóbulos brancos, células principais do sistema imune e também na produção de anticorpos, protetores do nosso organismo. É encontrada em alimentos como laranja, abacaxi, limão, morango, acerola, kiwi, brócolis.

Vitamina A: tem ação anti-inflamatória e fortalece o sistema imunológico, pois contribui com o aumento dos glóbulos brancos. Alimentos como gema de ovo, cenoura, espinafre, manga, mamão, couve, tomate, batata doce são fontes dessa vitamina.

Vitamina E: previne o dano às células do organismo, além de agir de forma combinada com as vitaminas A e C e ter ação antioxidante. Alguns dos alimentos ricos dessa vitamina são nozes, amêndoas, castanha do pará, sementes de girassol, azeite de oliva, gérmen de trigo.

Vitamina B6: além de fortalecer o sistema imunológico, também atua na prevenção de câncer. Suas fontes alimentares podem ser salmão, frango, castanhas, banana, melancia, espinafre.

Selênio: mineral que, assim como a vitamina E, age no organismo como antioxidante, além de produzir células imunológicas e ter ação anti-inflamatória e desintoxicante. Alimentos como peixes, frango, queijos, leite desnatado, ovos, castanha do pará, castanha de caju são fontes desse mineral.

Zinco:  Está presente em alimentos como carnes vermelhas, cereais integrais, peixes, ostra e oleaginosas.

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br