Fiscalização será intensificada em bares, restaurantes e demais comércios

http://www.minhasaojose.com.br

Texto: Natália Tiezzi

Membros do Comitê de Combate ao Novo Coronavírus de São José se reuniram na noite de quinta-feira, dia 3, para avaliar a situação da Covid-19 na cidade. A reunião também definiu como serão as ações para fiscalização ao cumprimento dos protocolos em estabelecimentos comerciais.

“Estamos recebendo muitas denúncias de estabelecimentos comerciais onde estão ocorrendo aglomerações e isso descumpre o protocolo exigido pela Fase Amarela do Plano São Paulo, a qual São José se encontra no momento. Decidimos que nas próximas semanas a fiscalização, realizada pelo setor competente da Prefeitura e Vigilância Sanitária, com o apoio da Guarda Civil Municipal, será intensificada em bares, restaurantes e similares”, destacou Juliana.

Ela explicou que, de acordo com o protocolo, esses estabelecimentos comerciais devem atender com 40% da ocupação total, manter o distanciamento entre as mesas, uso de máscaras e onde ocorrer música ao vivo que todos os clientes estejam sentandos para aprecia-la. “A música ao vivo pode ocorrer, desde que os clientes permaneçam sentados, justamente para não gerar aglomerações”, observou.

A fiscalização também será intensificada nos demais estabelecimentos comerciais de outros segmentos (confecções, calçados, etc), onde também será permitida a permanência de 40% da ocupação total, com uso de máscara e disponibilização de álcool em gel 70. “Esses protocolos devem ser seguidos e exigidos pelos empresários, inclusive esse controle de capacidade no interior das lojas”, destacou Juliana.

Outro segmento que também terá fiscalização intensificada são as academias. “Num primeiro momento vamos orientar, autuar, mas se o estabelecimento ignorar o cumprimento dos protocolos multas serão aplicadas e até mesmo a interdição do local”.

Juliana pediu para que a população também colabore neste fiscalização, denunciando estabelecimentos onde estiver ocorrendo aglomerações e evitando esses espaços. “Não é porque está aberto que as pessoas precisam frequentar, muito menos se houver aglomeração. Denunciem, nos ajudem a fiscalizar e evitem esses locais que não estão cumprindo com os protocolos de segurança”, recomendou.

AGLOMERAÇÕES ESTÃO GERANDO CADA VEZ MAIS CASOS POSITIVOS

Com relação à situação da Covid-19 na cidade, Juliana disse que, assim como está ocorrendo em todo Estado de São Paulo, os números de casos positivos e internações aumentaram nestas últimas semanas. “E isso está ocorrendo pelas aglomerações, inclusive festas, o próprio período eleitoral, enfim, pessoas que acreditam que a doença acabou, relaxaram nas medidas de segurança e ‘a conta’ está chegando com aumento de internações, casos e óbitos”.

Atualmente, São José está com 1.167 casos positivos acumulados desde o início da pandemia, sendo que deste número 1.103 recuperados, 27 óbitos confirmados, ou seja, no momento a cidade possui 37 casos ativos da doença.

As hospitalizações contabilizam 7 pacientes, sendo 5 em quartos, sendo um deles internado em outro município, e 2 na UTI. “Portanto, apesar de um certo controle nos casos, a doença está aí e não é o momento de relaxarmos as medidas de prevenção. Continuemos a higienizar as mãos constantemente, usando a máscara sempre que sairmos de casa e mantendo o distanciamento social. Só assim poderemos controlar a doença e evitar um colapso da Saúde Pública e particular, a exemplo do que já está acontecendo novamente em grandes centros”, concluiu a secretária.

http://www.minhasaojose.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br