Conhecimento e qualificação: Professor Robinson Boaro fala sobre o “Projeto Eduk” em Rio Pardo

http://www.minhasaojose.com.br
Ele observou que o Projeto é desenvolvido em duas frentes na cidade: uma voltada à formação de professores da Rede Municipal e outra voltada à comunidade, principalmente famílias em situação de vulnerabilidade social

Durante a 11ª Sessão Ordinária, promovida na tarde de terça-feira, dia 5, a Tribuna Livre foi ocupada por Robinson Mapelli Boaro, que é Coordenador de Licitações e Contratos, Professor e Coordenador do Projeto de Extensão Eduk do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP, Campus São João da Boa Vista.

O pedido à participação do professor/coordenador foi feito pelo presidente da Câmara, vereador professor Rafael Kocian, com o objetivo de elucidar a parceria entre o Projeto de Extensão Eduk com a Prefeitura de São José do Rio Pardo.

Antes de falar sobre o tema, Robinson Boaro destacou um pouco da história do IFSP, que conta com 38 campus no estado de São Paulo, sendo o mais próximo em São João da Boa Vista onde, segundo ele, estudam 25 alunos rio-pardenses. “Confesso que um de meus sonhos é ter um campus do Instituto Federal aqui em Rio Pardo – um sonho que não é mais tão distante, pois a Prefeitura está com um olhar mais atento à Educação e à qualificação profissional”, observou.

Robinson explicou que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Fundação Educacional, possui uma parceria com o Projeto Eduk, que é um projeto de extensão de Educação Colaborativa. “O objetivo é levar formações continuadas aos profissionais da educação municipal, por meio de palestras, mesas redondas e cursos de extensão, cujos temas são relacionados às ferramentas digitais e metodologias ativas dentro da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II. Em 2021, mais de 100 professores da rede municipal participaram de curso voltado à formação dos mesmos, uma grande oportunidade de reciclagem, de aprimoramento e de novos conhecimentos, pois o intuito do projeto é exatamente esse: contribuir com nossos professores”, disse.

O professor/coordenador destacou que outra frente do Projeto Eduk, que será desenvolvida em São José do Rio Pardo, é voltada à comunidade, por meio de parcerias com outros projetos, cursos e profissionais do IFSP, que possam agregar aos temas educativos, para serem oferecidos às famílias, principalmente as que estejam em situação de vulnerabilidade social.

“Neste caso são definidos temas relevantes de orientação à comunidade. Assim, o Projeto Eduk irá buscar parcerias dentro do IFSP, para que, por meio da Educação Colaborativa e Participativa, sejam passadas informações de qualidade para famílias em vulnerabilidade, jovens aprendizes, públicos de primeiro emprego, de programas de ressocialização, etc. No âmbito de Rio Pardo, essa frente do Projeto Eduk voltado à comunidade será desenvolvido juntamente com o Fundo Social, o CRAS e CREAS, que farão levantamentos acerca das famílias em situação de vulnerabilidade e assuntos relevantes que possam ser abordados junto a elas, conforme suas necessidades”.

CURSOS À ESCOLA DO LEGISLATIVO “CIDADE LIVRE DO RIO PARDO”

Tão logo soube da criação da Escola do Legislativo “Cidade Livre do Rio Pardo” no âmbito da Câmara Municipal, Robinson disse que iniciou estudos sobre cursos que poderiam ser desenvolvidos em parceria entre a Escola e o IFSP.

“Gostaria de parabenizar o vereador Kocian pela iniciativa do Programa da Escola do Legislativo e já propor dois cursos, cuja ideia poderá ser estudada e amadurecida. Um deles, que seria voltado à população, compõe a Trilha de Educação Fiscal, juntamente com os cursos Introdução ao Estudo da Economia do Setor Público, Introdução ao Orçamento Público e Federalismo Fiscal no Brasil. O outro curso é voltado a servidores da Câmara e vereadores, sendo de Gestão Pessoal, com foco na disponibilização de ferramentas de mentoria aos gestores públicos para aprimoramento de suas lideranças. Deixo as ideias com esta Casa e que num futuro breve possamos desenvolve-las aqui”, concluiu.

Após a explanação de Robinson, o vereador professor Rafael Kocian, assim como demais vereadores presentes, destacou a importância do IFSP para a Educação de Rio Pardo. “O Projeto Eduk é importantíssimo, tanto na esfera da educação municipal, quanto à comunidade, pois leva conhecimento, informação de qualidade a todos, inclusive agradeço o empenho com relação aos cursos à Escola do Legislativo, que serão muito bem vindos. Além disso, ideia de trazer um campus do IFSP para Rio Pardo é fantástica e necessária, inclusive para auxiliar na qualificação dos rio-pardenses. A Câmara sempre apoiará inciativas como essas voltadas à Educação, ao conhecimento e para qualificar o cidadão, o trabalhador, pois entendemos que são caminhos essenciais ao desenvolvimento de nossa sociedade”, finalizou.

Texto e fotos: Natália Tiezzi – Assessoria Parlamentar da Câmara Municipal.

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br