Centenas de crianças e adolescentes participam de atividades de contraturno escolar

http://www.minhasaojose.com.br

Com ações nas áreas de esporte, cultura, assistência social, reforço escolar e lazer, o município oferece diversas atividades para crianças e adolescentes em projetos de contraturno escolar.

As atividades são gratuitas e propiciam uma ocupação que possibilita o aproveitamento do tempo no período em que estejam fora da sala de aula. Para participar, é necessário inicialmente comprovar frequência na escola. As ações também contemplam famílias inscritas em programas sociais.

ESPORTE E CULTURA
Parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Departamento de Esportes e Cultura (DEC) garante a cerca de 300 crianças do município a participação em atividades de esportes e cultura.
Uma das ações é a Escolinha de Handebol, que tem suas atividades realizadas pela Associação Regional de Handebol e Esportes. O projeto é mantido com recursos obtidos por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, aportados pelas empresas Supermercado Fonseca, Evolução e Rioplastic.
Conforme explica o presidente do DEC, Iury Abrão, a autarquia disponibiliza transporte para alunos das escolas “Stella Maris Barbosa Catalano”, “Zélia Maria Zanetti” e “São Judas Tadeu”, que participam das atividades esportivas no Ginásio de Esportes “Tartarugão”.
Outra atividade do contra turno escolar é o Projeto Guri, que está funcionando nas instalações da antiga Casa de Cultura e Cidadania, no bairro Buenos Aires. Recente decisão do Governo do Estado quanto ao fechamento do polo do projeto neste e em outras dezenas de municípios paulistas foi revista e as atividades serão mantidas.
Em São José do Rio Pardo a unidade atende cerca de 150 crianças e adolescentes oferecendo aulas para aprendizado de clarinete, contrabaixo, flauta transversal, percussão, saxofone, trombone, trompete, viola, violão, violino, violoncelo, além de canto e coral.

ATIVIDADES SOCIOEDUCATIVAS
A Secretaria Municipal de Assistência e Inclusão Social também oferece diversas atividades de contraturno para crianças e adolescentes, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. As atividades são coordenadas pelos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), unidades Vale do Redentor e Carlos Cassucci.
No CRAS Cassucci os serviços atendem cerca de 100 crianças e adolescentes com idades entre 6 e 14 anos, em oficinas de dança, música, capoeira e socioeducação.
No CRAS Vale do Redentor, são aproximadamente 150 crianças e adolescentes em oficinas de dança terapia, música, capoeira, artes integradas (teatro, dança de rua).
As ações destes serviços são mantidas com recursos próprios de programas da Secretaria Municipal de Assistência e Inclusão Social.

ENDEREÇOS
CRAS CASSUCCI – Rua Prudente Correa, s/n – Bairro Buenos Aires – Telefone (19) 3682-9397
CRAS VALE DO REDENTOR – Rua José Calsoni, s/n – Vale Redentor II – Telefone 3682-9393
DEC – DEPARTAMENTO DE ESPORTES E CULTURA – Avenida Euclides da Cunha, 145 (Ginásio de Esportes) – Centro – Telefone 3682-9923
PROJETO GURI – Avenida Benedito dos Reis Scigliano, s/n (antiga Casa de Cultura e Cidadania) – Bairro Buenos Aires – Telefone 3682-9386.

As informações são da Assessoria de Imprensa da Prefeitura. Fotos: Divulgação.

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br