CIDADEDESTAQUESAÚDE

Fisioterapia UNIP atende cerca de 20 pacientes Pós Covid-19 diariamente

http://www.minhasaojose.com.br
Na Clínica os pacientes passam por uma completa avaliação e realizam exercícios específicos, sempre sob a orientação de professores e alunos do curso de Fisioterapia

Entrevista e texto: Natália Tiezzi

As atividades no setor de Fisioterapia da UNIP – Rio Pardo, direcionadas a pacientes em recuperação Pós Covid-19, retornaram no início do mês de agosto e continuam recebendo uma boa média de pacientes diariamente, cerca de 20, que necessitam desse acompanhamento e exercícios para auxílio no restabelecimento da saúde.

De acordo com a professora do curso de Fisioterapia e responsável pela área de estágio na Clínica que presta os serviços gratuitamente à comunidade, Dra. Karina Maida Uchiyama, todas as atividades são voltadas principalmente ao fortalecimento dos sistemas cardiorrespiratório e motor, os quais podem ser bem afetados e comprometidos por conta da Covid-19.

“Atendemos pacientes de todas as idades, geralmente os que ficaram internados, intubados, mas também aqueles que apresentaram sequelas cardiorrespiratórias, cardiovasculares e neurológicas devido à doença”, informou Karina.

A fisioterapeuta observou, ainda, que a Covid-19 desencadeou algumas doenças como arritmias, pressão arterial e também alterou-as. “As atividades e principalmente os exercícios realizados aqui não são somente para fortalecer o sistema motor e respiratório. Muitas vezes descobrimos outras patologias que apareceram em pacientes após terem a Covid-19”, explicou.

Maioria dos pacientes atendidos apresentam alguma sequela que compromete o sistema respiratório e motor

A IMPORTÂNCIA DE TOMAR AS DUAS DOSES DA VACINA

Um dado interessante passado pela fisioterapeuta é a Clínica não realizou nenhum tratamento em pacientes que tenham tomado as duas doses da vacina, ou seja, completado o esquema vacinal. “Tivemos atendimento em pacientes que tomaram uma dose, tiveram a doença e ficaram internados, e vieram tratar sequelas, que foram mínimas, mas não atendemos nenhum paciente com as duas doses da vacina, ou seja, isso mostra que as vacinas são eficazes e é preciso se imunizar com as duas doses para ocorrer essa proteção. Deixo aqui meu apelo para que todos se imunizem e não esqueçam da segunda dose”, disse alertou Karina

REALIZAÇÃO DOS ATENDIMENTOS

Para pacientes Pós Covid-19 que necessitem dos atendimentos, Karina informou que basta entrar em contato pelo 3681-2655 ou ir pessoalmente à UNIP-Rio Pardo, à rua Santa Terezinha (em frente à Curva do Peixe) e agendar os horários.

“É importante que os pacientes tragam exames da fase ativa da doença e também pós Covid para que sejam analisados. Todos os nossos pacientes passam por uma avaliação completa para que sejam realizados os exercícios mais adequados para recuperação. Importante dizer que não há limites de sessões a serem realizadas por esse paciente, ou seja, ele poderá fazer o tratamento por quanto tempo for necessário”, informou.

A fisioterapeuta também fez questão de agradecer e enaltecer a equipe de alunos do curso de Fisioterapia que acompanham e orientam as atividades na Clínica, sendo cerca de 20 alunos por ciclo.

Os atendimentos na Clínica de Fisioterapia da UNIP-Rio Pardo acontecem três vezes por semana, sendo às segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 13h30, na própria universidade.

“Por fim, gostaria de deixar um alerta e recado: se você teve Covid-19 e está com alguma sequela, mínima que seja, procure auxílio aqui conosco. Quanto mais cedo tratarmos, melhor será a recuperação. Não deixe de ter essa ajuda, que é gratuita e realizada com todo cuidado, dedicação e respeito por nossa equipe”, concluiu Karina.

A Clínica de Fisioterapia da UNIP funciona no prédio da universidade e os atendimentos acontecem três vezes por semana
http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br