Nutrição: Você sabia que o adulto não tem necessidade de ingerir leite?

http://www.minhasaojose.com.br

A nutricionista Marina Féchio explica os prós e contras sobre sua ingestão

O leite. Será ele vilão ou mocinho na nutrição funcional? Para explicar os prós e contras entrevistamos a nutricionista Marina Féchio, que desmestificou muitas questões acerca desse alimento ainda tão consumido, principalmente no Brasil. Confira e tire suas dúvidas.

Natália Tiezzi Manetta: Marina, o ser humano precisa ingerir leite?

Marina Féchio: Na fase adulta não. O leite é dispensável. Até porque ele é o único ser vivo que ingere leite de outro ser vivo quando adulto e isso pode trazer até alguns malefícios. De acordo com a nutrição funcional, o leite é definido como uma secreção da vaca e o organismo humano pode reconhece-lo como um corpo estranho. O excesso de leite na vida adulta pode desencadear a intolerância à Lactose em algumas pessoas.

Mas, como suprir as proteínas e principalmente o cálcio sem a ingestão de leite?

Na verdade, no ser humano adulto, o corpo não absorve nem 10% do cálcio presente no leite. Há alimentos que podem perfeitamente substitui-lo e que possuem uma absorção de cálcio maior pelo organismo, entre eles a aveia, o grão de bico, a linhaça, a semente de gergelim, a sardinha, o espinafre e o brócolis.

Há outras opções de leite sem ser de origem animal?

Sim e são muito ricos em vitaminas, como o leite vegetal, entre eles o de amêndoas e o de côco. Meus pacientes até recebem a receita de como faze-lo e as principais combinações, principalmente com frutas, sendo uma excelente opção para o café da manhã.

E para aqueles que não vivem sem o leite de vaca?

Bom, neste caso, não indico nenhum leite de caixinha devido às formulações. Eles são muito artificiais. Costumo indicar o leite direto da roça, aquele mais gordo, que é livre de conservantes e formulações, além do leite embalado em saco plástico, “tipo A”.

Marina, o que a intolerância à Lactose?

Nosso intestino tem uma enzima chamada Lactase, cujo objetivo é ‘quebrar’ a Lactose no intestino, entretanto há pessoas que tem pouca Lactase e outras que não tem, e quando ingerem algum alimento que contenha Lactose ela não será quebrada, ou seja, absorvida pelo organismo, podendo gerar sintomas como diarreia, dor de cabeça, estufamento, cólicas abdominais, etc.

O que são os alimentos “Zero Lactose”?

São aqueles alimentos que possuem a enzima Lactase na sua composição. Quando a pessoa ingere, automaticamente a Lactose será ‘quebrada’ pela Lactase, ocorrendo a absorção pelo organismo.

Para finalizarmos, é verdade que o leite engorda?

Como ele pode ser reconhecido como um corpo estranho pelo organismo, isso pode causar uma inflamação, gerando e resultando em um acúmulo de gordura. Já tive pacientes que com um plano alimentar adequado e sem lactose perderam peso, mas ainda há estudos para essa questão do leite engordar ou não. Porém, recomendo sempre que o leite seja substituído por outro alimento.

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores minhasaojose@uol.com.br