Guarda Civil Municipal: Valorização por meio da capacitação e confiança da comunidade

http://www.minhasaojose.com.br

Quem anda pelas ruas já deve ter notado que a Guarda Civil Municipal está cada vez mais ativa na defesa não apenas do patrimônio público, o qual sempre foi sua função, mas também da população. Nos últimos meses, ela vem agindo com mais astúcia e rapidez, em operações coordenadas pela Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito ou em auxílio à Polícia Militar e Civil do município. A mudança significativa na qualidade dos trabalhos prestados vem rendendo também maior confiança dos rio-pardenses na GCM.

Em entrevista ao site, o secretário de ambas pastas, José Fernando Folharini, disse que essa nova postura e ações da GCM só estão sendo viáveis devido ao enquadramento da mesma na Lei Federal 13.022/2014, que regulamentou muitas ações e atividades da corporação,inclusive em auxílio às demais instituições policiais. “Além disso, a GCM também pertence à SUSP – Sistema Único de Segurança Pública, que, entre outras coisas, também pode proceder ações por conta própria”, explicou.

Participação da GCM durante operação em conjunto com a Polícia Militar ao combate ao tráfico de drogas (Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura)

Mas, o que mais vem motivando a GCM, conforme Folharini, é a valorização da equipe, principalmente no que diz respeito à capacitação dos guardas. “Realmente o prefeito entendeu que a CGM precisa de apoio e precisa ser reconhecida como mais uma instituição que zela pelo bem e pela segurança da comunidade. No ano passado conquistamos um sonho: oferecer um curso de capacitação e formação aos guardas civis municipais. Desconheço que nos últimos anos tenham feito algum deste tipo”.

O curso, que durou cerca de três meses, foi realizado na sede da secretaria e dividiu-se em módulos, sendo ‘Funções e Atribuições das Guardas Municipais’; ‘Movimentos Sociais’; ‘Atividades Sociopedagógicas da GCM de Caráter Preventivo’ e ‘O Uso Legal e Progressivo da Força, da Arma de Fogo e Defesa Pessoal’.

“Sem esse treinamento seria muito mais difícil a GCM promover ações ou mesmo ajudar a Polícia Militar, por exemplo, em operações de tráfico de drogas, captura de bandidos, como, inclusive aconteceu e nossa equipe obteve êxito, juntamente com a PM”, observou Folharini.

O reconhecimento da população também é um grande estímulo à GCM. “As pessoas também estão reconhecendo os esforços e a dedicação dos nossos guardas e estão criando o hábito da denúncia, essencial para o êxito de nossas ações. Acredito que isso mostra um resgate da confiança da sociedade na GCM”, destacou o secretário.

Mais uma capacitação está prevista e desta vez o curso será direcionado a autuações no trânsito. “Após passarem por essa capacitação e serem regulamentados como agentes autuadores, os GCMs poderão exercer o direito de autuarem, prática que, no meu ponto de vista, vai melhorar a educação no trânsito aqui na cidade, pois temos muitas reclamações devido aos cidadãos que não cumprem o que a Lei determina relativa ao Código de Trânsito”, afirmou.

Secretário Folharini disse que GCM deve passar por mais um curso de capacitação para autuações no trânsito

PROJETO PREVÊ INSTALAÇÃO DE CÂMERAS DE MONITORAMENTO EM PONTOS ESTRATÉGICOS

Folharini disse ainda que a Secretaria elaborou um projeto para apreciação do Executivo com vistas à instalação de câmeras de monitoramento em pontos estratégicos da cidade.

“Essas câmeras seriam instaladas nas entradas e rotas de saída do município e, sem dúvida, nos auxiliariam muito na fiscalização e na coação de ações fora da lei. O projeto já está na Prefeitura e estamos aguardando que seja aprovado”, concluiu o secretário.

(Crédito à foto da capacitação da GCM: Assessoria de Imprensa/Prefeitura)

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br