Limp Bem 20 anos: qualidade nos produtos; dedicação e respeito a seus clientes

http://www.minhasaojose.com.br

Um dos comércios mais tradicionais e queridos dos rio-pardenses e de toda a região está completando 20 anos: a Limp Bem orgulha-se em fazer parte da vida de milhares de clientes comercializando produtos da mais alta qualidade, além da dedicação e respeito por todos aqueles que frequentam a loja, situada à Avenida Antônio Pereira Dias, 723.

Mas, quem olha para a ampla casa comercial, que atualmente comercializa cerca de 8.600 itens, possui fabricação própria dentro de todas as exigências da ANVISA, nem imagina como ela começou.

Para contar um pouco dessa história de muita persistência, estudos, coragem e conquistas, o empresário Nilton César Sebastião Cueva recebeu a reportagem e se emocionou ao relembrar momentos de dificuldade, mas também de muitas alegrias ao longo dessas duas décadas da Limp Bem. Confiram!

Natália Tiezzi Manetta: Nilton, fale um pouco sobre o começo da empresa.

Nilton: A empresa, que ainda não tinha o nome Limp Bem, começou em 1999. À época eu trabalhava na Papelaria Astolpho e aos finais de semana vendia os produtos de limpeza na zona rural e a Fernanda Cueva, minha esposa, também comercializava em alguns bairros. Foi uma ideia que tive para aumentar a renda da família e que acabou se tornando meu sonho de vida.

Naquela época você mesmo já fazia os produtos? Onde aprendeu?

Sim, desde o começo já fazia as fórmulas de tudo que vendia. Na verdade, meu cunhado começou com um negócio parecido, mas não sabia interpretar as fórmulas e me chamou para ajuda-lo. Íamos para Ribeirão Preto comprar matéria-prima em uma grande indústria química e lá conheci muitos químicos renomados na área. Toda semana pegava meu caderninho, ouvia, anotava e questionava-os sobre tudo que eu queria e precisava saber. E foi assim durante um bom tempo… Aprendi tudo que sei atualmente com esses grandes profissionais.

E como surgiu a oportunidade de abrir uma loja de produtos de limpeza?

A demanda foi aumentando e foi aí que pensamos em abrir um pequeno comércio para vender os produtos. Começamos em um cômodo de 30 metros, na Vila Verde. Tinha dias que não entrava ninguém na loja. Foi então que ganhei uma oração de Santo Expedito e naquele momento decidi que teríamos que mudar dali. Falei para a Fernanda: “aqui nos atendemos apenas um bairro. No centro passam pessoas de todos os bairros”. Depois disso alugamos um imóvel próximo à clínica veterinária Folchetti e ali conseguimos nos estabilizar. Depois de alguns anos viemos para este imóvel, que possui 1.000 metros quadrados.

Loja conta com 8.600 itens, principalmente produtos da marca Limp Bem

Além da loja, a empresa também tem a fábrica ao lado. Esse foi outro sonho realizado?

Não tenha dúvida. Hoje, a Limp Bem possui dois químicos prestando serviços na fábrica, que funciona obedecendo todas as mais rígidas normas da ANVISA. Além disso, todos os nossos produtos passam por testes laboratoriais aqui mesmo, tudo com contraprova e a utilização de matéria-prima com laudos que comprovem a sua eficácia. Nossos clientes podem ter a certeza que estão levando para casa produtos da mais alta qualidade, produzidos dentro de todos os padrões exigidos por inúmeros órgãos sanitários. Inclusive nossas embalagens. A Limp Bem também possui marca registrada. Portanto, todos podem confiar.

O que você atribui o grande movimento da loja, pois a frequência de clientes é intensa?

Graças a Deus nossa frequência de clientes é o dia inteiro. Sempre tive em mente oferecer produtos para todas as classes sociais. Aqui todos podem comprar, sem exceções, mesmo que para isso a margem de lucro seja menor. Atendemos desde donas de casa até grandes empresas, daqui e de toda a região. Além disso temos uma equipe formada por 15 colaboradores dedicados e que estão sempre dispostos a atender bem. E, apesar de comercializar milhares de produtos, não tenho um carro-chefe de vendas. Comercializamos de tudo, mas, claro, os produtos fabricados pela Limp Bem fidelizaram e fidelizam os clientes.

Pelo visto, você é uma pessoa muito religiosa. Isso ajuda na área comercial?

Acho que sim, senão provavelmente eu não teria conquistado muitas coisas em minha vida. Quem olha para a loja hoje nem imagina o quanto Fernanda e eu lutamos para chegar a isso. Venho de família muito humilde e no começo do casamento morávamos nos fundos de uma casa. Não tínhamos móveis. Nossas prateleiras eram feitas de blocos com tábuas, revestidas de uma espécie de plástico. Conquistamos tudo com muita persistência, dedicação e acreditando um no outro, sempre com Deus à frente. (Neste trecho da entrevista, Nilton se emocionou, quase vindo às lágrimas).

Por falar nela, o que a Fernanda significa nesta empreitada da Limp Bem?

Ah, sem a Fernanda eu não teria conseguido nada. Ela acreditou neste sonho junto tanto quanto eu, lutou e luta comigo e está ao meu lado por tudo e para o que der e vier!

O que você pretende para o futuro da empresa?

Gostaria muito que meu filho, um dia, assumisse a administração da loja, porém não o forçamos a isso. Ele poderá decidir seu caminho, sem pressão, mas se optar por administrar aqui terá que estudar, compreender as formulações, enfim, saber muita Química, se não for assim não dá. Quero deixar a empresa nas mãos dele, porém sabendo que tem competência para o negócio. Também penso em expandir para revendas, já que muita gente nos procura para isso. Hoje os produtos com a marca Limp Bem são encontrados apenas aqui na loja. Mas, não sei, tenho que pensar muito nesta possibilidade…

Uma curiosidade: como surgiu o nome Limp Bem?

O primeiro nome da empresa foi Riopaq – Rio Pardo Química, mas não achava muito atrativo. Certa vez, em uma conversa com o Paulão da Rádio, eis que foram surgindo alguns nomes e ele sugeriu Limp Bem. Gostei e assim aconteceu o nome da empresa.

Para finalizar, você se considera um empresário de sucesso?

Sim, mas não por tudo que já conquistei, mas sim porque sou feliz aqui. Faço o que eu gosto, com muita honestidade e cada vez mais tenho vontade de oferecer o melhor aos meus clientes, a todos, independente de sua condição social. Nunca vou esquecer uma frase que ouvi durante uma palestra: “Se você correr atrás apenas do dinheiro e do sucesso, onde encontrará tempo para sua felicidade?” Pois é: sucesso para mim é ver a loja cheia, poder atender todos os clientes e a busca constante em melhorar a empresa.

Respeito ao consumidor: Nilton exibe, orgulhoso, todo o controle de qualidade de cada um de seus produtos
http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br