Acupuntura: Pessoas estão buscando-a para melhorar a qualidade de vida

http://www.minhasaojose.com.br

Técnica Milenar Chinesa ajuda no equilíbrio do corpo e da mente

A Acupunturista Fernanda durante uma das aplicações da Técnica Milenar Chinesa em paciente

O equilíbrio do corpo e da mente. Está cada vez mais difícil encontra-lo, principalmente devido a esse ritmo de vida agitado que a maioria da população vivencia em seu dia-a-dia. Quando ambos estão em desequilíbrio a qualidade de vida cai e inúmeras doenças podem surgir.

E cada vez mais o combate às doenças causadas por este desequilíbrio físico e mental está sendo feito através de uma Técnica Milenar Chinesa que, aliada à Medicina Ocidental, vem proporcionando resultados positivos para uma série de patologias do corpo e da alma: estamos falando da Acupuntura.

Para contar um pouco sobre ela e seus benefícios, a jornalista Natália Tiezzi Manetta entrevistou a acupunturista Fernanda Lúcia dos Santos, que é apaixonada pela técnica milenar chinesa e que há anos vem aprofundando seus estudos em busca de conhecimento neste vasto universo da Acupuntura. Confira!

Natália Tiezzi Manetta: Fernanda, de onde surgiu esse interesse em estudar e praticar a Acupuntura?

Fernanda Lúcia Santos: Desde pequena sempre vivenciei experiências que me remetiam ao mundo oriental. Gostava muito de chás, fiz Hapkido, Tai Chi Chuan e, apesar de graduada em Educação Física e Enfermagem, sempre busquei um algo a mais na minha carreira profissional. E encontrei isso nos estudos da Acupuntura.

Como você definiria esta Técnica Milenar Chinesa?

A Acupuntura nasceu da observação do homem entre ele próprio e a natureza e o quanto essa incrível relação poderia ser benéfica para ambos, principalmente para o ser humano, já que somos natureza e ela nos influencia. Essa Técnica busca sempre encontrar o porquê do problema e o equilíbrio entre o corpo e a mente, já que quando ambos estão equilibrados eles não adoecem.

Quais as formas de realizar a Acupuntura?

Através de pontos específicos do corpo que buscam tratar as queixas dos pacientes. E para quem tem receio das famosas agulhas, hoje também fazemos o tratamento por meio do Laser, bem como Ventosas, Eletroestimuladores, Cromoterapia. Todas essas técnicas buscam restaurar o equilíbrio dos elementos da natureza presentes no ser humano, entre eles Fogo, Terra, Madeira, Metal e Água.

A Acupuntura é indicada a partir de qual idade?

Desde bebês até a Melhor Idade. Todos podemos desfrutar dela e de seus benefícios ao longo da vida.

Quais as principais queixas dos pacientes quando buscam pelo tratamento por meio da Acupuntura?

As queixas são variadas. Dores físicas e mentais, principalmente as de cabeça, fibromialgia, problemas relacionados com a libido, infertilidade e até mesmo depressão. Muitas pessoas tratam essas patologias por algum tempo e depois voltam para reestabelecer o equilíbrio físico e mental por meio da Técnica, entretanto, muitas já aderiram à Acupuntura como um estilo de vida, a qual ela realmente é.

No caso de doenças, a Acupuntura deve estar aliada à Medicina Ocidental para resultados mais satisfatórios?

Sim. Não descartamos a Medicina Ocidental e ambas podem interagir no organismo para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Todavia, muitos pacientes que iniciaram o tratamento por meio da Acupuntura relatam que abandonaram os remédios tradicionais e se adaptaram muito bem à Técnica Chinesa. Mas sempre respeitando o médico que lhe trata e o tratamento prescrito, pois nunca mudamos tratamento algum, isso cabe ao médico. Além disso, a Acupuntura é, digamos, um canal para se reestabelecer o equilíbrio físico e mental, mas que só alcançará esse objetivo se o paciente aliar a ela hábitos de vida mais saudáveis como a alimentação e atividades que lhe proporcionem prazer no seu dia-a-dia.

Quem tem receio de agulhas já pode fazer o tratamento por meio do Laser

Você deve ouvir muitas queixas em seu consultório. Pode-se dizer que o Acupunturista é um bom ouvinte?

Quanto mais eu souber sobre o estilo de vida do paciente melhor e, sim, ouço muitas histórias: boas, ruins… Tem paciente que passa horas aqui somente contando sobre a vida dele. E eu valorizo essa atenção a ele, aliás, ouvir as pessoas está se tornando ‘artigo de luxo’. E isso também se reflete na saúde do ser humano. As pessoas estão canalizando suas emoções principalmente para um aparelhinho chamado smartphone e estão deixando de vivencia-la de sua maneira mais nobre, que é estar realmente junto das pessoas. Essa repressão, fuga dos sentimentos e não querer conviver com pessoas podem gerar ansiedade, frustração, depressão e outras doenças físicas.

Para finalizar, o que você, como Acupunturista, recomenda para equilibrarmos o corpo e a mente?

Primeiramente a mudança nos hábitos de vida, que começam por uma boa alimentação. Recomendo que as pessoas dediquem um tempo do seu dia para si próprias, realizando alguma atividade que lhes proporcionem prazer: pode ser a leitura de um livro, um exercício físico, uma meditação, não importa. Tire 30, 40 minutos do seu dia para fazer o que lhe dá prazer. Seu corpo e sua mente agradecerão. E, claro, aliem tudo isso à Acupuntura! Tenho certeza que sua qualidade de vida vai melhorar.

Serviço: O Espaço Fernanda Santos Saúde e Equilíbrio fica à avenida Deputado Eduardo Vicente Nasser, 861, Centro. Telefone: 3608-5999.

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br
Secured By miniOrange