Descarte do lixo foi tema de reunião entre prefeito e secretário estadual do Meio Ambiente

http://www.minhasaojose.com.br

Ernani Vasconcellos também pleiteou um novo caminhão compactador para coleta na cidade

A coleta e a destinação do lixo foram assuntos da pauta de reunião entre o prefeito Ernani Vasconcellos e o secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo, Marcos Penido. O encontro ocorreu na terça-feira, 23, com a participação do secretário municipal de Gestão, Hélio Escudero e o vice-prefeito Reinaldo Milan.

Ernani aproveitou para pleitear um novo caminhão compactador para a coleta do lixo, e apresentou a proposta de criação de uma usina para geração de energia a partir do tratamento dos resíduos sólidos produzidos pelo município.

A proposta também já foi discutida junto à Cetesb e a administração vem realizando os levantamentos orçamentários relacionados à implantação e operacionalização do sistema.

Conforme destaca o prefeito, a intenção é obter apoio do Estado para a implantação do sistema e a partir daí propor uma parceria ou consórcio municipal que possibilite a sua manutenção, permitindo atender a demanda regional quanto à destinação dos resíduos.

“Quando a gente fala em descarte do lixo, as pessoas veem apenas o imediato. Ninguém considera que haverá um passivo ambiental de no mínimo 30 anos, que é o período para recomposição da área dos aterros sanitários. Então, o que tenho proposto é a adoção de um método novo para tratamento dos resíduos de forma a reduzir o passivo ambiental não apenas para São José como também das cidades da região”, comenta o prefeito.

Informações e foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br