Campanha de Combate à Tuberculose está sendo promovida nos ESFs

http://www.minhasaojose.com.br

Nesta quinta-feira, 24, e também na sexta, dia 25 a Secretaria Municipal da Saúde está promovendo uma campanha de combate a uma doença que muitos ainda pensam que foi erradicada, mas acomete inúmeras pessoas, de todas as idades, anualmente: a Tuberculose.

Inclusive, dia 24 de março é o Dia Mundial de Combate à doença que, infelizmente, ainda existe, mas possui tratamento.

A campanha de Combate à Tuberculose está sendo promovida nos postos de Estratégia Saúde da Família (ESFs) Vale Redentor I, Vale Redentor II, Natal Merli, Cassucci, Buenos Aires, São José, Domingos de Sylos e também na Vigilância Epidemiológica.

Além de atendimento médico, os pacientes poderão fazer os exames para diagnóstico da doença no próprio ESF.

Fique atento aos sintomas: se você tiver tosse persistente seca ou produtiva por mais de três semanas, febre pela manhã, perda de peso e sudorese noturna procure atendimento médico nos ESFs e faça o exame.

SOBRE A TUBERCULOSE

A Mycobacterium tuberculosis, ou bacilo de Koch, é uma bactéria conhecida por causar a tuberculose. Essa doença acomete, comumente, os pulmões, porém ela pode atingir qualquer parte do organismo, como os rins, os ossos e o sistema nervoso central.

Mesmo com a evolução dos tratamentos, a tuberculose é ainda a doença infecciosa que mais mata no mundo. De acordo com matéria divulgada pelo Jornal USP em janeiro de 2020, no Brasil, cerca de 4.500 pessoas que receberam o diagnóstico da doença acabaram falecendo. No mundo, esse número é de 1 milhão de óbitos para cada 10 milhões de diagnósticos por ano.

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br