Doação de Órgãos: Brasil é o 2º país que mais realiza transplantes

http://www.minhasaojose.com.br

Para incentivar as doações, a Renovias está promovendo campanha durante este mês

No próximo dia 27 de setembro é comemorado o Dia Nacional da Doação de Órgãos e para incentivar a nobre atitude, que pode salvar inúmeras vidas, a Renovias, com apoio da Artesp, está promovendo uma campanha, com mensagens variáveis sobre a importância da doação, que estão sendo veiculadas em painéis na Rodovia Governador Adhemar Pereira de Barros (SP-340). 

Segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), o Brasil ocupa a segunda posição dos países que mais realizam transplantes, atrás apenas dos Estados Unidos; ainda assim, temos mais de 34 mil brasileiros que aguardam na fila.

Você sabia que para ser doador de órgãos e tecidos no Brasil não é necessário deixar nada por escrito: basta avisar sua família. Os órgãos que podem ser doados são: rins, coração, pulmões, fígado, pâncreas e também tecidos, como córneas, pele e ossos.
A ABTO busca alternativas para conscientizar a população e diminuir as taxas de recusas familiares para, assim, manter o programa de transplante de órgãos ativo.

A Associação Brasileira de Transplante de Órgãos é uma sociedade médica, civil e sem fins lucrativos, que tem por finalidade estimular o desenvolvimento de todas as atividades relacionadas com os transplantes de órgãos no Brasil e congregar os profissionais e as entidades envolvidas com ou interessadas em transplante de órgãos.

A instituição contribui também para o estabelecimento de normas, criação e aperfeiçoamento da legislação relacionada aos transplantes, além de estimular a criação de centros de doação, bancos de órgãos, serviços de identificação de receptores, etc. A ABTO promove a realização de congressos, simpósios, conferências e outras atividades relacionadas com transplante de órgãos, difundindo junto ao público em geral o significado humanitário, científico e moral da doação de órgãos para transplante.

Com informações do Departamento de Comunicação Renovias. Texto final: Natália Tiezzi.

http://www.minhasaojose.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br