ESF Jardim São José promove “Dança Circular” gratuita

http://www.minhasaojose.com.br

Atividade é realizada no salão da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia

O ESF Jardim São José está promovendo Dança Circular todas as segundas-feiras, a partir das 7h30, no salão da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia. A nova atividade começou a ser desenvolvida no no mês de abril e já conta com bom público.

“A Dança Circular começou na antiguidade, onde povos de várias etnias se reuniam para dançar em diversas comemorações. Era uma forma de festejar, de unir as pessoas, de promover o companheirismo. E ela é realizada exatamente como o nome, em círculo, sua principal característica”, explicou a professora e agente comunitária de saúde Fernanda Manetta Franques.

Interação, amizade e muita atividade física para combater o sedentarismo

Antes de iniciar as aulas da Dança Circular, Fernanda disse que passou por um curso em São João da Boa Vista, oferecido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. “Lá aprendemos um pouco sobre as danças milenares de inúmeros países e como adaptar cada ritmo conforme o público”.

Nas três primeiras semanas da atividade, a maioria dos participantes tem idade superior a 50 anos e moram nas proximidades do Jardim São José, Vila Formosa e Jardim Bela Vista. “Todas as danças são adaptadas a eles, já que sabemos que alguns têm algumas limitações e também estamos sempre atentos à saúde de cada um. Antes da Dança começar os participantes auferem a pressão arterial e fazem alongamentos”, destacou a Enfermeira do ESF, Patrícia Ribeiro Bento.

Antes da Dança, todos auferem a pressão arterial e fazem alongamentos

A média de participantes é de 20 a cada segunda-feira. Todos interagem junto à professora, que orienta passo a passo da Dança. “Eles são muito animados e adoraram a nova atividade, já que não possuem muitas opções. Aqui a maioria se conhece e, além de interagirem, é uma oportunidade para fazerem uma atividade física de qualidade e deixarem o sedentarismo”, observou Fernanda.

ATIVIDADE É ABERTA A TODAS AS IDADES

Apesar da maioria dos participantes ser da Melhor Idade, a Dança Circular é aberta a todas as idades, inclusive crianças. “A atividade é gratuita e quem quiser participar pode vir diretamente aqui no salão da Paróquia às segundas-feiras, a partir das 7h30. Ela também é aberta a pessoas de outros bairros que queiram participar. A Dança Circular trabalha o corpo e a mente e é recomendada para todos”, indicou Fernanda.

LIAN GONG A PARTIR DO PRÓXIMO MÊS

A Enfermeira Patrícia informou que em junho terá início o Lian Gong, uma ginástica terapêutica chinesa indicada para quem possui qualquer tipo de dores crônicas.

“A atividade, que envolve uma série de práticas corporais, será promovida as quartas-feiras e também contará com a fisioterapeuta Clarissa Navarro para acompanhamento”, finalizou.

Grupo é formado por moradores dos bairros Vila Formosa, Jardim Bela Vista, Jardim São José e imediações, porém pessoas de qualquer bairro podem participar
http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br
Secured By miniOrange