Conselho Municipal de Saúde promove reunião nesta segunda, 3

http://www.minhasaojose.com.br

Prefeito e Secretário de Gestão foram convidados: Falta de médicos e dificuldade em agendar exames serão alguns assuntos abordados

O Conselho Municipal de Saúde promove nesta segunda-feira, dia 3, reunião para abordar e discutir assuntos de interesse da população. Além de seus membros, também foram convidados a participar o prefeito Ernani Vasconcellos e o secretário de Gestão Pública Hélio Escudero.

A pauta da reunião tratará da falta de médicos na rede pública, o que inclui a Saúde da Mulher, dificuldade em agendar exames e cirurgias ginecológicas, entre outros relacionados à saúde pública.

A reunião está marcada para 19h30, na Câmara Municipal. “Convidamos também a população para participar, conhecer um pouco do trabalho desenvolvido pelo Conselho e reinvindicar seus direitos na saúde. Esperamos que prefeito e secretário também participem, pois esses assuntos precisam ser discutidos, esclarecidos e possivelmente resolvidos para que o usuário tenha, cada vez mais, uma saúde pública de qualidade”, destacou a presidente do Conselho, Maria Cristina Manenti.

VOCÊ SABE O QUE É O CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE?

O Conselho Municipal de Saúde é um orgão fiscalizador e deliberativo, ou seja, ele fiscaliza a aplicação dos recursos da saúde, ajuda no planejamento das ações de saúde e suas decisões devem ser acatadas pelos gestores por ser o Conselho um orgão fiscalizador e deliberativo. Para que o municipio receba os recursos do SUS é obrigatorio que tenha na cidade o Conselho Municipal de Saúde.

A composição do Conselho de Saúde segue a lei federal 8.142/91, que determina que o mesmo tem que ser composto por 50% de usuários do SUS, 25% de prestadores de serviço e 25% por profissionais de saúde, sendo que ninguém ganha nada e os conselheiros são todos voluntrários.

Em São José, o Conselho é composto por médicos representantes do hospital e usuários e representante do prefeito. “Nossas reuniões acontecem uma vez por mês, onde discutimos as melhorias do hospital e do atendimento da rede pública. O conselho aprova ou não aprova a prestação de contas da prefeitura relativas aà saúde, e envia relatório ao Tribunal de Contas. Nossas reuniões são abertas ao público, onde recebemos denúncias, elogios, sugestões. Colocamos em todas as unidades de saúde uma caixinha onde a população pode colocar ali suas queixas, elogios ou sugestões, não há necessidade de se identificar, recolhemos essas sugestões analisamos e tomamos providências”, explicou a presidente.

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br
Secured By miniOrange