Dengue e Coronavírus: Reunião abordou plano de ações rápidas à prevenção

http://www.minhasaojose.com.br

O prefeito Ernani Vasconcellos se reuniu na tarde de sexta-feira (28) com profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica, solicitando agilidade nas prevenções e combate às doenças virais. Com o avanço do Corona-vírus na região e a confirmação de casos positivos de Dengue no município, o prefeito cobrou ações rápidas e de como orientar a população sobre as prevenções.

“Nós temos que agir rápido para evitar uma epidemia na cidade, mas isso não depende só do Poder Público. A população tem que estar engajada e juntos fazermos ações de prevenções, a higiene é o melhor remédio para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti e o avanço do Corona-vírus, entre outras doenças virais”, disse Marcia Biegas, secretária de saúde.

O médico e diretor de saúde Dr. Pedro Tozini deu algumas dicas de como a população pode ajudar e a se prevenir. “No caso da Dengue a população tem que estar consciente dos fatos que estão acontecendo. Os munícipes tem que limpar seus terrenos, quintais, tudo aquilo que acumule água, pois só assim poderemos evitar uma epidemia na cidade”, observou.

Sobre o Corona-vírus, o médico disse que São José do Rio Pardo não deverá ser diferente das cidades vizinhas que já registraram os primeiros casos suspeitos da doença. “O sintoma do Corona-vírus é o mesmo de uma gripe onde os cuidados são praticamente iguais. As pessoas tem que ter muita higiene e sempre lavar bem as mãos e quem tiver o privilégio de usar o álcool 70% ajudaria muito, além de evitar o contato físico, ou seja, abraço e aperto de mãos, tomar muito cuidado na hora de tossir e espirrar e também evitar local com aglomerações de pessoas”, recomendou Pedro Tozini.

De acordo com o prefeito Ernani, muitas informações que estão circulando nas redes sociais são Fake News e as pessoas precisam saber diferenciar as notícias verdadeiras das falsas. “Eu marquei essa reunião, justamente para saber as verdades e como está o município em relação à Dengue, Coronavírus, entre outras doenças. Os dados eu já sabia, mas em relação à postura e ações que estão sendo tomadas vou cobrar veemente as prevenções necessárias para evitar uma possível epidemia na cidade”, ressaltou o prefeito Ernani.

TERRENOS BALDIOS E RESIDÊNCIAS ABANDONADAS: NOTIFICAÇÕES

Na oportunidade, foi relatado para o prefeito todo trabalho que a Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica vem realizando no município e as ações preventivas que estão sendo executadas.

“Essa reunião foi muito importante, mas não podemos esquecer que a população também tem que estar presente nesta luta, porque jogar entulhos e objetos velhos nas esquinas e terrenos baldios, só vai contribuir para o aumento de doenças”, acrescentou o prefeito, informando que haverá uma fiscalização rigorosa para combater este tipo de crime ambiental e social na comunidade.

Ernani também informou como a Prefeitura vai agir com relação aos terrenos baldios, prédios e residências abandonados. “Vamos notificar esses proprietários de terrenos baldios para que os mantenham limpos, no caso das residências e prédios abandonados, eles também serão notificados e terão um prazo para regularizar a situação, depois disso vamos acionar o Ministério Público caso eles não cumpram com as exigências legais de prevenção.

Num primeiro momento, para alertar a população no tocante à prevenção das doenças virais, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica deverão fixar cartazes ou panfletos nas escolas, unidades de saúde e secretarias municipais, orientando sobre os cuidados a essas doenças.

As informações e fotos são da Assessoria de Imprensa da Prefeitura.

http://www.minhasaojose.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br