COAC supera expectativas na UNIP Rio Pardo

http://www.minhasaojose.com.br

Evento foi encerrado quinta-feira com a participação de Maurício Louzada, um dos palestrantes mais requisitados e lembrados no Brasil

Reportagem e Texto: Natália Tiezzi Manetta

O COAC – Congresso Acadêmico do Conhecimento, idealizado e promovido pela UNIP Rio Pardo foi encerrado na noite de quinta-feira com grandes atrações, entre elas o palestrante Maurício Louzada, um dos mais lembrados do Brasil. Durante os três dias em que o evento aconteceu mais de 50 palestras, envolvendo os 15 cursos oferecidos pela universidade, foram apresentadas, com conteúdos específicos e assuntos relevantes para cada área.

Também foram promovidas mesas redondas, minicursos e apresentações de trabalhos acadêmicos.

Em entrevista, a diretora do campus, Gabriela Della Torre e Silva destacou que por ser um evento inédito, cuja proposta era focar na valorização dos alunos e em suas potencialidades, o Congresso superou todas as expectativas.

“A sensação hoje é de gratidão a cada pessoa que acreditou no nosso projeto e não mediu esforços para que tudo acontecesse da melhor maneira. Cada curso com seus coordenadores, professores e alunos apresentando seus trabalhos, suas palestras,  práticas, muito envolvidos e super dedicados fizeram a diferença e contribuíram para que o evento tivesse toda essa repercussão. A presença maciça deles nesses dias só nos comprova o quanto eles estavam felizes com tudo que acontecia”, disse.

Gabriela também fez questão de agradecer o apoio da Reitoria e Vice-Reitoria, bem como a presença de diretores de Institutos da UNIP que se fizeram presentes durante os três dias do evento acadêmico, além, é claro, da equipe de colaboradores do campus rio-pardense. “Nossa equipe de funcionários que, com cada gesto, atitude de contribuição não mediu esforços para que tudo saísse bem, em especial ao nosso chefe de campus, Lucas Ferreira, que sempre nos faz acreditar que vai dar certo, mesmo diante das dificuldades e obstáculos que surgem no decorrer da idealização e realização de um evento desse porte”.

Confira alguns momentos do último dia do COAC/UNIP Rio Pardo.

MAURÍCIO LOUZADA LOTOU A ARENA COAC

Fechando a participação do curso de Administração no COAC, a última palestra do evento trouxe um dos palestrantes mais requisitados e lembrados do Brasil, Maurício Louzada. Divertido, solícito e muito inteligente, ele empolgou a plateia de mais de 500 pessoas que, atenta, ouviu seu relato real de vida.

“Fiquei preso, junto a mais 5 pessoas em uma caverna durante 44 horas e este pequeno período de tempo que, para nós foi uma eternidade, me fez aprender tantas coisas que até hoje fazem parte do meu dia-a-dia como a superação dos limites, o trabalho em equipe, a resiliência e o conhecimento”, disse.

Louzada acrescentou que em meio às pessoas perdidas naquela caverna havia um geólogo que foi fundamental para que pudessem sair daquela situação. “Valorizo muito o conhecimento e incentivo, principalmente os jovens, a busca-lo sempre, investir mesmo em uma carreira, uma pós graduação, enfim, a não parar de estudar”.

Com seu jeito simples e muito irreverente, ele arrancou gargalhadas da plateia ao falar de temas como a liderança e também o medo. “Já repararam como nós temos medos de coisas que nem sequer aconteceram? O medo faz parte da nossa vida, mas jamais podemos deixa-lo nos dominar, nos paralizar ao ponto de impedirmos de tomarmos um caminho pelo medo de fracassar. Até mesmo as experiências ruins nos fazem aprender algo. E se você trilhou algum caminho que não te levou a lugar nenhum, não tema. Tente novamente, mas não desista de seus objetivos por temer que aquilo vai dar errado”, observou.

PALESTRAS E MINICURSOS SURPREENDERAM PELA QUALIDADE

As palestras e minicursos apresentados durante o COAC surpreendeu a todos, principalmente os alunos, pela qualidade dos ministradores, bem como pelos temas atuais, polêmicos e que, sem dúvida, farão a diferença no currículo dos universitários.

Os “Temas Controversos na Sucessão” foi um deles que mereceu atenção de alunos e convidados pelo curso de Direito. A palestrante, dra. Cláudia Stein, que é Advogada Especialista em Direito de Família e Sucessões, Mestre e Doutoranda pela Faculdade de Direito da Universidade São Paulo.

Durante sua explanação, ela destacou as mudanças que ocorreram em 2003, que reconhece o cônjuge como herdeiro, e que fazem parte do Código Civil, mas que muita gente ainda não assimilou. “O tema é muito complexo, até porque o próprio Supremo Tribunal Federal propôs novas posições. É preciso que não apenas os juristas estejam atentos a todas essas mudanças, mas a população como um todo, principalmente para não ter seus direitos violados no caso de casamentos e uniões estáveis”, declarou.

Já o curso tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas proporcionou a oportunidade de os alunos construírem, programarem um protótipo com sensor de luz para captar luz ambiente para economia inteligente de energia, cujo curso foi ministrado pelo professor Márcio Pavan.

Os alunos do curso tecnólogo de Estética e Cosmética também lotaram a sala para ver e ouvir as técnicas da maquiador Marcela Amorim sobre Maquiagem Profissional, inclusive com demonstração ao vivo.

Nas Engenharias, Civil e Mecânica, os alunos tiveram a oportunidade de se aprofundar nos estudos sobre “Abrasivos e suas Utilizações”, ministrada por Rodrigo Guerra da Fonseca, e “Influência da Infiltração em Solos em Projetos de Engenharia, abordado pela palestrante Rafaela Alves Fernandes da Silva, respectivamente.

“Acredito que o COAC foi apenas o primeiro de muitos Congressos que a UNIP Rio Pardo pretende desenvolver. Temos certeza que foi uma semente plantada e que nos dará muito frutos”, finalizou a diretora do campus.

CONFIRA ALGUNS MOMENTOS DOS CURSOS CITADOS ACIMA NO ÚLTIMO DIA DO COAC

DIREITO

ESTÉTICA E COSMÉTICA

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

ENGENHARIA CIVIL

ENGENHARIA MECÂNICA

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores minhasaojose@uol.com.br