Confira as abordagens dos vereadores na 1ª Sessão Ordinária de 2022

http://www.minhasaojose.com.br

Após breve recesso parlamentar, os vereadores voltaram às funções na Câmara Municipal na terça-feira, dia 18, com a realização da 1ª Sessão Ordinária do exercício de 2022. Nas proposituras apresentadas, destaque para indicações e requerimentos à realização de manutenções públicas, arrecadações e serviços de zeladoria no município. 

O vereador Moraci Bállico sugeriu uma série de manutenções na Praça Monsenhor Adauto Vitali, no bairro Santo Antônio, entre elas limpeza e retirada de galhos e entulhos. Ele também indicou ao Executivo a instalação de uma academia ao livre na Praça da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, na Vila Formosa, sendo essa uma demanda dos moradores daquela região. 

Já a vereadora Thais Nogueira sugeriu ao Executivo a realização do Mapeamento Cultural do município, o que auxiliaria na elaboração de ações e políticas públicas de desenvolvimento voltadas à Cultura rio-pardense. Em indicação à Secretaria Municipal de Saúde, ela sugeriu, ainda, a possibilidade de designar ala diferenciada para atendimento de mulheres que sofreram aborto espontâneo, uma vez que elas permanecem na maternidade juntamente com as mães que tiveram bebês, gerando certo constrangimento, e por vezes aumentando o sofrimento ocasionado pela perda do bebê. 

O vereador Paulo Sérgio Rodrigues solicitou informações ao Executivo acerca das dívidas trabalhistas com ex funcionários do SOS – Serviço de Obras Sociais. Ele disse que foi procurado por alguns destes ex funcionários, dizendo não terem feito acordos no passado, pois não eram razoáveis e que ainda aguardam o pagamento das dívidas devidas pelo município a eles desde o ano de 2014. 

Paulão também solicitou informações sobre a realização de serviços em via abandonada próxima à antiga Casa de Cultura e Cidadania, no bairro Vila Verde. Segundo ele, moradores relataram a falta de serviços como limpeza, manutenção, etc e que como o local está praticamente abandonado serve como ponto de tráfico e consumo de drogas, além de prostituição. 

O vereador Henrique Torres sugeriu ao Executivo a inclusão de pintura de bueiros com mensagens alusivas em campanha de educação ambiental. Ele destacou que alguns municípios já desenvolveram campanhas de conscientização a partir dessas mensagens, principalmente para que iniba o descarte de lixo nas ruas, nos bueiros, acrescentando que, se bem aplicada, a campanha pode ajudar a evitar enchentes, entre outros problemas causados pelo lixo descartado irregularmente. 

O vereador professor Rafael Kocian solicitou ao Executivo informações sobre aplicação de recursos financeiros oriundos dos valores repassados através das economias realizadas pela Câmara Municipal ao longo de 2021, justificando-a pela função fiscalizadora do vereador. Em outro requerimento, direcionado à Prefeitura e Autarquias Municipais, Kocian também solicitou informações acerca das arrecadações com o Programa Ajuste da Casa no ano passado. 

Por fim, já no Expediente Livre, entre outros assuntos, a vereadora Lúcia Libânio destacou a mudança significativa de local para coleta de exames à Covid-19, que está sendo realizada no prédio da FEUC, proporcionando mais comodidade aos inúmeros pacientes que estão buscando o novo espaço, já vistoriado e liberado pela Vigilância Sanitária para os atendimentos. A coordenação dos trabalhos está sob os cuidados do professor Edilson, que é o responsável pelo laboratório, que informou que em cinco dias foram realizadas 648 coletas, sendo que 85% delas deram resultado positivo à Covid-19, um número bem expressivo, mas que a maioria dos pacientes apresenta sintomas leves. 

Agradecimento e reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela zeladoria municipal foram temas de abordagem do vereador Pedro Giantomassi, que é o representante do governo na Câmara. Ele destacou as dificuldades enfrentadas pelos servidores, principalmente as chuvas no início do ano, mas que eles desempenharam com comprometimento e dedicação os serviços que foram possíveis de serem realizados, principalmente na manutenção de praças, canteiros centrais e avenidas, reparos nos paralelepípedos, ressaltando que o trabalho de zeladoria continua e que agora a atenção será voltada a áreas próximas a córregos, ruas e áreas institucionais.

MOÇÃO A PAULO BOLDRIN

Durante a Sessão, o ex secretário municipal de Saúde, Dr. Paulo Eduardo Gonçalves Boldrin recebeu Moção de Congratulações, de autoria do vereador Moraci Bállico, pelos trabalhos desempenhados à frente da pasta, que ocupou durante o ano de 2021.

O vereador Rafael Kocian leu a íntegra da Moção, também assinada por outros vereadores, que destacou as principais ações de Boldrin na Saúde Municipal, entre elas a ampliação da Atenção Básica, otimização nos atendimentos nos ESFs, organização exemplar na vacinação contra a Covid-19, Mutirões da Saúde, Campanhas de Prevenção a várias doenças, trabalhos de prevenção relativos à Saúde Bucal, entre outros.

Além do ex-secretário, a mãe, Ana Gonçalves e demais secretários municipais estiveram presentes em plenário. A Moção foi entregue a ele pelos vereadores Moraci Bállico e Lúcia Libânio, acompanhados pelo prefeito Marcio Zanetti.

Boldrin fez uso da palavra e agradeceu ao vereador Moraci, bem como aos demais vereadores pela Moção. “O Paulo de hoje é bem diferente do Paulo de um ano atrás. Tive a oportunidade de aprender nas vivências de uma secretaria essencial e tenho certeza que o município começou a olhar com outros olhos à Saúde Municipal. Gostaria de dividir essa homenagem a mim dirigida à toda equipe da Saúde, com quem tive o privilégio de trabalhar. Sem eles nenhuma de nossas ações ou projetos teria sido possível executar. Obrigado a cada um pela dedicação, comprometimento, entendimento e pelo árduo trabalho que desempenharam em 2021, com votos de muito trabalho também para este ano. Não estarei mais na Secretaria, mas estarei sempre próximo, disposto a auxiliar no que for preciso. Assim como cada um presente aqui hoje, assim como a comunidade, o que nos une é a idealização e realização de uma cidade cada vez melhor”, finalizou Dr. Paulo.

O ex secretário Paulo Boldrin recebendo a Moção de Congratulações pela sua atuação à frente da Secretaria Municipal de Saúde em 2021

Texto e fotos: Natália Tiezzi – Assessoria Parlamentar da Câmara Municipal.

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br